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4 dicas básicas que todo e-commerce deveria implementar

por Wesley Dias Quarta-feira, 06 de março de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

Ter um e-commerce não é apenas “vender pela internet”. Envolve uma série de aspectos que devem ser analisados e implementados na medida que o negócio vai se desenvolvendo e apresentando melhores resultados.

Além disso, também é fundamental ter uma atitude de “aprendiz” e estar sempre aberto a novas possibilidades e novos conhecimentos com o objetivo de evoluir e aprimorar cada vez mais as suas estratégias online.

Por isso, eu separei 4 dicas que vão contribuir para o crescimento e evolução do seu e-commerce:

Crie o hábito de analisar tudo

Você, com certeza, já deve conhecer aquela máxima que diz: “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia” de William Edwards Deming.

Analisar os dados do seu e-commerce, observando aspectos como número de visitantes, taxas de conversão, taxa de rejeição, enfim, todos aqueles aspectos que é possível medir através dos acessos e vendas dentro do da loja virtual é algo básico e devem ser acompanhados diariamente ou semanalmente, no mínimo, mensalmente. Fazendo isso, você vai tomar decisões mais acertadas.

Hoje essa atividade, além de ser mais fácil, pode ser grátis. Ferramentas como o Google Analytics te ajudam a medir tudo isso e muito mais. Neste link você pode ver diversos conteúdo sobre o tema.

Não deixe dinheiro na mesa

Outro aspecto importante a ser analisado é a taxa de abandono de carrinho. Todo o trabalho realizado para aumentar as visitas na sua loja virtual pode ser prejudicado se você não tiver uma estratégia para recuperação de carrinhos abandonados.

Assim, ter uma ferramenta de recuperação de carrinho é fundamental para não perder investimentos na aquisição de clientes. Existem várias ferramentas de análise e recuperação de carrinho abandonado, faça uma pesquisa e identifique qual a melhor opção para seu e-commerce.

Como está a velocidade de carregamento da sua loja virtual?

Você pode ter um preço competitivo e um produto excelente. Entretanto, se a sua loja virtual não tiver uma boa velocidade de carregamento você provavelmente vai perder vendas.

Por isso, é importante focar também na usabilidade e na performance da sua loja. Existem ferramentas que facilitam a análise de desempenho e podem te ajudar neste processo. Recomendo o GTmetrix e o testmysite do Google.

Já ouviu falar em mobile first?

Fique atento também aos acessos via dispositivos móveis em sua loja virtual. Por muito tempo falou-se em adaptar o layout do desktop para o mobile, mas hoje isso deve ser diferente. Pense primeiro no Mobile e adapte o layout para o desktop.

Evidentemente que isso vai depender de cada segmento e de como seu cliente se comporta. Desta forma, é importante seguir a dica número um e fazer sempre análise da sua loja virtual.

Conclusão

Agora que você já leu as dicas, basta colocar em prática o que aprendeu para ter melhores resultados. Você deve criar o hábito de analisar os dados da sua loja virtual, fazer uma integração com uma ferramenta de recuperação de carrinho, melhorar a performance do carregamento da loja virtual e priorizar o layout para dispositivos móveis.

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