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Descubra como o software ERP pode viabilizar a estratégia Omnichannel do seu negócio

Por: Bruno Lopes Kerber

Founder & Co-CEO na Lexos Solução em Tecnologia. O executivo é graduado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing pela Concordia University Canada e especialização em Gestão de Negócios pela MBM Business School.

Com o comércio eletrônico registrando uma média de crescimento de 12% ao ano, cabe ao varejista se adequar a essa tendência para conseguir aproveitar todos os benefícios que esse cenário pode oferecer. Neste artigo, vamos te mostrar como um software ERP poderá ser útil na transformação digital do varejo tradicional num varejo Omnichannel.

Mas antes de explicar como a tecnologia poderá te ajudar neste processo, você sabe o que é e quais as vantagens do omnichannel?

Omnichannel

Esta é uma estratégia que vem sendo amplamente utilizada, pois foca no uso, de forma integrada e simultânea, de diferentes canais de comunicação no negócio. O principal objetivo desse tipo de ação é justamente estreitar o relacionamento com o consumidor.

E um dos seus grandes diferenciais é que você pode aprimorar a experiência do cliente, tanto no comércio online como no offline. Dessa maneira, é possível ter uma convergência maior de clientes para o seu negócio.

Mas, apesar de ter um grande potencial para varejistas, principalmente do e-commerce, o Omnichannel tem seus desafios. Afinal de contas, essa tendência se baseia na experiência do consumidor, independentemente do canal em que ele esteja.

E nesse sentindo o software ERP pode ser muito útil!

ERP

Por meio desse sistema é possível centralizar informações e operações, o que faz toda a diferença para quem deseja trabalhar com canais simultâneos e integrados.

Nesse artigo vamos mostrar mais à fundo como esse tipo de ferramenta pode fazer toda a diferença para a viabilização da sua estratégia de Omnichannel. Confira!

O software ERP e o Omnichannel

O conceito de Omnichannel diz respeito à utilização de vários canais de comunicação e vendas, mas de forma padronizada. Isso quer dizer que independentemente de onde o consumidor busque informações ou compre, ele precisa ter um padrão de experiência.

Mais do que isso, todas as operações da sua empresa precisam estar conectadas, como controle de vendas em múltiplos canais (Loja Física, E-Commerce e Marketplace), além do controle de estoque e logística.

Vamos dar um exemplo de aplicação de Omnichannel. Digamos que no seu e-commerce, você tenha a opção do cliente comprar via loja virtual e retirar o pedido em um dos pontos de retirada da loja. Esses pontos não comercializam produtos, são exclusivamente para retirada de encomendas.

Agora, vamos supor duas situações dentro desse exemplo. A primeira, é que você não tenha qualquer tipo de software ERP. Nesse caso, é necessário que um dos vendedores da loja virtual repasse o pedido para o ponto
de retirada. Mas nesse processo algum dado pode ser repassado de forma incorreta por se tratar de uma operação manual.

Chegando no local de retirada, o cliente não conseguiria  pegar a compra que tinha feito, por causa dessa falha. Com isso, a experiência dele com toda a certeza teria sido péssima.

Mais exemplos

Outro exemplo clássico de empresas que não possuem sistemas ERP Omnichannel é a ruptura de estoque, ou seja, após muito esforço para levar um cliente até o seu site e finalizar a compra, na hora de enviar a mercadoria você percebe que não possui estoque disponível daquele produto. Além de perder a venda, perderá também credibilidade com o mercado.

Agora, vamos supor que você use um ERP na estratégia omnichannel, que automatiza e integra todas as operações da sua empresa. Assim que o cliente finaliza a compra no e-commerce ou marketplace, automaticamente todos
os dados são repassados para o ponto de coleta, e até mesmo a etiqueta para ser colocada na embalagem e a nota fiscal eletrônica já são emitidas e impressas automaticamente.

Neste caso, o cliente chega ao local de retirada e apresenta seu documento ou até mesmo o número do pedido e em poucos minutos já está com a encomenda em mãos. Sem sombra de dúvidas a satisfação desse consumidor será bem maior que o cliente citado na situação anterior.

Por isso, contar com sistemas integrados de gestão pode ajudar muito na viabilização dessa estratégia no seu negócio. Com esse tipo de solução é possível centralizar todas as operações em um único lugar, o que certamente facilitará o processo de controle simultâneo de canais.

Estratégia Omnichannel e seus desafios para o empreendedor

Quando o assunto é viabilizar uma estratégia Omnichannel, existem vários desafios que muitos varejistas enfrentam.
Afinal de contas, é necessário pensar em ações que padronizem a experiência do cliente, independentemente do canal que ele esteja utilizando. E dentre os principais desafios, é possível citar:

  • Integração e padronização dos canais

Sem sombra de dúvidas um dos maiores desafios de implementar esse tipo de estratégia é conseguir integrar e padronizar todos os canais que estão sendo utilizados. Até mesmo porque cada um deles possui características próprias.

A partir do momento em que você se propõe ao Omnichannel, precisa ter em mente que absolutamente tudo no seu negócio precisa funcionar de maneira integrada. Desde o departamento de atendimento via chat, até o de expedição.

E fazer com que todo mundo trabalhe no mesmo ritmo é desafiador, principalmente quando você não tem um software em que todos consigam acessar as mesmas informações e que as ações sejam feitas de maneira automatizada.

  • Controle de Multi Estoque

Ter um controle multi estoque para empresas que vendem em diversos canais também é um enorme desafio. Imagine cadastrar milhares de produtos em diversos canais de vendas de forma descentralizada, ou seja, cadastrar produto a produto em cada plataforma de venda.

