Como fazer uma página de descrição de produtos épica para sua loja virtual (Parte 3)

por Marcio Eugênio Quarta-feira, 13 de setembro de 2017   Tempo de leitura: 4 minutos

Vamos continuar a falar sobre descrição de produtos para a sua loja virtual? Se você chegou agora, pode ler também a primeira e a segunda partes deste artigo.

5. Descrição de Produtos

A descrição do produto é o momento onde você DEVE vender o seu produto. Invista tempo para fazer um texto bom, falando os principais diferenciais daquilo que você vende.

Agora não é hora de economizar palavras! Recomendo sempre que um descrição tenha no mínimo umas 500 palavras, isso mesmo, 500 palavras.

Muita gente acaba não fazendo descrições de verdade, porque acredita que o cliente não vai ler, mas uma coisa eu posso te dizer com certeza: as pessoas que vão comprar, elas leem! Acredite elas leem tudo e mais um pouco.

Utilize texto, utilize imagens, utilize tabelas, infográficos utilize todos os recursos que você acha que fazem sentido e que vão levar o seu visitante a ter mais certeza e segurança que escolher comprar aquele produto, na sua loja virtual, é a melhor escolha para ele!

No caso da Monnieri a modelagem é um dos grandes diferenciais. Por isso tem uma imagem bem feita sobre isso.

O tecido é outro diferencial, por isso contratei um designer para fazer uma arte específica para isso!

Quando se trabalha com moda, dúvidas muito comuns são: Será que esse produto vai caber em mim? Qual o tamanho da perna? Qual o tamanho da cintura? Uso 52, será que vai servir em mim? Qual é a altura da modelo? Qual tamanho ela está usando na foto?

Quais são as dúvidas dos seus clientes? Quais são as objeções? O que passa na cabeça dele antes dele colocar o seu produto no carrinho? Responda todas em texto, imagem e vídeo por que  você se comunica com o cliente do jeito que ele quer!

Legal Marcio, mas como eu faço para saber essas dúvidas sobre os meus produtos? Simples, vá no Mercado Livre  procure pelo produto que você quer vender veja os mais vendidos acesse os 20 mais vendidos, role a tela lá em baixo e veja as perguntas que os usuários do ML fazem aos vendedores, anote todas elas e responda tudo isso na descrição do seu produto.

Pronto! A sua descrição de produto vai estar melhor que 99% das lojas virtuai da internet.

Duas coisas importantes:

1) Não copie descrições. Crie as suas de forma 100% original.

2) Tente usar de forma moderada a sua palavra chave na descrição. A dica é sempre bom senso, lembre-se você precisa agradar o usuário, por isso, faça um texto gostoso de ler.

Para criar uma descrição ÉPICA de produto na maioria das plataformas é muito simples, pois no cadastro do produto você tem, praticamente, um editor de texto igual ao Word. Não tenha medo e solte o verbo!

Se você quiser usar de inspiração a descrição da minha loja é só olha aqui a legging preta, é só acessar e ver. Lembre-se, não faça cópia.

6. Produtos Relacionados

Produtos relacionados é mais um ponto da loja virtual que você pode usar para ajudar o usuário e ajudar ao Google entender que a sua loja virtual é muito relevante para a palavra chave que você escolheu para trabalhar.

Existem basicamente duas estratégias para utilizar os produtos relacionados que são:

  1. Coloque produtos que são complementares para aumentar o ticket médio
  2. Coloquei produtos similares para dar mais opções para o cliente escolher, caso o produto principal não seja o que ele está buscando.

Independente da linha de escolha, relacione produtos que contenham a palavra chave trabalhada nessa página.

No exemplo abaixo você pode ver que os produtos contém algum pedaço da palavra chave (legging preta) que estamos trabalhando nessa página:

7. Comentários de produtos

Muitos clientes consideram os comentários e avaliações essenciais para efetuar uma compra. Então, quando o seu cliente entrar em um produto e ele ver comentários verdadeiros de outros clientes, ele vai se sentir mais seguro de comprar com você.

Fica subentendido que essa loja realmente “existe”que entrega o que ela vende, e que o produto tem qualidade!

Por isso faça um esforço para fazer com que as pessoas que compram na sua loja virtual deixem comentários/depoimentos sobre a compra delas.

No início você vai ter poucas vendas e consequentemente poucos comentários, por isso, para conseguir os primeiros comentários vale ligar para o cliente, mandar e-mail, mandar WhatsApp convidando os clientes à deixar comentários, vale dar brinde, vale dar cupom de desconto para a próxima compra, ou seja, vale quase tudo…

Quando digo quase tudo, quero dizer que não vale fazer comentários falsos, pois isso pode ser um tiro no pé da sua loja.

Tudo no início é mais difícil e conseguir os primeiros comentários também é, seja persistente!

Dê uma olhada no vídeo abaixo que dou algumas ideias para melhorar a quantidade de comentários que você consegue:

https://www.youtube.com/watch?v=8E1-_0Er604

Sem falar é claro que o Google também gosta de comentários! Ou seja, você só tem a ganhar por fazer um esforço para que os seus clientes comentem seu produtos.

Por onde começar?   

Se você quer ver o resultado final de como ficou a nossa página de produto para Leg Preta é só clicar no link.

Se quiser ver também a categoria pai que é legging.

Se você tem 50, 100 ou 1000 produtos você não vai conseguir fazer todo esse processo em todos os seus produtos em pouco tempo. Sim, dá trabalho, mas vale a pena! Você poderá futuramente economizar até nos anúncios pagos.:)

Normalmente, para fazer uma descrição de produto ÉPICA costumo investir de 4 a 8 horas de trabalho.

Se você quer começar eu recomendo você pegar os 3 ou 5 melhores produtos da sua loja aqueles que são realmente os seus Produtos Estrela. Aqueles que você é competitivo e tem a melhor oferta.

Por que não adianta você ter uma página de descrição de produto ÉPICA que esteja bem posicionada no Google, que tenha uma boa visitação se o seu produto estiver com um preço fora do mercado o cliente vai até visitar a sua loja, mas vai voltar para o Google e comprar do seu concorrente, não é mesmo?

Conclusão:

Como já falei antes, fazer uma página de produto ÉPICA que se posicione bem no Google e que converta bem dá trabalho, muito trabalho, por isso, 99% das lojas virtuais não fazem e muito provavelmente por isso elas também não vendem.

Gostou disso tudo que falei? Quer mais informações? Então tenho mais 3 links para passar para você:

  1. Esta  aula online que ensino outras técnicas para ajudar você a posicionar a sua loja virtual nas primeiras páginas do google.
  2. Acompanhe o nosso site onde tem muito material sobre loja virtual e vendas na internet
  3. Acompanhe o nosso Canal do Youtube, temos mais de 800 vídeos e toda a semana tem, no mínimo, mais 3 vídeos novos!

Sucesso e boas vendas! #partiuvender

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Leads Qualificados: Dialhost Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss People Marketing: Dialhost

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.