Logo E-Commerce Brasil

Dia do Cliente e Semana do Brasil: 5 dicas para vender todos os dias

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

Quem trabalha com e-commerce sabe que qualquer data comemorativa é uma oportunidade imperdível para faturar mais. Por isso, é importante se planejar com antecedência para aproveitar todo o destaque gerado pelo Dia do Cliente.

O evento foi estabelecido em uma data estratégica, entre ocasiões importantes como o Dia dos Pais, em agosto, e o Dia das Crianças, em outubro. Assim, o Dia do Cliente é mais uma chance para aumentar os resultados de lojas virtuais dos mais diferentes segmentos.

Além disso, a data ganha ainda mais visibilidade se levarmos em conta a Semana do Brasil, iniciativa criada pelo governo que pode ser considerada a “black friday brasileira”.

Pensando nisso, no artigo de hoje, vou apresentar informações, estatísticas e dicas para que você possa obter os melhores resultados durante essa época única.

Dia do Cliente e Semana do Brasil: uma união poderosa

O mês de setembro sempre foi conhecido como uma época que requer mais esforço e aplicação de estratégias inovadoras para gerar vendas expressivas no comércio. Isso porque o período antecede datas comemorativas tradicionalmente consolidadas como, por exemplo, a Black Friday e o Natal.

Por esse motivo, em 2003, foi criado o Dia do Cliente, celebração que acontece no dia 15/09 e que busca estabelecer uma relação mais forte entre o consumidor e os comerciantes brasileiros.

Com o passar do tempo, quase todo o mercado aderiu à iniciativa, engajando o público anualmente e colocando a ocasião no mapa das grandes oportunidades de vendas do ano.

O upgrade promovido pela Semana do Brasil

A Semana do Brasil foi criada alguns anos depois, conectando-se diretamente com o Dia do Cliente para estimular ainda mais o varejo eletrônico e físico.

Neste ano, o evento está agendado para acontecer entre os dias 02 a 12 de setembro. Durante essa época, os lojistas têm liberdade para definir as datas em que irão disponibilizar suas ofertas.

Estamos falando de um acontecimento que é extremamente divulgado pelo Governo Federal, capaz de gerar altas expectativas em consumidores de todo o país.

Dessa forma, ao unirmos a Semana do Brasil com o Dia do Cliente, temos um dos períodos mais extensos e favoráveis para aumentar as vendas da sua loja virtual.

O potencial do dia do cliente para o e-commerce

Um levantamento realizado pela Social Miner, em parceria com a Opinion Box, apontou que 57% dos entrevistados estão interessados em adquirir produtos de necessidade no período do Dia do Cliente.

A mesma pesquisa ainda mostra que:

  • 45% dessas pessoas comprariam itens de desejo;
  • 25% aproveitariam a ocasião para comprar sem planejamento prévio;
  • e 19% usariam o período para antecipar presentes de datas comemorativas;
  • 57% afirmam que o preço do frete seria o principal fator de desistência de uma compra, enquanto 39% consideram os prazos de entrega muito longos como principal motivo para o abandono de carrinho;
  • por fim, 36% pontuam que a falta de opção de produtos também pode ser considerado um fator desestimulante durante o Dia do Cliente.

Dados do Dia do Cliente e da Semana do Brasil

Com faturamento de R$2,3 bilhões, esse período de compras conquistou um aumento de 25% em 2019 em relação ao ano anterior.

Entre as regiões que tiveram maior crescimento durante a Semana do Brasil e o Dia do Cliente, destaca-se o nordeste, que registrou uma alta de 82%. A região sudeste também gerou ótimos resultados, sendo responsável por 50% do volume total de pedidos.

Um levantamento da Ebit | Nielsen revelou que 57% das vendas foram realizadas por meio de aparelhos mobile.

Esse comportamento de compra é reforçado na pesquisa realizada pelo Google, a qual aponta que 53% dos usuários de smartphones desistem de acessar sites que demoram mais de 3 segundos para serem carregados.

O próprio Google também vem considerando a experiência do usuário como um fator importante para o algoritmo do buscador. Em maio de 2020, a empresa anunciou que o Core Web Vitals seria uma das principais métricas de ranqueamento orgânico na plataforma.

Essa estatística comprova a importância de ter uma loja virtual com layout responsivo e que se adapte aos celulares, afinal, a quantidade de visitas impacta diretamente no número de vendas do seu e-commerce.

5 dicas para vender todos os dias

1 – Utilize diversos canais de comunicação

Engajar o seu público é o primeiro passo para aproveitar todo o potencial do Dia do Cliente e da Semana do Brasil. Como estamos falando de um evento amplamente comentado, será necessário apostar em diferentes plataformas de comunicação.

