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Como fazer descrição de produtos no e-commerce

por Paulo Henrique Dias Segunda-feira, 23 de maio de 2022   Tempo de leitura: 13 minutos

Que as palavras têm poder, isso não se discute! Mas já parou para refletir sobre a importância da descrição de produtos no e-commerce? Um pouco mais de atenção e cuidado nessa tarefa pode ser o diferencial que vai fazer o consumidor se decidir e finalizar a compra.

Mas o que precisa ser levado em consideração na hora de fazer a descrição de produtos? Quais informações não podem faltar e como elas devem ser descritas? Confira, a seguir, um guia prático que vai te auxiliar nessa tarefa!

A importância da descrição de produtos

Um consumidor de uma loja física tem acesso imediato ao produto. Ele pega o item na mão, avalia os materiais, tamanho, peso, cores, formatos e por aí vai. Já o consumidor que compra no digital não tem essas facilidades.

É por isso que a descrição do produto é tão importante no e-commerce: ela ajuda o consumidor a visualizar o item e, munido de informações, decidir se vai ou não finalizar a compra.

Outra questão importante é o SEO para e-commerce. A sigla SEO significa Otimização Para os Mecanismos de Busca. Trata-se de uma série de recomendações que ajudam seu produto a ser encontrado mais facilmente na Internet. O SEO para e-commerce é particularmente importante na hora de escrever o título do produto, conforme veremos mais adiante.

Por fim, uma boa descrição de produtos pode acabar se tornando um diferencial da sua loja virtual. Um consumidor indeciso muito provavelmente vai preferir a loja que lhe oferecer o máximo de informações sobre o produto, já que isso transmite segurança e profissionalismo.

Mas como fazer a descrição de produtos no e-commerce? Confira a seguir!

Como fazer a descrição de produtos?

Fazer a descrição de produtos perfeita envolve basicamente quatro etapas: nome, características do item, informações adicionais e sobre o produto/descrição do produto. Além disso, o conteúdo visual (fotos e vídeos) complementa tudo isso e é essencial! Vamos entender melhor cada uma delas!

Nome do produto

O nome do produto deve ser claro e objetivo, mas não sucinto demais! É necessário que as características mais fundamentais estejam presentes no título, para que o item seja facilmente encontrado pelos consumidores.

Por exemplo: em vez de colocar apenas “Tênis masculino esportivo”, opte por “Tênis masculino para corrida (marca), cor azul com branco”

Ao colocar apenas tênis masculino, seu nome do produto não diz muito sobre ele. Existem milhões de lojas vendendo tênis masculino esportivo. Porém, ao optar por incluir a marca do tênis, sua indicação (para corrida) e a cor do produto no título, a concorrência diminui bastante e as chances de alguém procurando um tênis masculino azul com branco chegar até sua loja aumentam consideravelmente.

É por isso que foi dito acima que os princípios de SEO são muito úteis na hora de se pensar o título de um produto. Você precisa pensar com a cabeça do consumidor. Como ele procuraria aquele item? Qual palavra-chave ele usaria? Escolher a palavra-chave que melhor descreva o produto e colocá-la no título vai ajudar sua página a aparecer nos resultados de busca. Softwares de SEO podem te ajudar nesse processo de procura.

Outra questão importante é: imagine que você vende em um grande marketplace. O site é um só, mas há centenas (talvez milhares) de lojistas vendendo produtos para o mesmo público. A maneira como você escreve o título pode te ajudar a aparecer primeiro para quem estiver fazendo uma pesquisa. Títulos mais específicos saem na frente em relação a títulos genéricos!

Características do produto

As características do produto são as informações essenciais que ajudam o consumidor a imaginar como é aquele produto. Dentre essas informações estão:

  • Dimensões
  • Peso
  • Material de fabricação da peça
  • Tempo de garantia
  • Voltagem
  • Marca
  • Modelo

Se você vende em um marketplace, todo esse processo é facilitado, pois esses campos já vão aparecer para você na hora de cadastrar o produto. Preencha o máximo de informações que puder! Até mesmo aquela informação que você considera irrelevante pode ser importante para algum consumidor indeciso!

