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Dia dos Pais: como potencializar as vendas da sua loja online?

Por: Jordana Hedler

Relações Públicas, especialista em Marketing Digital, gestão de redes sociais, otimização de sites e planejamento da comunicação.

Em tempos de crise, datas sazonais como o Dia dos Pais, sem dúvida, precisam ser muito bem trabalhadas, pois é uma ótima oportunidade para o comércio obter bons resultados nas vendas.

E não tem como falar em comércio e vendas sem logo pensar no e-commerce, que desde a pandemia vem apresentando um crescimento significativo e além do esperado.

Só em 2020, por exemplo, segundo dados da Ebit|Nielsen, o e-commerce apresentou uma alta de 41% em relação a 2019 e, desde então, os números não param de crescer.

Assim, com o mercado online aquecido, com as pessoas, cada vez mais, acostumadas a comprar online, esse Dia dos Pais 2021 tem tudo para ser um sucesso de vendas… mas porque não potencializar, ainda mais, seus resultados?

Então, só é preciso planejar muito bem as estratégias de marketing para e-commerce e começar a colocar em prática algumas ações para estimular o consumidor a comprar o presente para o pai em sua loja online.

Claro que, com um mercado altamente competitivo, o planejamento não deve ser limitado às vendas. É preciso pensar em formas de aumentar o tráfego no site, trabalhar muito bem as redes sociais, melhorar o prazo de entrega, oferecer diferenciais, enfim, fazer a diferença entre o seu e-commerce e a concorrência.

Quer conhecer algumas dicas para potencializar as vendas de seu e-commerce? Continue lendo!

1 – Planejar para vender mais no Dia dos Pais

Certamente, planejar é fundamental para as vendas durante todos os meses do ano. Porém, é preciso saber tirar proveito das datas sazonais. Ao planejar, não só estará evitando imprevistos com ações mal executadas, pensadas de última hora, como poderá aproveitar de uma forma bem mais eficiente todas as oportunidades da data.

Portanto, se planeje, começando pelos seguintes passos:

  • Prepare a equipe e o estoque para o aumento de fluxo
  • Analise as categorias que são tendências de mercado
  • Estude os produtos nos quais pode oferecer mais desconto
  • Apresente os produtos com descontos diferenciados com destaque
  • Utilize dados da busca do site para conhecer seu consumidor
  • Comece a planejar as campanhas de marketing com antecedência, desde julho, por exemplo
  • Crie conteúdos relevantes e criativos para as redes sociais
  • Ofereça vantagens para quem comprar antes, como frete grátis e menor prazo de entrega
  • Mantenha o consumidor motivado apresentando gradualmente novas promoções, combos e presentes exclusivos até o segundo domingo de agosto
  • Se trabalha com marketplaces, consulte as ações especiais para a data

O importante é lembrar que essa é uma excelente data para fazer girar seu estoque, e você pode ainda tirar melhor proveito dela se considerar que o presente do Dia dos Pais é um produto especial, ou seja, poderá ser lembrado por vários anos, assim como a loja onde foi comprado. Por isso, é tão importante se programar para proporcionar a melhor experiência para os clientes.

2 – Certifique-se de contar com um bom servidor

Isso lhe parece óbvio? Mas, acredite, muitas lojas acabam perdendo vendas por não contarem com um bom servidor, que aguente o tráfego mais elevado nas semanas e dias que antecedem o Dia dos Pais ou qualquer outra data sazonal. Por isso, não deixe de testar a capacidade do seu servidor. E caso perceba que a estrutura do seu e-commerce não está preparada para a sobrecarga natural desse período, procure buscar soluções o quanto antes.

3 – Foque nos filhos

Embora o dia seja dos pais, não se esqueça de que quem vai comprar o presente são os filhos. Portanto, todas as ações de marketing nessa data devem focar nos filhos. Por isso, uma boa estratégia é pensar em acessórios personalizados, ou promoções do tipo “compre um, leve outro”, para pais e filhos que compartilham o mesmo estilo/gosto!

Considere que existe uma certa dificuldade na hora de os filhos escolherem o presente ideal para seus pais. É nessa hora que você pode apresentar interessantes soluções, ou seja, crie oportunidades para que você e seu negócio conquistem novos clientes.

Vale saber que, nos últimos anos, campanhas com as palavras “presente”, “grátis” e “oferta” tiveram melhores resultados do que as que não tinham nenhum desses termos.

4 – Divulgue sua ação nas redes sociais

É muito importante saber usar as redes sociais com sabedoria, ou seja, não apenas sufocar o cliente com ofertas em cima de ofertas. É muito importante oferecer conteúdos que chamem a atenção dos potenciais clientes, mostrando o valor afetivo da data.

Se por um lado as redes sociais são de enorme importância para ajudar a potencializar as vendas, elas também podem afastar os clientes, se eles não se sentirem atraídos pelos conteúdos apresentados.

