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Dicas de e-mail marketin: layout

O pessoal do blog Marca e Marketing fez um post sobre dicas para um bom layout de e-mail marketing. Tomei a liberdade de reproduzir no meu blog com alguns comentários meus, espero que gostem.

Dica 1 – E-mail marketing com uma imagem de grande impacto é legal?

Pode parecer uma boa idéia, mas estudos americanos comprovam que 74% dos e-mails são recebidos com imagens bloqueadas. Por esse motivo, o layout do seu e-mail marketing não deve ser apenas uma grande imagem, pois, muito provavelmente, o que seu cliente verá é um enorme “x” vermelho com a frase: “Clique aqui para visualizar a imagem” Pouquíssimas pessoas estão dispostas a clicar em uma imagem de que não sabe do que se trata. Aí está o primeiro passo para aumentar a conversão de exibição do seu e-mail marketing.

Dica 2 – O que acha de usar o que há de mais moderno na versão do HTML?

O seu código HTML deve ser o mais simples possível para evitar a incompatibilidade com alguma das plataformas, evitando que seu layout seja alterado.

Dica 3 – A página ímpar do seu HTML

Como qualquer outra mídia, o e-mail marketing também tem sua peculiaridade. Em revistas, a página mais cara é a página da direita, ou ímpar, no e-mail marketing também existe a área que as pessoas mais olham.

A maior parte dos usuários organiza as plataformas de e-mail da seguinte maneira: cabeçalhos, pastas, mensagens e o painel de leitura. O painel de leitura é a área de 3cm a 5cm que o usuário verá do e-mail recebido, sem abrí-lo; isso pode ser chamado de “horário nobre” do e-mail marketing. Evite colocar o logo enorme da sua empresa nessa área, pois o nome já estará no remetente da empresa. Essa área é muito importante. É a partir dela que o leitor irá decidir se continua lendo seu e-mail ou jogará para lixeira.

Dica 4 – Como colocar as imagens no corpo do seu e-mail

Na dica número 1 falamos sobre as imagens. Não significa que você não pode usá-las, mas se for de forma correta não haverá problema. Construa um layout agradável.

Muitas pessoas usam a imagem colada no corpo de e-mail, o que não é aconselhável, pois ela diminui a freqüência de entrega da mensagem, uma vez que aumenta o tamanho do e-mail. Além disso, seu e-mail pode correr o risco de ser considerado um spam. A melhor opção é hospedar as imagens em um servidor e inserir em forma de HTML.

Outra dica é sempre declarar as dimensões das imagens no template, pois o Outlook 2007 tende a expandir a largura de uma imagem sem este atributo para a largura de uma linha inteira.

Dica 5 – Como usar os links no seu layout?

As pessoas costumam usar links apenas em imagens, o que é um erro. Normalmente os links são colocados no corpo de e-mail através de botões em HTML que servem como iscas ou colocar em forma de texto.

Uma dica que aprendi no Blog E-mail Marketing da Virid é que o Gmail tende a transformar em link, “automaticamente”, todos os textos que se pareçam com um link. Mesmo que você tenha escrito algo como “eu.também”, esse trecho de texto será renderizado para o destinatário como um link no Gmail. Você não pode evitar que ele seja clicável, mas pode formatar sua aparência de forma que ele, pelo menos, não se pareça com um link. O mesmo vale para endereços de email. Não se esqueça de formatá-los com a mesma cor e efeito dos demais links da mensagem, do contrário, ele será exibido no azul clássico e com sublinhado.

Dica 6 – Descreva suas imagens

Muitas imagens não são mostradas por alguns erros que citamos acima, mas há uma forma de chamar atenção das pessoas para estimular as pessoas a exibi-las.

Existe um atributo da tag de imagem chamado “alt”. O uso desse atributo no HTML fará mostrar o lado negro do sem graça “X” vermelho o descritivo da imagem aumentando a conversão da imagem. Outra dica do Blog E-mail Marketing da Virid é que não devemos tratar o template de e-mail marketing como uma página da web que é otimizada para SEO aplicando uma mesma palavra-chave aos atributos “alt” de todas as imagens. No e-mail marketing, cada imagem deve ter sua descrição real.

Dica 7 – Pirotecnia do layout

Alguns profissionais de design insistem em mostrar suas habilidades criando flashs, ou gifs animados que são bem interessantes ao olhar do cliente em potencial. O único problema, é que hoje vivemos em uma era do HTML 4 e eles não são exibidos em todas plataformas de e-mail. Evite o uso de gifs e flashs, opte por um layout mais simples e com códigos simples. Use as etapas corretas para o melhor entendimento. O simples também traz resultado e na maioria das vezes até mais eficaz.

Dica 8 – Vídeos

Felizmente, estamos percebendo mudanças nas aplicações de email, que se adéquam às necessidades multimídia de seus usuários e começam a suportar a exibição de vídeos nas mensagens de email marketing. Algumas aplicações de e-mail já suportam vídeos em mensagens, basta inserir no HTML a “tag” <vídeo>.

Mas para as plataformas que ainda não suportam multimídias, uma sugestão é inserir uma imagem com aspecto vídeo, com link para assistir o vídeo em um navegador de internet. Lembre-se a intenção de um bom template é entregar a mensagem corretamente a todos os destinatários independente da aplicação de e-mail que utilizem.

Fazendo um bom trabalho no template, escolhendo a mensagem certa e produtos com diferenciais a sua campanha de e-mail marketing tem tudo para ser um sucesso!