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Dia das Mães na pandemia: como está sua logística?

Por: Gustavo Artuzo

Gustavo Artuzo é o diretor executivo da Clique Retire, empresa inovadora de logística para o e-commerce. Antes disso, foi diretor de desenvolvimento de negócios no fundo de private equity Patria Investimentos, além de CFO na Delly’s, empresa líder em distribuição para food service. Tem também experiências relevantes no setor de real estate, atuando na Cyrela, Direcional Engenharia e Cury Construtora. Gustavo é engenheiro formado pelo ITA, com MBA pela Wharton School.

No próximo mês, teremos a primeira data sazonal importante para o varejo, o Dia das Mães, e os comerciantes já fazem os seus planos. Estamos vivendo um ambiente de incertezas neste segundo ano de pandemia, então devemos entender o passado para imaginar o futuro.

Em 2020, as lojas físicas amargaram uma queda nas vendas de 67% durante a semana que antecedeu o segundo domingo de maio, de acordo com a plataforma de gestão do varejo F3600. Em compensação, o e-commerce chegou a percentuais de crescimento inimagináveis, como todos sabemos.

Neste ano, com a continuidade das incertezas em relação à Covid, o comércio eletrônico continuará sendo a primeira opção para presentear as mães, impulsionando as vendas do setor. E, infelizmente, mesmo com a chegada de mais vacinas, os números da pandemia brasileira continuarão altos em abril e o varejo físico ainda sofrerá com a menor circulação de pessoas nas ruas e a crise econômica.

Leia também: Como maximizar vendas do seu e-commerce para o Dia das Mães de 2021

Bom, apenas como curiosidade útil, os setores que mais lucraram ano passado, nesta época, foram os de joias e relógios (cresceram 600%), artigos esportivos (+500%), cosméticos (+200%), vinhos, móveis e decoração (+100%), calçados (+90%) e livros (+80%), segundo o portal Cuponomia. Se você vende esses produtos ou outros que tendem a agradar às mães, com certeza já está se preparando para faturar mais.

E nesta preparação para o novo salto nas vendas, é importante reavaliar prestadores de serviços logísticos que ainda operam numa base analógica e se beneficiar com soluções mais modernas do ponto de vista da digitalização, que possam oferecer processos rastreáveis em grande escala. Se não agora, quando fazer esse investimento? A digitalização é hoje ponto de partida básico. Talvez seja necessário “tirar de onde não tem”, arriscar para poder sair à frente da concorrência quando o assunto é proporcionar uma experiência de entrega de produto descomplicada e ágil para o consumidor. E assim ganhar pontos no namoro da fidelização.

Outra dica é acompanhar atentamente o surgimento de soluções inovadoras e criativas em automação e digitalização da logística, que podem diversificar e baratear a entrega dos produtos. É preciso mesmo muita criatividade para dar conta dos custos desse mercado por aqui, já que a alta dos combustíveis piorou o cenário do transporte de cargas no país. Uma dessas soluções já ganhou a atenção de grandes marketplaces, passando por e-commerces de marcas únicas, até micro e pequenos empresários que precisam tornar sustentável sua última milha: os lockers ou armários inteligentes.

Olho na inflação e nos gastos dos consumidores no Dia das Mães

Veja: apesar do aumento do consumo previsto para o Dia das Mães, os brasileiros devem gastar menos em cada transação. Se em 2020 houve queda no tíquete médio, com a inflação crescendo em 2021 esse comportamento deve ser mantido. O consumidor precisa economizar e o seu frete está caro? Abandono do carrinho é o que fatalmente acontece nesses casos.

Ao integrar sua plataforma a uma rede de armários espalhados por estações de metrô e trens, postos de combustíveis, shoppings e outros pontos de alto fluxo, seu e-commerce consegue baratear tanto a última milha que é possível sair à frente da concorrência oferecendo fretes bem mais baixos ou até grátis.

Isto porque um local para se retirar as mercadorias exclui o trecho mais caro da logística, o da entrega porta a porta. Um mesmo veículo com dezenas de pacotes para dezenas de endereços pode multiplicar a quantidade de produtos transportados e embarcá-los em muito menos armários do que a quantidade de endereços individuais dos consumidores, já que cada máquina costuma ter dezenas de compartimentos.

Se é tão bom assim, o mercado já aderiu? A resposta é sim! Desde grandes marketplaces até lojas pequenas e médias adotaram essa solução aos milhares desde o início da pandemia em 2020, e estão se beneficiando de novas opções de entrega. E o seu e-commerce? Já conta com este tipo de solução?

O Dia das Mães vem aí e podemos aproveitar para ajustar o que é preciso, conseguir fôlego no caixa com essa data importante e aguentar firme até o fim da pandemia e a recuperação da economia. Mãos à obra e boa sorte