Dia das crianças no Facebook e Instagram: como usar a data para promover seu negócio

por Camila Porto Segunda-feira, 09 de outubro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Você já pensou em usar o Dia das Crianças no Facebook e Instagram para promover o seu negócio? Essa data é uma das mais movimentadas do comércio, por isso você pode pegar essa onda para os próximos dias.

Segundo uma pesquisa da Ipsos, em parceria com a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), 59% das pessoas entrevistadas pretendiam comprar brinquedos para presentear alguém no Dia das Crianças em 2016.

Isso é um dado muito importante para quem tem um negócio, seja ele físico ou online, já que hoje é possível usar redes sociais como Facebook e Instagram para gerar vendas de uma forma mais efetiva.

Além disso, com o passar dos anos a tendência é que esse número cresça!

DIA DAS CRIANÇAS NO FACEBOOK E INSTAGRAM

dia das crianças no facebook e instagram

O dia 12 de outubro é especial para o comércio, pois é comemorado o dia das crianças. A data também movimenta bastante as redes sociais, olha só:

  • Durante o dia das crianças no Facebook e Instagram os tópicos mais comentados são: passeios, brinquedos, games e livros.
  • Os lugares que mais recebem check-in são: praias, restaurantes e shoppings.

Sabendo disso, você pode criar campanhas de anúncio direcionadas para as pessoas certas e com temas que vão agradar elas.

Por exemplo:

Se você tem uma loja de doces, pode criar campanhas que estejam dentro dessas conversas. Você pode colocar imagens ou vídeos dos seus doces no parque com as crianças, por exemplo.

Ou digamos que você tem uma loja de brinquedos, pode combinar imagens de seus brinquedos na praia com as crianças.

Assim, você vai estar por dentro do que as pessoas gostam de fazer neste dia e aumentar as suas vendas no Dia das Crianças no Facebook e Instagram.

Há dicas básicas para quem deseja vender mais em datas comemorativas, vamos apontar algumas delas para você:

1. FAÇA UM PLANEJAMENTO

Tudo na vida é bem feito quando há um planejamento, não é mesmo? Então, pense em suas ações de dia das crianças com antecedência também.

Planeje se a sua empresa vai usar o Facebook, o Instagram, anúncios, Stories e outras plataformas para conquistar mais clientes.

Comece as campanhas de anúncio no mínimo 10 dias antes da data comemorativa, assim você vai atingir pessoas que compram presentes cedo ou em cima da hora.

2. CRIE UM RELACIONAMENTO COM SEU CLIENTE

O que também deve entrar em seu planejamento, é a criação de conteúdos relacionados ao dia das crianças antes da data chegar.

Imagine que visualizando a sua marca e recebendo seus conteúdos com frequência, as pessoas (até de forma inconsciente) vão ter mais confiança em comprar na sua loja.

Outra dica de relacionamento é com relação ao atendimento ao cliente. Procure responder as dúvidas deles no inbox, comentários, direct e outros meios possíveis.

3. LEMBRE DO QUE NÃO FAZER

No mundo do marketing e da publicidade existe algumas regrinhas legais e de ética para serem seguidas quando o assunto é publicidade para crianças.

Se você pretende direcionar campanhas de anúncios para crianças dentro do Facebook e do Instagram, lá vão algumas dicas do que NÃO fazer:

  • Conteúdo com apelo imperativo: você não pode usar call to actions com “compre agora”, por exemplo;
  • Comportamento inadequado: não é permitido em suas imagens ou vídeos usar a imagem de crianças e adolescentes em situações incompatíveis com sua condição (seja ela ilegal, perigosa ou socialmente condenável);
  • Incentivar coisas inadequadas: você não pode apresentar produtos que incentivem uma alimentação não saudável, consumo excessivo/consumismo, comportamentos deseducativos e outros.

Além disso, é bem importante lembrar que você não pode demonstrar que a compra do seu produto gera superioridade ou a não compra uma inferioridade e também incentivar qualquer tipo de preconceito.

4. USE VÍDEOS PARA ENCANTAR

Os vídeos estão em alta no Facebook e também no Instagram, aproveite isso para criar suas campanhas no formato de vídeo. Hoje é possível criar:

  • Vídeos de campanhas;
  • Vídeos em slideshow;
  • Transmissões ao vivo;
  • GIF.

Essas são algumas das opções que chamam a atenção do público infantil e adulto e ainda geram mais engajamento e alcance para o seu negócio.

Além disso, use cores fortes como a LEGO fez no exemplo abaixo:

Esperamos que o dia das crianças seja um período de muita diversão e gere bons resultados para o seu negócio.

Artigo publicado com autorização da autora. Original aqui.

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