Porém, se você possui uma loja virtual própria, provavelmente terá que preencher as características do produto manualmente. Nesse caso, preste bastante atenção para não esquecer nenhum detalhe importante!

Como descrever as características do produto perfeitamente?

Uma dica é se basear nos modelos dos marketplaces. Esses sites costumam colocar uma extensa lista de características. Visite páginas de marketplaces que vendem produtos iguais ou parecidos com os seus. Quais as características descritas? Isso pode te ajudar a se inspirar!

Outra dica valiosa é: use o formato de lista! Esse bloco de informações é lido pelos consumidores de maneira escaneável, ou seja, eles batem o olho em busca de informações específicas. O formato de lista é o mais adequado.

Informações adicionais

Essa parte, sempre presente nas descrições de produtos nos marketplaces, serve para colocar informações extras sobre o produto. Aqui, geralmente se colocam as dimensões da embalagem, a nota dos clientes, se o produto funciona com energia ou bateria e coisas desse tipo.

Sobre o produto/Descrição do produto

Aqui, você pode soltar o seu Machado de Assis interior e escrever de maneira inspirada! O nome dessa seção pode variar de acordo com o marketplace ou a loja virtual em que você trabalha. Em todo caso, esse espaço serve para que você venda seu peixe, ou melhor, seu produto, reforçando informações e características que fazem com que seu item seja incrível!

Em alguns sites, essa descrição de produtos aparece mais no fim da página, após as características do produto. Em outros, esse texto curto aparece logo abaixo do título ou das imagens do produto.

Como criar uma descrição de produtos incrível?

  • O texto da descrição do produto deve ser curto (mas não curto demais)
  • Adjetivos estão permitidos, desde que usados com parcimônia
  • Lembra da palavra-chave que você pesquisou para colocar no título do produto? Repita-a aqui na descrição
  • Tópicos ajudam a tornar o texto mais dinâmico
  • Coloque informações-chave em negrito
  • Prefira alinhar o texto à esquerda, pois isso facilita a leitura
  • Use um tom de voz amigável, como se estivesse recomendando o produto a um amigo

Jamais copie descrições de produtos de outros sites, mesmo que você venda o mesmo item! Lembre-se de que o bom uso das palavras pode ser um grande diferencial para convencer os clientes. Nesse processo, a originalidade é fundamental!

Por fim, um bom exercício para escrever uma excelente descrição de produtos é levantar todas as possíveis dúvidas dos clientes e escrever um texto que tente respondê-las. A ideia é que a pessoa leia aquele texto e termine-o com a sensação de que não restam dúvidas sobre o item e que, portanto, vale a pena comprá-lo.

Descrever produtos é um trabalho que exige dedicação e paciência. Também é necessário fazer muita pesquisa, conhecer o seu público-alvo e se munir de referências. Leia as descrições de produtos de outros sites, avalie o que eles fazem de bom e o que você sentiu falta e leve esse aprendizado para a sua escrita. É trabalhoso? Sim! Mas também é muito divertido!

A importância das imagens

Este artigo é sobre como usar a descrição de produtos para ajudar a convencer os consumidores a virarem clientes. Mas não tem como deixar de falar sobre a importância do conteúdo visual (imagens e vídeos) na composição da página.

Uma página de produto com uma descrição excelente, mas imagens ruins, provavelmente afastará o público. Da mesma maneira, um site com ótimas imagens, mas ausência de conteúdo descritivo e características do produto, tampouco será atrativo.

A combinação de boas imagens + bom texto é o que fará sua página reter mais clientes e aumentar as vendas. Ao se atentar à descrição do produto, aproveite e veja se o conteúdo visual está à altura.

Seguindo essas dicas, você terá mais chances de se destacar em um ambiente tão competitivo como o e-commerce. Por isso, exercite a criatividade e faça com que cada página de produto do seu e-commerce seja um ambiente que oferece todas as informações necessárias para transformar o consumidor em cliente.

Leia também: Os principais erros de SEO em páginas de produto

 

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