Dicas para crescer as suas vendas dentro dos marketplaces

por Sidney Zynger Quinta-feira, 24 de dezembro de 2020   Tempo de leitura: 5 minutos

Quando falamos em vendas por meio de marketplaces, já entendemos que é uma forma de alavancar as conversões do seu negócio. Além, claro, de uma estratégia interessante e inteligente de se fazer presente perante o consumidor.

O lojista que vende em múltiplos canais precisa ter em mente que a organização é fundamental, já que o trabalho é árduo e contínuo para construir uma presença digital forte.

Utilizar um sistema ERP online garante benefícios nos processos de venda, controle de estoque, fluxo de caixa, organização logística e integração aos marketplaces. É necessário pensar no e-commerce como um negócio em expansão, onde uma vez que os processos estejam integrados não há limites de venda em players diferentes e experiências híbridas de on e off para o consumidor.

Dicas para vender mais nos marketplaces

O consumidor busca canais de confiança para efetivar as suas compras, e os marketplaces são caminhos seguros para quem deseja vender e criar boa reputação no meio online.

Vender apenas em loja virtual é uma estratégia de vendas, mas que pode demorar muito para performar e dar retorno ao empreendedor. Confira mais dicas para vender em marketplaces de forma estruturada e segura:

Defina estratégias de venda

É importante criar a sua estratégia de vendas, e fazer algumas definições importantes, sobre vendas em marketplaces segmentados ou de nicho. A dica é aproveitar o tráfego dos canais abrangentes, mais a curadoria de clientes dos canais segmentados. Ou seja, ambas as estratégias se complementam.

Enquanto os marketplaces segmentados são uma estratégia para encontrar o público do seu nicho de mercado, é importante pensar sempre que se o seu cliente é omnichannel. Sendo assim, vale apostar também em marketplaces abrangentes para ter mais acessos. Avaliar as opções de canais é o primeiro passo. Em seguida, conheça as regras e as taxas de cada um deles para fazer uma escolha que venha ao encontro das suas necessidades.

Gestão integrada

A parte organizacional do negócio é muito importante para manter o fluxo de vendas ativo e sempre visando a melhor experiência de compra possível para o cliente. Quando o seller passa a vender em mais de um canal, a operação começa a ficar maior. Por isso é importante uma boa gestão interna para integrar os setores e automatizar os processo de venda, estoque e logística.

Integrar a gestão é importante para sincronizar estoque, produtos vendidos, emissão de notas fiscais e boletos, de forma simples e descomplicada. Também auxilia no desempenho de vendas do negócio, tornando a operação mais fluida e ágil.

Atraia o consumidor pelo visual

A pesquisa geral é determinante para a efetivação de vendas. Por isso, o apelo visual de anúncios e estética visual dos produtos por fotos é muito importante para converter mais vendas. Dê atenção a fotos de qualidade, com ângulos variados dos produtos e informações completas. Quanto mais detalhes o anúncio tiver, maior serão as chances de o cliente fechar a compra, pois não deixa dúvidas sobre o item.

Mostre as informações dos produtos de forma clara e precisa

Depois das imagens, é hora de caprichar nas descrições e informações de legenda de cada produto. O e-commerce é um lugar de oportunidades, mas também de muitos concorrentes.

Evidencie o preço e o prazo de entrega

No e-commerce, muitas vezes o preço não é o item de maior importância para o consumidor. O prazo de entrega é fundamental para o cliente finalizar o pedido. Para isso, tenha bons parceiros logísticos a fim de garantir que a entrega seja ágil e com segurança — é uma das forma de preservar a boa experiência de compra na jornada de consumo do cliente.

Aposte no pós-venda

Quando um cliente efetua uma compra na sua loja, é importante mantê-lo informado sobre suas promoções e novos produtos. O dado do cliente é importante para reter mais vendas e transformar este consumidor em cliente recorrente do seu negócio.

Alguns pequenos detalhes também são importantes, como deixar no pacote da primeira compra um cupom de desconto para a segunda compra. Dessa forma, você desenvolve o desejo de consumo do cliente, visando a sua fidelização.

Para vender em marketplaces, o empreendedor de e-commerce precisa manter a organização interna do seu negócio. Vale sempre lembrar que o processo todo impacta na experiência e entrega ao cliente, que inicia na pesquisa pelo item de desejo até o recebimento do pedido. É importante estar sempre atualizado com as novidades e dispor de meios de pagamento diversos.

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