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Aproveite o Dia das Mães para vender mais

Por: Valéria Mancini

Valéria Mancini é especialista em comércio eletrônico, marketing e negócios digitais. Com mais de 10 anos de experiência no setor, Valéria é Account Manager da Alephee, uma empresa com três anos de mercado que ajuda marcas, distribuidores e varejistas em sua transformação digital, criando redes, conectando a cadeia comercial para desenvolver estratégias de comércio eletrônico.

O Dia das Mães já está chegando e está na hora de começar a desenvolver estratégias para potencializar as suas vendas durante esse período. Afinal, em pesquisa realizada pelo Neotrus, essa data movimentou, em 2021, R$ 6,4 bilhões em vendas no e-commerce brasileiro. Mas, para que você consiga obter bons lucros, é fundamental começar a planejar as suas vendas, pensar em como será a logística e nos possíveis brindes meses antes.

Como surgiu o Dia das Mães?

O Dia das Mães é uma data que é celebrada em vários lugares do mundo. No Brasil, é sempre comemorada no segundo domingo de maio, dia que foi oficializado pelo antigo presidente Getúlio Vargas. A data começou a ser comemorada nos Estados Unidos no início do século XX pela então ativista Anna Jarvis, que queria ter um dia para homenagear a sua mãe, que foi responsável por realizar trabalhos sociais durante o período da Guerra Civil.

Cinco dicas para vender mais no Dia das Mães

Para ajudá-los a impulsionar as suas vendas durante uma das épocas mais importante do e-commerce, separamos algumas dicas que farão a diferença em sua estratégia.

Invista em um catálogo digital

É na catalogação que você inclui todas as informações necessárias e significativas na hora da compra. E, como o comprador não está vendo os seus produtos pessoalmente, essa etapa é fundamental e muito importante. Na hora da catalogação, é importante completar a ficha técnica, pois, assim, os consumidores saberão mais detalhadamente sobre o produto. Inclua fotos de alta resolução. Afinal, uma boa imagem sempre vende mais.

Defina um mix de produtos

No Dia das Mães, a estratégia de diversidade de produtos é essencial. Por isso, é necessário analisar quais são os produtos mais buscados nessa época do ano em sua loja para realizar um mix de produtos que seja capaz de despertar o desejo de compras dos consumidores.

Prepare a sua equipe de vendas

É fundamental que todos os colaboradores estejam alinhados à estratégia do negócio. Uma equipe bem preparada saberá sanar as dúvidas do público, oferecer outras possibilidades de presente. Se possível, deixe um time escalado full time para esclarecer as dúvidas que surgirem pelas redes sociais durante esse período. O cliente precisa de atenção e ajuda, portanto, se a sua empresa puder ajudá-lo, você conseguirá conquistar e fidelizar esse cliente.

Atenção ao estoque

Nessa época de datas comemorativas, é sempre importante alocar um estoque pensando na agilidade da entrega dos produtos que serão ofertados durante o Dia das Mães. Lembre-se, também, de conferir o estoque e abastecê-lo sempre que necessário.

Fique atento à logística

No Dia das Mães, a estratégia de diversidade de produtos é essencial. Por isso, é necessário avaliar quais são os produtos mais vendidos em sua loja para realizar um mix capaz de despertar o desejo de compras dos consumidores.

Aposte no pós-venda

O Dia das Mães terminou? Então é hora de começar a pensar nas estratégias de pós-vendas. Nada de deixar para elaborar uma nova estratégia no próximo ano. Os dias após o fim da data são definitivos para saber em quais pontos a sua empresa precisa melhorar. A seguir, listamos algumas dicas importantes para que o seu pós-venda seja um sucesso.

Saiba conversar com o seu público final

Passado o Dia das Mães, faça uma pesquisa de satisfação com os seus clientes para entender em quais pontos a sua empresa precisa melhorar para as próximas datas comemorativas.

Acompanhe as métricas do pós-venda

Acompanhar as métricas e analisar os dados são algumas das principais etapas de quem vende na Internet. É importante fazer um relatório das ações que deram certo nas redes sociais e analisar quais foram os produtos mais vendidos, e tirar insights sobre por que alguns produtos não saíram do carrinho de compra.

Faça um balanço dos produtos que mais foram vendidos

Outra métrica importante para analisar no pós-venda são os produtos mais procurados pelo consumidor. Tente analisar por que esses produtos foram os mais vendidos. Será que foi o preço? O que levou as pessoas a procurarem aquele objeto? Para o próximo ano, é possível vendê-lo ou ter um parecido com o que foi vendido nesse ano. Análise tudo, já que tudo precisa estar mapeado para a sua próxima data comemorativa.

Hora de colocar em prática as nossas dicas e aproveitar essa data tão especial para impulsionar as suas vendas.

Leia também: Você já começou a preparar seu e-commerce para o Dia das Mães?