Dicas para atrair e fidelizar clientes

por Anderson Cruz Quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

O e-commerce é hoje um dos setores mais promissores da nossa economia e isso faz com que muitos investidores ou empreendedores abram lojas virtuais, surgindo cada vez mais e-commerces.  Segundo informações divulgadas pelo Sebrae, uma a cada três empresas operam exclusivamente no universo online. Portanto, são muitas opções de e-commerce tentando convencer o cliente que elas são as melhores escolhas.

Portanto, cria-se num primeiro momento, a atmosfera de atração do cliente para a loja. Mas, somente isso não é o suficiente. É preciso torná-lo fiel para que ele não seja atraído pela concorrência.

Por que é importante atrair e fidelizar clientes?

Imagine-se num projeto do seu e-commerce. Você planeja todas as ações não é verdade? Utiliza-se da criatividade para atrair clientes até sua loja, além de apresentar bons produtos, o melhor layout, possui os melhores meios de pagamentos. Mas, isso pode não ser o suficiente e nem garantia para essa atração e fidelização de clientes.

Listamos algumas ações que devem ser adotadas em ambos os cenários e que podem ser úteis para o seu e-commerce.

Como atrair o cliente para seu e-commerce

Links patrocinados: vamos começar literalmente do começo. A internet é muito ampla, oferece inúmeros caminhos, portanto mostre-se ao seu público, invista em links patrocinados. Se canalizar e se preparar – existem cursos grátis sobre como usar o Google Adwords – os resultados serão satisfatórios.

SEO: o SEO é uma ótima maneira de se posicionar de forma orgânica no Google, na verdade a única. Porém demanda tempo. SEO consiste em otimizar seu site para que o Google o encontre, seguindo os parâmetros que o deixarão bem posicionado. Mas, o SEO não funcionará da noite para o dia. É importante que ele seja bem pensado. Porém, geralmente esse resultado aparecerá, em média, de três a quatro meses. Uma boa dica quanto a SEO é manter um blogue com conteúdo relacionado ao que você vende.

E-mail marketing: essa é uma das formas de se chegar ao cliente com maior resultado. E-mail marketing, que, desde o início do e-commerce, continua funcionando.

Segurança: invista em sistemas de segurança para sua loja virtual. Certificado digital SSL e Selo Site Blindado são boas opções. Sem dúvida são diferencias para que o cliente saiba que seus dados estão inseridos em um ambiente seguro.

Redes sociais: não dispare fazendo campanhas em redes sociais. Primeiramente atraia os clientes até você. Existe o Face ads, uma ferramenta fácil de usar e que pode funcionar como uma espécie de isca para atrair curtidores. Quando possuir um número considerável de seguidores, passe a postar promoções e reverta em vendas. Integre sua plataforma às redes sociais.
Comparadores de preço: Faça parte de sites comparadores de preço, eles representam uma forma de encurtar o caminho até o seu consumidor.

Compras coletivas: Para quem está começando é uma forma de aparecer para muitas pessoas e ter um retorno que pode ser considerado bom. Vale a pensa investir nessa frente.

Preço competitivo: isso é básico, mas precisa de atenção. O preço praticado precisa ser aceitável e concorrer com o mercado, claro que isso deve ser feito de forma sustentável e sem prejudicar seu caixa.

Sustentabilidade: invista em selos como o selo Site Sustentável, que atesta a preocupação da empresa com o meio ambiente.

Como fidelizar o cliente

No momento que o cliente visitou e realizou a compra é o momento de fazê-lo voltar. Para fidelizar esse cliente siga alguma das dicas citadas abaixo.

Aceite críticas: sim, clientes podem não gostar do atendimento e criticar, opinar, seja por e-mail, telefone ou redes sociais. Esteja preparado para isso e aja de forma transparente, demonstrando preocupação o problema apresentado, fazendo de tudo para corrigir tudo que está ao alcance de sua responsabilidade. Dentro da equipe, identifique a origem do erro, bem como um possível culpado e corrija.

Cupom de desconto: agrade para seu cliente voltar. Ofereça um cupom de desconto válido para uma próxima compra. Isso fará com que ele menos simpatize com sua loja.

Redes sociais: elas são importantes, por isso utilize-as de forma correta. Elas não podem ser criadas e abandonas. Isso seria ruim. Faça promoções exclusivas, por exemplo.

Analise o perfil do cliente: de acordo com o perfil do cliente e dentro de uma temática você pode enviar promoções. Faça tudo para que seu cliente se sentir bem.

Confira mais dicas em: http://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/desenvolvendo-plano-de-marketing-para-e-commerces/

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