Certamente, para aumentar as vendas, você deve usar esse poderoso espaço para divulgar sua campanha de Dia dos Pais. Porém, faça isso com sabedoria.

Uma dica é apostar em pequenos vídeos para compartilhar no stories – promova postagens que considerar interessantes e que possam atrair mais clientes.

E, por fim, use as redes sociais também para oferecer opções interessantes de presentes, mas sem destacar valores ou descontos, apelando para o lado afetivo, com ideias de presentes que possam deixar recordações, melhorar a autoestima, aproximar pais e filhos, enfim, tirar proveito de todo o potencial dessa data.

5 – Prepare ofertas e promoções exclusivas para o Dia dos Pais

Diante desse mercado extremamente competitivo, é fundamental não se esquecer de oferecer condições especiais e o diferencial da sua marca. Para isso, a dica é usar a criatividade para oferecer kits de produtos, descontos exclusivos e formas diferentes de pagamento. Vale apostar em:

  • Kits de produtos: se vende produtos de perfumaria e cosméticos, por exemplo, por que não aproveitar para montar e oferecer kits de produtos? Loção de barba, desodorante, sabonete, loção corporal…
  • Destaque as vantagens financeiras: procure mostrar para o seu cliente que compensa comprar um kit, por exemplo, para economizar mais.
  • Ofereça facilidades de pagamento: facilitar o parcelamento das compras do seu cliente a partir de determinado valor, sem dúvida, pode ser determinante para uma venda e até estimulá-lo a adquirir mais produtos. Uma dica é induzi-lo a preferir o pagamento via Pix, já que sai mais barato para a empresa e também para o cliente, que pode fazer a transferência imediata sem custo.

Mas as sugestões não param por aí, por que não apostar também em:

  • Cupons de desconto
  • Frete grátis ou desconto no frete
  • Condições de pagamento em mais parcelas
  • Brinde ou vale presente
  • Combos promocionais

Todo mundo gosta de enxergar alguma vantagem em optar por um serviço, então, por que não aproveitar as datas comemorativas para chamar a atenção dos clientes para o seu negócio?

Uma dica segura é criar kits, promoções e oferecer descontos incríveis em produtos que estão parados no estoque.

6 – Ofereça uma ótima experiência de compra

Comprovadamente, o cliente está mais exigente e, com o mercado tão competitivo, quem não oferecer uma ótima experiência de compra online, provavelmente, ficará para trás. E, do contrário, o cliente satisfeito tende a voltar a comprar, ou seja, a boa experiência de comprar ajuda a fidelizar os clientes. Por isso, todo cuidado é pouco com os detalhes do relacionamento do consumidor com a sua marca.

Confira abaixo alguns diferenciais que vão ajudar a garantir uma ótima experiência de compra:

  • Produza conteúdos relevantes
  • Crie um cadastro prático e fácil
  • Disponibilize vários e eficientes canais de atendimento
  • Garanta uma boa usabilidade
  • Mantenha fotos e informações dos produtos atualizadas
  • Certifique-se de que o seu site é responsivo
  • Planeje o estoque e entregue no prazo
  • Surpreenda com embalagens personalizadas para reforçar a identidade da marca

7 – Tenha controle sobre o estoque

Seja pequeno, médio ou grande, não interessa, independentemente do tamanho de seu e-commerce, mesmo que não tenha muitos recursos para aplicar em estoque, é fundamental analisar quais itens precisam de reposição e quais estão entre as tendências de mercado para o Dia dos Pais.

Procure conversar com os seus fornecedores e planeje muito bem sua produção para a data. Lembrando que as vendas na Internet não devem ter seu pico exatamente no Dia dos Pais, mas sempre considerando o prazo de entrega para a data. Por isso, é muito importante ter um estoque alinhado com a entrega dentro do esperado. De nada adianta encher o estoque no Dia dos Pais, é preciso já pensar e prepará-lo com antecedência.

8 – Pense na entrega

Uma das maiores queixas dos clientes na Internet, sem dúvida, é quanto ao prazo de entrega não obedecido.

Por isso, pense na logística, fale com o seu gerente de conta dos Correios sobre ações que podem agilizar o despacho dos produtos para o Dia dos Pais. E vale verificar também com as transportadoras privadas – às vezes, elas oferecem algum esquema diferenciado de retiradas.

Para garantir sucesso no envio das mercadorias de seu e-commerce, uma dica é se valer também das novas tecnologias, as quais oferecem diversas funcionalidades que vão ajudar a melhorar a experiência de compra do seu cliente, como: rastreamento da entrega, automatização dos e-mails, notificando somente o necessário, enfim, para que possa oferecer transparência e seu cliente possa consultar todas as etapas de envio.

No mais, o importante é entender que, apesar de concorrido, o mercado digital ainda tem bastante espaço para crescer, e o Dia dos Pais é uma ótima oportunidade de conquistar e fidelizar clientes. Por isso, planeje sua campanha o quanto antes, prepare sua equipe para o aumento da demanda e ofereça ao seu cliente uma ótima experiência de compra.

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