Dia das Mães: oportunidade para você investir no relacionamento com seus clientes

por Mariana Bampi Segunda-feira, 12 de abril de 2021   Tempo de leitura: 9 minutos

Todo mundo que trabalha no varejo sabe: o Dia das Mães é uma data muito importante, com uma imensa capacidade de conversão, engajamento e de trazer resultados que impulsionarão o restante do ano. Para se ter uma ideia, a data é considerada a segunda melhor para o comércio, perdendo apenas para o Natal, segundo pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo.

Neste ano, as coisas não serão diferentes, mesmo com os desafios trazidos pela pandemia. Para aproveitar a data com tudo, a aposta é o e-commerce, o WhatsApp, SMS e mensagens via push, aliados a estratégias de CRM que fortaleçam os laços com os seus clientes e ajudem a criar relacionamentos únicos em escala.

É claro que é importante mirar na atração de novos consumidores. Mas a retenção não pode ser deixada de lado. Pelo contrário, ela deve ser o centro do seu planejamento se você quiser atingir indicadores incríveis. 

O Dia das Mães de 2020 traduzido em dados

  • Os sentimentos mais relacionados à data em 2020 foram amor (70%), gratidão (56%) e felicidade (54%), de acordo com pesquisa da Mind Miners.
  • 55% dos entrevistados na pesquisa afirmaram sempre comemorar o Dia das Mães.
  • A principal forma de comemoração ocorreu por meio da compra de presentes (65%).
  • 39% dos entrevistados comemorou a data de uma forma diferente do que fez nos anos anteriores à pandemia.
  • De acordo com um estudo feito pelo Índice de Performance do Varejo, as lojas físicas registraram uma queda de 92,51% de fluxo em comparação com 2019.
  • Em contrapartida, segundo dados da Compre&Confie, o faturamento do e-commerce mais que dobrou em comparação com 2019, passando de R$ 2,78 bilhões para R$ 6,02 bilhões.

Já deu para perceber que o Dia das Mães é uma data super poderosa para o varejo, né?

Quais são os melhores insights para aproveitar a data?

1 – Aposte em um Dia das Mães afetivo e emocional 

Não tenha medo de expressar nas suas campanhas todo o amor e afeto que a data inspira. Pelo contrário, tente priorizar dinâmicas que valorizam as relações maternais. Dessa forma, você irá comover a sua base de clientes, criando identificação e engajamento.

Ah! Um ponto válido de lembrar aqui: no momento em que vivemos, é importante tratarmos as datas comemorativas com carinho, leveza e cuidado.

2 – Traga pessoas e relacionamentos reais para as suas campanhas de marketing

No fim das contas, tudo gira em torno das pessoas, certo? E sabemos que representatividade importa. Por isso, na hora de fortalecer o seu posicionamento, não esqueça de mostrar pessoas de maneira humanizada e real.

3 – Estamos falando de relacionamentos, né? Então, valorize-os

Como você faz isso? Tendo em mente que comunicar é transmitir uma informação que faz sentido para o outro e que não apenas busque vender sem agregar valor. Pense nos principais sentimentos relacionados ao Dia das Mães (amor, gratidão e felicidade) e crie conteúdos em cima deles, relacionando-se diretamente com o seu público.

4 – Pense do on para off e do off para o on

O consumidor de hoje é omnichannel. Por isso, esteja pronto para integrar o on e o off. Pense em estratégias que se estendem de um para o outro e ações que fortaleçam a ideia de que marca é uma só, independente do canal.

Uma boa pedida é investir em tecnologia que levem as estratégias de CRM para dentro das lojas físicas, cruzando dados online e offline dos consumidores. Assim, é possível obter uma visão completa do ciclo de compra e criar oportunidades de conversão efetivas.

5 – Uma marca para cada um

Desconstrua a ideia de uma marca para todos. Se estamos falando sobre engajamento, construção de relacionamento e CRM é preciso entender que a tendência da vez é construir uma marca para cada cliente, apostando em relacionamentos únicos e diversificados, que atendam às necessidades específicas daquele consumidor.

6 – Implemente o lifecycle na sua régua de contatos

Lifecycle marketing é uma estratégia de comunicação baseada no ciclo de vida do cliente. Dessa forma, o objetivo é construir, nutrir, manter um relacionamento, gerar receita e fidelizar o consumidor.

Além disso, por meio do lifecycle, você respeita o ciclo de cada cliente, aproveitando apenas momentos oportunos para impactá-lo de maneira efetiva. Quer um exemplo para entender um pouco melhor como isso funciona?

Imagine receber uma mensagem de WhatsApp do vendedor comunicando que, no ano passado, o consumidor comprou o produto X no período de Dia das Mães. Então, neste ano, o vendedor poderá apresentar uma seleção de produtos pensada para diversificar a compra de presentes na data, de acordo com as preferências do cliente.

Uma maneira incrível de criar oportunidades de compra, conversão e de manter um relacionamento único com cada cliente, né?

7 – Saiba quais canais são os favoritos do seu cliente

Assim, você consegue pensar em estratégias eficientes pra trabalhar especificamente em cada canal, valorizando os pontos fortes e minimizando os fracos.

Respeitando a identidade da sua marca, você pode diversificar linguagem, apelo comercial, conteúdo e até o visual. Ah! Neste quesito vale lembrar que seus canais não funcionam de maneira separada, mas como uma extensão do todo – ou seja: omnichannel.

8 – Melhore sempre a experiência de quem compra

Faça isso investindo na inteligência e análise eficaz de dados. Afinal, é através delas que você identifica quem é o seu consumidor, do que ele gosta, do que ele não gosta, quais são os assuntos que o atraem e até mesmo como e quando se comunicar com ele.

Nessa linha, você pode investir em CRO (Conversion Rate Optimization) e em testes A/B no site da sua marca. Desse modo, você pode entender quais são as preferências dos seus compradores na hora de navegar, o que contribui para aumentar a conversão e os resultados.

Tudo isso dá aquele up na experiência de compra e torna a presença online da sua marca inesquecível.

Siga estas dicas que você terá um Dia das Mães cheio de resultados!

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