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Pós-carnaval: como aproveitar o Dia do Consumidor para estimular vendas

por Natália Maguini Augusto Segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Cada vez mais o Carnaval tem sido usado como estratégia por varejistas que querem aumentar as vendas e fidelizar mais clientes durante o período. Por isso, com a aproximação da festividade, muitos acabam concentrando seus esforços em vender antes e durante a folia, mas acabam se esquecendo de um detalhe muito importante: como lidar com o pós-carnaval para que os resultados das vendas não sejam prejudicados?

A resposta para essa questão pode ser mais simples do que se imagina. Assim como o Carnaval, existem outras datas comemorativas reconhecidamente famosas e com inúmeras possibilidades a serem exploradas. Uma dessas datas tem, inclusive, chamado a atenção das pessoas ano após ano. Mais especificamente, desde 2014, ano em que a Buscapé Company trouxe novamente à tona sua história ao criar uma campanha intitulada “Dia do Consumidor Brasil”.

O Dia do Consumidor passou a existir desde 1983, graças a um famoso discurso realizado em 1962 por John Kennedy, na época presidente dos Estados Unidos. Em seu pronunciamento, ele alegou que todo consumidor tem direito à escolha, à informação, à segurança e ao direito de ser ouvido.

Mesmo tendo somente 5 anos (completará 6 neste ano) que a data ganhou fama e notoriedade em nosso país, o Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, já é considerado como a “Black Friday do primeiro semestre”. O termo é reforçado devido aos números significativos que o dia tem conquistado.

Como exemplo, podemos citar o que foi apontado pela análise realizada pelo Google. As buscas pelo Dia do Consumidor em 2018 apresentaram um crescimento acumulado de 92% quando comparado ao mesmo período de 2017. Indo um pouco mais a fundo, ainda foi mencionado que as categorias que obtiveram os maiores registros de busca foram:

  • smartphones;
  • roupas e calçados;
  • televisões;
  • notebooks;
  • videogames;
  • perfumes;
  • eletrodomésticos;
  • eletroportáteis.

Segundo o que foi apontado pela Ebit, esses resultados tão positivos já vêm ocorrendo não é de hoje, pois em 2017 foi registrado um faturamento de R$ 265 milhões, em 2016 de R$ 224 milhões, em 2015 de R$ 200 milhões e em 2014 de R$ 174 milhões, o que tem feito com que o Dia do Consumidor seja considerado como um gatilho para aumentar as vendas em um período que geralmente tem resultados mais baixos.

Então, uma coisa é certa: o Dia do Consumidor é uma ótima oportunidade para desenvolver estratégias de venda que atraiam os olhares do consumidor para sua loja. Basta selecionar quais ações são adequadas para o seu modelo de negócio para conseguir colher os resultados.

Contudo, algo importante que você também precisa ter em mente é que o consumidor deve estar sempre no centro dos seus planos (durante o ano todo). Entender como ele pensa e se comporta nas mais diferentes datas é essencial para que seja possível atingi-lo.

Como atrair o público que está disposto a gastar

Para todos aqueles que querem aproveitar o Dia do Consumidor para alavancar as vendas no e-commerce e continuar vendendo mesmo depois que a data passar. Separamos abaixo algumas ações simples, mas que fazem uma enorme diferença na hora de atrair e fidelizar mais clientes. Confira:

Atraia visitantes oferecendo promoções e descontos

Com o crescimento da relevância do Dia do Consumidor, as pessoas já esperam por algo diferente e que as beneficiem na data. Por isso, planeje com cautela quais são as ofertas que mais se encaixam no momento, lembrando-se sempre de manter uma margem de lucro que seja razoável para a sua loja virtual. Assim, além de chamar a atenção do consumidor com algo que é de interesse dele, você poderá oferecer exatamente o que pode cumprir, tendo maiores chances de alcançar um faturamento satisfatório.

Além disso, uma boa dica é colocar o layout e a comunicação do seu e-commerce e das mídias sociais alinhados com o momento. Comece a passar com antecedência a ideia de que você oferecerá oportunidades exclusivas nestas 24 horas, pois certamente o seu consumidor se lembrará de você durante o período.

Priorize a boa experiência

Algo muito importante que deve ser levado em consideração é que além das promoções os clientes buscam por boas experiências. Então, lembre-se de que muitos comprarão na sua loja pela primeira vez ou voltarão a comprar neste dia por se sentirem atraídos pelas oportunidades exclusivas que estão sendo oferecidas, mas isso só acontecerá se a vivência for agradável.

