Logo E-Commerce Brasil

Dia do consumidor: Atendimento 2.0 é motivo de comemoração

Hoje, dia 15 de março, é comemorado o Dia do Consumidor. Muito se fala, nesta data, sobre os problemas do atendimento (que existem e não são poucos). Mas, será que já é possível notar um progresso no serviço de atendimento de algumas empresas? Não são todas, mas algumas marcas já enxergam a necessidade de manter um relacionamento próximo e de qualidade com o consumidor. Para isso, elas investem cada vez mais em novos canais de atendimento. Primeiro foi o Chat, o E-mail e agora diversas empresas já adotam ferramentas de SAC 2.0, ou seja, via redes sociais.

Hoje o consumidor não hesita mais na hora de procurar órgãos de defesas de seus direitos como o PROCON (Órgão Público de Defesa do Consumidor) e o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Através desses órgãos é possível conseguir informações, orientações, conhecer o Código de Defesa do Consumidor e fazer reclamações. O próprio PROCON, oferece em seu site um ranking de atendimentos com os nomes das empresas mais reclamadas e índices de soluções

Mesmo com tantas reclamações, o dia do consumidor merece ser comemorado. A relação entre as empresas e clientes têm se tornado mais estreita e eficiente O cenário está mudando com os sites, chats, e-mails, sms e redes sociais. As empresas estão mais atentas para atenderem seus clientes na era marcada pelo 2.0, onde acessibilidade é a palavra de ordem do momento.  É fundamental que elas saibam ouvir, conversar e mostrar atitudes ou soluções aos seus clientes.

Diante dessa nova realidade, algumas empresas estão atuando no mercado com a missão de melhorar o relacionamento entre as corporações e seus clientes com desenvolvimento de produtos SaaS para atendimento online do consumidor. Algumas soluções unem a personalização do atendimento de SAC à rapidez e comodidade das redes sociais.

Já existem empresas fazendo esse tipo de SAC, como é o caso do Magazine Luiza, Netshoes e outras. Elas estão verificando os benefícios dessa nova tendência: rapidez no tempo de resposta ao consumidor, menor custo para implantação do sistema e melhor gestão  no setor de atendimento. Sem falar na satisfação do consumidor com a experiência.