Acesso rápido

Design e usabilidade: sua loja precisa se atualizar!

por João Paulo Arraes Segunda-feira, 21 de março de 2016

Estamos na era da informação, na era da tecnologia, onde o design e a usabilidade são ponto-chave para o desempenho de quase todo produto e marca. Para o e-commerce não é diferente, ainda mais se considerarmos a importância dos elementos visuais em um universo que não permite a exploração sensorial.

Apesar disso, ainda há quem duvide da importância de um design e uma experiência de usabilidade limpos, otimizados e simples. Não é comum navegarmos por aí e nos depararmos com lojas que ainda parecem viver o auge dos anos 2000, com designs ultrapassados, poluidamente coloridos e dispersivos.

Em um momento no qual o consumidor está cada dia menos disponível e atento, o ideal é justamente o oposto: apostar nos elementos objetivos – que foquem no necessário, no conteúdo, na informação, além, é claro, de investir em boas imagens – que também precisam ser claras e objetivas, de preferência em still, ou seja, com boa iluminação, alta resolução e fundo branco -, uma vez que o recurso visual é indispensável no comércio virtual.

Uma das principais tendências que se pode observar, especialmente no e-commerce internacional, é o uso do “flat design” que, em tradução literal, significa “design plano”. O estilo é bastante clean e simples, com uma influência minimalista, por meio de linhas retas, fontes sem serifa e cores chapadas (sem efeitos, gradientes ou texturas). Um exemplo bastante conhecido de flat design é o utilizado no Windows 8, onde os aplicativos, categorias e programas são divididos em formas geométricas de diferentes cores. Confira na imagem abaixo:

imagem1
No e-commerce, vários são os exemplos. Confira um deles inspirado nessa tendência na imagem abaixo.

imagem2

Note que a cor escolhida para dar contraste é utilizada sem qualquer efeito, textura ou adereço, além disso, as formas são basicamente geométricas e proporcionais. Vale destacar também a disposição do menu superior, em linha, que é o ideal. O menu que abre em cascata pode dificultar a visualização e navegação do consumidor que está em uma tela pequena, como um tablet ou smartphone.

Esse, aliás é um ponto importantíssimo a ser ressaltado: o design de uma loja virtual atual precisa ser compatível com dispositivos móveis, não só pelo fato de o Google ter alterado sua política em relação a isso, mas também pela simples realidade! Um consumidor conectado não é mais uma ambição dos Jetsons. Um consumidor conectado é fato! Quem compra online está sempre online, no desktop, no notebook, no tablet ou no celular, de onde já se pode resolver a maior parte dos “problemas”: pedir o jantar, pagar uma conta, encontrar o trajeto para a casa de um amigo. Então, por que não, também, comprar uma roupa, um acessório automotivo, um vinho, produtos de beleza ou utensílios para a casa, etc.? As possibilidades são imensas e para aproveitá-las é preciso ser móvel também! Só não reconhece a importância disso quem não quer!

É claro que todo e-commerce pode ter sua própria personalidade ao trabalhar cada elemento visual conscientemente – cores, formas, banners, pop ups, tudo isso precisa criar um conjunto que represente e seja, de fato, a cara da loja. Um e-commerce de roupas sociais masculinas não combina muito com um design muito colorido, inspirado na pop art, por exemplo, já um e-commerce de roupas e acessórios geek, sim. É preciso ressaltar ainda que todas as funcionalidades apontadas acima, recursos de design e usabilidade, passam antes por questões de performance. Um site que demora a carregar é rapidamente descartado pelo usuário, por isso o lojista deve garantir a qualidade e adaptabilidade de seu servidor e plataforma em relação aos recursos disponibilizados.

Moral da história? O ideal é chegar ao equilíbrio – falta de recursos visuais ou o excesso deles pode fazer sua loja perder vendas e consumidores. Estude, busque inspirações, novas funcionalidades, pesquise, leia e inove!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.