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Dicas de como planejar o seu e-commerce para 2019

por João Paulo Arraes Quarta-feira, 02 de janeiro de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

O início de um novo ano traz à tona o desejo de realizar novas conquistas. E se você acredita que 2019 é um bom ano para fazer seus planos acontecerem e, entre eles, está o sonho de empreender online ou expandir seu negócio para o canal virtual, confira as dicas que preparei para você planejar o seu e-commerce para 2019. As dicas também valem para o lojista que já está com o site em operação. Isso porque rever ideias é essencial para acompanhar as transformações dessa área e se manter atualizado.

Analise o mercado de atuação

Antes de tudo, pesquise mais sobre o mercado que irá atuar. Encontre em outras lojas virtuais os produtos que pretende vender, verifique como o seu concorrente trabalha, olhe para os diferenciais deles, fique atento às oportunidades que o mercado esconde e aos hábitos do consumidor que comprará sua solução. Observar todos esses detalhes fará você tomar decisões melhores em relação ao posicionamento do seu negócio.

Busque fornecedores e parceiros

Eles serão essenciais na operação do seu e-commerce. Por isso, busque criar parcerias sólidas com os seus fornecedores e pesquise bastante antes de definir quem serão. Contudo, não fique preso a eles. Ter mais de uma opção quando esse fornecedor não consegue ofertar um bom preço é muito importante para não sair no prejuízo e negociar prazos e preços melhores. Contando com mais de um fornecedor você também minimiza o risco do seu cliente se deparar com um item indisponível no seu catálogo.

Invista no marketing

A frase “quem não é visto, não é lembrado” é uma grande verdade quando falamos do meio virtual. Se você não divulga sua loja, como alguém poderá encontrá-la? Por isso, o marketing é fundamental para quem quer ter sucesso nesse canal. Comece pesquisando ações que podem alavancar suas vendas em um lançamento e também possíveis campanhas para datas especiais. Depois, planeje como colocará em prática essas ideias e execute essas ações na sua loja virtual. Sem dúvidas, você terá resultados muito mais satisfatórios do que optar por não investir nessas estratégias.

Encontre uma empresa especializada em e-commerce

Criar uma loja virtual do zero é um trabalho complexo, mas ele pode ser simplificado se você contar com uma empresa especialista em e-commerce. Por isso, se quiser tirar do papel o plano de vender online ainda em 2019, esse é um passo indispensável. Tenha em mente que tipo de loja você quer e procure a empresa que mais encaixa no seu objetivo. Ter o suporte de uma especialista irá garantir mais segurança e assertividade nas decisões que irão impactar o seu negócio.

Prepare sua equipe de atendimento

Um atendimento de excelência é diretamente proporcional à satisfação dos seus clientes. E clientes mais satisfeitos são mais fiéis e trabalham como defensores da marca. Qual empreendedor não gostaria de contar com uma legião de fãs da marca? Sendo assim, promova treinamentos aos colaboradores que irão falar com seus clientes, eles serão o reflexo da sua loja e devem transmitir confiança no atendimento. Apesar de tudo, no começo os erros são quase inevitáveis, prepare-se para aprender com eles.

Atente-se para datas relevantes do ano

Coloque no seu planejamento as datas comemorativas de 2019 e prepare ações para as datas que tem afinidade com o segmento do seu negócio. Por exemplo, os e-commerces de moda podem aproveitar a troca de estações e, os de informática, a cyber monday. Além dos dias que valem para todos, como o Natal e a Black Friday. Estar preparado para essas datas é fundamental para repor os produtos do estoque e organizar sua logística. Com tudo encaminhado e bem planejado, o resultado será de menos erros e mais vendas.

Olhe para as tendências

A constante transformação do mercado digital demanda atenção do empreendedor que escolhe esse meio para vender. No início de um novo ano, inclua uma pesquisa das tendências que estão despontando no seu segmento. Quais os nichos que estão recebendo investimento? Quais novidades tecnológicas estão se integrando às compras online? Qual o comportamento do consumidor nesse momento e como as empresas estão se adaptando? Essas e outras perguntas devem ser feitas com certa frequência se você quer se manter atual.

Espero que essas dicas te ajudem a planejar seu e-commerce para 2019! Lembre-se que planejamento é uma ferramenta fundamental para o seu sucesso, por isso, comece já!

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