Utilizar o e-mail marketing, por exemplo, é uma ótima estratégia de recompra. Assim você pode nutrir e interagir com os clientes que já compraram em sua loja virtual.

Para fazer isso, defina as condições especiais do Dia do Cliente de maneira antecipada. Você pode produzir uma sequência de e-mails para gerar expectativa nessa segmentação de leads, aumentando as chances de conquistar uma melhor performance.

Você também pode adaptar esse conteúdo para publicá-lo nas redes sociais da sua loja virtual. Dessa forma, você será capaz de estender o alcance da mensagem para impactar ainda mais pessoas.

Aderir às campanhas pagas também pode ser bastante vantajoso para atingir um novo público durante esse período. Nesse caso, é necessário elaborar uma estratégia de anúncios que destaque os termos “Semana do Brasil” e “Dia do Cliente” tanto nos textos quanto nas peças visuais.

2 – Dê uma atenção especial às condições de frete

Como citei anteriormente, o frete é um dos fatores que mais impactam na decisão de compra dos visitantes durante o Dia do Cliente e a Semana do Brasil.

Isso acontece, principalmente, no momento da finalização da compra, em que o preço do frete é somado ao produto, alterando assim, o valor final do carrinho.

Situações como essa podem desestimular o consumidor. Por isso, procure analisar a possibilidade de buscar parcerias com transportadoras para oferecer descontos (ou mesmo frete grátis) em algumas regiões.

Contudo, antes de fazer isso, não deixe de calcular o ROI (retorno sobre investimento) da promoção. Assim você poderá colocar essa ideia em prática no Dia do Cliente e na Semana do Brasil com a tranquilidade de que não terá prejuízo.

3 – Ofereça condições realmente especiais

É importante entender que a expectativa em relação à ocasião é altíssima. Além disso, a concorrência também é muito grande. Ou seja, se você quer se destacar no Dia do Cliente, comece desde já a analisar a viabilidade de proporcionar ofertas em larga escala durante todo o período.

Uma boa sugestão é aplicar uma super promoção para vender os produtos que estão há muito tempo parados no seu estoque. Faça ofertas realmente atrativas considerando a margem de lucro e a estratégia de venda do seu negócio.

Procure reduzir ao máximo os valores desses itens, diminuindo em 30% (ou até mesmo pela metade). Essa estratégia permite que você aproveite a ocasião tanto para chamar a atenção dos seus visitantes quanto para renovar o seu inventário.

Também é preciso lembrar que, no Dia do Cliente, o consumidor deve se sentir presenteado, principalmente se ele já comprou em sua loja virtual.

Por esse motivo, não deixe de oferecer descontos especiais para quem já é seu cliente. Você pode, por exemplo, enviar um cupom exclusivo para esses contatos, reforçando o relacionamento e potencializando o sentimento de fidelidade.

4 – Promova a melhor experiência de compra possível no Dia do Cliente e na Semana do Brasil

Sua loja virtual deve se atentar às melhores práticas de usabilidade. Assim, você poderá manter o seu consumidor navegando por mais tempo em sua loja virtual de forma eficiente, facilitando o acesso e aumentando a taxa de conversão.

Por isso, procure responder às seguintes perguntas:

  • Seu e-commerce conta com uma navegação intuitiva?
  • O carregamento das páginas está de acordo com o Core Web Vitals?
  • Os produtos estão separados corretamente por categorias?
  • Há estoque de todos os itens disponíveis para compra?
  • O procedimento de compra está totalmente configurado?
  • As imagens publicadas são de alta qualidade?

Ao observar esses pontos, você terá um panorama mais claro sobre a situação geral do seu negócio. Assim, você será capaz de identificar eventuais melhorias para oferecer uma experiência de compra agradável para o visitante durante o Dia do Cliente e a Semana do Brasil.

5 – Lista Vip

O Dia do Cliente e a Semana do Brasil servem como um aquecimento para a Black Friday, ou seja, você pode aproveitar a movimentação dessas datas para aumentar a sua base de leads durante esse período.

Uma ótima maneira de fazer isso é criando uma LISTA VIP para atrair a atenção dos visitantes, oferecendo informações e benefícios para aqueles que converterem.

Você também pode desenvolver uma landing page para captar esses contatos com antecedência. Com essa estratégia, a sua loja pode vender muito mais durante os últimos meses do ano.

Aproveite o Dia do Cliente no seu e-commerce

Aproveite que o Dia do Cliente e a Semana do Brasil estão chegando para começar a colocar em prática as estratégias que apresentei neste artigo. Dessa forma, você poderá conquistar resultados muito expressivos para sua loja virtual.

Espero que tenha gostado deste artigo. Na semana que vem, trarei dicas e informações muito relevantes sobre outra data extremamente importante para o e-commerce: o Dia das Crianças.

Por isso, não deixe de acompanhar os meus artigos para conferir!