Além de gerar um retrabalho enorme, seu estoque nunca será unificado, gerando assim um grande problema na gestão de estoque.

  • Alinhamento das operações

Outro grande desafio de implementar esse tipo de estratégia em um negócio Omnichannel é alinhar as operações. Principalmente, no que diz respeito ao estoque e à logística.

Isso porque, com a utilização de vários canais de venda, as chances de algum furo ou erro acontecer no processamento dos pedidos é alto. Principalmente, quando o varejista não conta com uma solução de gestão que integre informações e que permita que diferentes departamentos trabalhem em conjunto sem qualquer dificuldade.

  • Nivelar o marketing e o atendimento

Mais um dos grandes desafios de implementar esse tipo de estratégia em um comércio é nivelar o marketing e o atendimento. Quando falamos de clientes tendo uma experiência de compra excelente, independentemente do canal, todos os colaboradores precisam estar com um padrão alto e estabelecido.

A falta desse nível elevado de padronização pode prejudicar diretamente a comercialização de itens e até mesmo a imagem do seu negócio. E isso pode acontecer por vários fatores. Desde a ausência de treinamento dos colaboradores para eles atenderem diferentes canais, até falta de um sistema que ajude todos a trabalharem em conjunto.

Esses são alguns dos principais desafios de implementar esse tipo de estratégias. Como você pode ver, todos eles estão diretamente ligados a forma do empreendimento lidar com as informações do cliente, bem como a integração de operações.

E é nesse cenário que contar com um software ERP profissional e eficiente pode fazer a diferença. Afinal de contas, por meio desse programa de gestão todos os departamentos podem trabalhar em conjunto, centralizando esforços e otimizando resultados.

Como um ERP pode ajudar na implantação do Omnichannel

Ao utilizar um software ERP na sua estratégia omnichannel, além de facilitar a gestão das rotinas do seu dia-a-dia, você ainda conta com muitas outras vantagens, tais como:

  • Mais facilidade para controlar todos os processos

Um dos grandes diferenciais de contar com esse tipo de solução é que você terá mais facilidade para controlar todos os pedidos dos canais que estão sendo utilizados.

Você poderá baixar pedidos no sistema, acessar informações das remessas e até mesmo verificar dados sobre o pedido do cliente de maneira mais eficiente. Em poucos clientes você terá todas as informações necessárias para auxiliá-lo nas tomadas de decisões.

  • Evite falhas nos processos

Mais uma das vantagens de contar com um software ERP é que você consegue evitar falhas nos processos. Isso porque, por meio dessa solução as informações são repassadas automaticamente, o que evita erros de repasse, como dados incorretos do cliente.

Por exemplo, se um cliente compra um produto via WhatsApp, automaticamente o pedido é contabilizado pelo setor financeiro e repassado para o departamento de logística. Com isso, o pedido já é separado e encaminhado para a expedição.

Ou seja, você não apenas evita erros nos processos como também consegue agilizá-los.

  • Saiba mais sobre os seus clientes

Outro grande diferencial de contar com esse tipo de solução é que você consegue saber mais sobre o seu cliente. Isso porque todas as informações são coletadas e centralizadas.

E você pode usar essa vantagem para otimizar ainda mais a experiência do seu cliente, seja a médio ou longo prazo.
Vamos supor, por exemplo, que você tenha um consumidor que compra de forma recorrente no seu comércio eletrônico.

Com o software de ERP você terá diversas informações essenciais para sua empresa, como por exemplo:

  • Produto que ele mais compra,
  • Tamanho que utiliza,
  • Cor preferida,
  • Se possui filhos,
  • Qual tipo de mercadoria ele mais consome,
  • Data de nascimento, etc.

Dessa forma, você terá diversas informações relevantes do seu cliente para criar uma
estratégia comercial mais assertiva como por exemplo:

  • Enviar cupom de desconto em sua próxima compra ou mesmo no seu aniversário
  • Enviar mensagem de whatsapp com as novidades de produtos que ele consome
  • Enviar E-Mail marketing com dicas de produtos que ele consome
  • Relatórios Gerenciais precisos

Com um sistema ERP de gestão integrado à sua estratégia Omnichannel, você consegue obter relatórios mais precisos sobre sua empresa, uma vez que todos os dados são coletados de forma mais eficiente e organizados de maneira a facilitar a tomada de decisões.

Você poderá usar esses relatórios, para, por exemplo, saber quais produtos saem mais em determinadas épocas.
Você também pode usar esses relatórios para verificar aspectos do seu negócio que precisam ser melhorados, como o tempo de entrega.

Ou até mesmo a quantidade de formas de pagamento oferecidas. Ou seja, com essa solução você consegue ter todas as informações que precisa em mãos.

Com um software ERP, você consegue agilizar o processo de implementação da estratégia omnichannel, e ao mesmo tempo solucionar uma série de problemas recorrentes em negócios eletrônicos.

Dessa maneira, além de proporcionar uma experiência de compra mais satisfatória para os seus clientes, você ainda consegue otimizar os processos do seu negócio, melhorando os resultados.

Conclusão

Ter um software ERP pode trazer várias vantagens para a implantação da estratégia de omnichannel. E cabe ao varejista utilizar essa ferramenta em conjunto com outras ações para permitir, assim, uma integração de canais mais eficiente, potencializando assim as vendas!

Ficou com alguma dúvida sobre como implementar essa ferramenta no seu negócio? Deixe ela nos comentários!