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Dia do Consumidor: três passos para melhorar a experiência do cliente

por Marina dos Anjos Terça-feira, 12 de março de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

Quando as empresas se preocupam com o bem-estar do consumidor, os resultados só tendem a melhorar. A chegada do Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, traz a possibilidade de as marcas venderem mais e conquistarem a confiança do público.

Uma das maneira de ter sucesso nesse período é oferecer uma experiência impecável para os clientes. Quando eles procurarem por promoções é de extrema importância que a sua marca vá além. Afinal, não adianta fazer ofertas de produtos e serviços mais baratos se o atendimento for ruim, pois isso pode fazer o seu público fugir.

O problema é que muita gente acha que dá um trabalhão mudar o posicionamento da forma como se aproximar dos clientes. Há ainda quem ache que uma experiência de qualidade está relacionada apenas ao atendimento, quando na verdade existem outras áreas que precisam ser exploradas para que o cliente se sinta confortável com a marca. Tempo de carregamento, a forma de navegar pelo site, o carrinho de compras, a finalização do pedido… Tudo será absorvido e avaliado por ele. Mas, além do site, ele pode visitar seus perfis nas redes sociais e verificar se você costuma responder aos comentários, interagir com os usuários e se mostrar uma marca humana.

Tudo isso melhora o seu relacionamento com o público e os conecta com a sua forma, transformando-os em embaixadores do seu produto. Por isso, listei abaixo três dicas para melhorar a experiência com o seu cliente no Dia do Consumidor.

Torne a sua marca mais humana

É importante o consumidor sentir que sua marca se aproxima de uma personalidade humana. Para isso, use um tom de voz que mais combina com o que você oferece. Não importa se você prefere ser mais sério ou descontraído. O importante é ser autêntico, dos produtos oferecidos até a forma de comunicação. Uma dica para isso é apostar na personalização. Entenda que o seu consumidor é muito mais do que um número de ticket: ele possui necessidades e merece ser ouvido.

Monitore suas redes sociais

Cuidar dos perfis da sua marca te ajuda a entender as dores e necessidades dos clientes. E, uma vez que entender isso, compreenderá a importância de monitorar as redes sociais. Para conseguir identificar o que falam de sua marca de forma integrada, busque por uma ferramenta de gestão e monitoramento de redes sociais. Ela deve te auxiliar para ter o melhor desempenho e oferecer uma experiência do cliente adequada. Ao permitir a tecnologia trabalhar ao seu favor, você e seu cliente só têm a ganhar: você ganha em fidelidade, relacionamento e lucros, enquanto ele na boa experiência de comprar com você.

Aprenda a lidar com feedback

As marcas usam as redes sociais para se promover e os usuários comuns, para falar. Eles comentam sobre o que estão fazendo, o que gostam, onde costumam comprar seus produtos e como foi a experiência de compra. Para quem utiliza as redes a fim de oferecer o melhor de si, isso pode ser ótimo — pois o feedback será positivo. Mas se a sua marca está em processo de transição, pode surgir um feedback negativo aqui, outro ali. E é nesse processo que você deve assumir as responsabilidades e buscar melhorar. Lembre-se: jamais ignore um comentário. Agindo dessa forma, certamente colherá ótimos frutos. Inclusive no Dia do Consumidor.

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