Por melhor que seja a oferta, se o processo de compra não for agradável, o cliente não só não volta, como conta para os outros o quanto é ruim fazer negócio com você. Não é segredo que somos influenciados pela vivência da compra alheia, então uma opinião a seu respeito pode valorizar ou colocar por água abaixo cada centavo do seu investimento de marketing.

Por isso, pense sempre na logística, no atendimento e na experiência de compra para que seja mais fácil conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sistema de Proteção ao Crédito (SPC), 79% dos consumidores costumam parcelar suas compras, e isso vale tanto para lojas físicas quanto para lojas virtuais. Basicamente, isso mostra o quanto disponibilizar um parcelamento sem juros pode ser uma ótima medida para atrair mais clientes.

Aproveite o momento para surpreender

No Dia do Consumidor e em outras datas importantes, procure sair da mesmice. Nada de oferecer vantagens e benefícios que se igualam a todas as ações promocionais realizadas no passado. Por isso, pense no que seria capaz de surpreender seus clientes, estimulando neles a vontade de concretizar a compra.

Um bom exemplo é oferecer brindes que sejam relacionados aos produtos que estão sendo comprados. Se sua loja vende smartphones, que tal presentear seu cliente com uma capinha? Para não sair no prejuízo, procure por parceiros do mesmo segmento que também queiram alavancar as vendas.

Em caso de dúvidas, escolha sempre uma opção que faça sentido no seu orçamento e parabenize o cliente demonstrando o quanto ele é importante, fundamental e valorizado na sua empresa. Investir nesse relacionamento poderá render excelentes frutos.

Além disso, não se esqueça de estampar a sua marca nos brindes. Isso criará um vínculo positivo com o consumidor, estimulando que ele divulgue para os amigos próximos e até mesmo em suas redes sociais.

Saiba ouvir o cliente

Não há nada melhor do que abrir ainda mais o canal de comunicação com o cliente no Dia do Consumidor. Afinal, é um dia totalmente destinado a ele e a ouvi-lo. Por isso, escute o que ele deseja, anote suas reclamações e agradeça seus elogios e sugestões, pois todas essas informações te nortearão a traçar um plano de ação para melhorar os tópicos apontados por ele.

Quando você abre espaço para que o cliente opine sobre o que acha do serviço prestado por sua loja e dos produtos que são ofertados, acaba descobrindo gargalos que afetam vários outros clientes, tendo mais chances de corrigir erros com o intuito de beneficiar a todos.

Invista em uma plataforma de pagamento online

Imagine que você trabalhou em todo o processo: montou e monitora constantemente o seu site, treinou sua equipe de atendimento (e muitas vezes você também faz parte dela), tem um bom produto a ser comercializado, pensou em uma oferta, investiu na divulgação e conseguiu chamar a atenção do cliente que decidiu comprar no seu site, mas, justamente na hora de alcançar o objetivo de todo esse esforço, o meio de pagamento que você contratou simplesmente não funciona. Isso é como dar um tiro no próprio pé.

Além de ser seguro, o fornecedor precisa ter uma comunicação clara com toda a cadeia de pagamentos e passar o maior número de informações possíveis relacionadas àquela compra para que o banco não tenha nenhuma insegurança em aprovar a transação. Acredite, a transparência dos dados é fundamental — quanto maior a transparência, melhor a conversão.

Outro ponto é a experiência do checkout: se ele for redirecionado, seguramente boa parte dos compradores irá desistir. Aceitar o maior número de bandeiras possível também abre o leque de compradores. Tudo isso deve ser aliado a um painel de controle que integre todas as informações para você, pois ter dados de todo o seu business nos dias de hoje é ouro.

Não se esqueça do poder do pós-venda

Concretizou a venda? Ótimo, mas não pense que o relacionamento entre a sua loja virtual e o cliente deve terminar ali. Pelo contrário, encare a venda como a primeira de várias outras que virão e procure manter contato com o consumidor frequentemente.

Envie e-mail marketing informando sobre as promoções, parabenize-o com descontos especiais em datas importantes como seu aniversário, dentre outras ações para se manter sempre próximo.

Para finalizar, sabemos que grande parte dos varejistas já entende o quanto é importante se planejar para não perder vendas no Carnaval, ainda mais agora que ele está se aproximando. Contudo, está na hora de que todos também reconheçam a importância de ficar de olho no pós-carnaval antecipadamente. Somente assim será possível que as vendas não sejam prejudicadas durante o período.

Então, procure se planejar o quanto antes e, após o Carnaval, tente aproveitar ao máximo o Dia do Consumidor e as demais datas comemorativas relevantes no varejo online para que seus resultados continuem sempre em alta.

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