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Não subestime o potencial da descrição de produto em e-commerces

Por: Gabriela Schilling

Coordenadora de SEO na wap.store

Formada em publicidade e propaganda e coautora do livro "E-commerce: uma via de mão dupla", com mais de sete anos de experiência nas áreas de SEO e de marketing de conteúdo. Além de coordenadora de SEO na wap.store, dá consultorias e treinamentos para o desenvolvimento de estratégias e planejamentos relacionados ao tráfego orgânico.

Dentre tantas informações que acabam sendo mais chamativas aos nossos olhos, muitas vezes o espaço para incluir a descrição de produto em um e-commerce fica esquecido. Afinal, por que olhar para isso quando se tem imagens, vídeos e tabela de características?

Bem, a resposta, realmente, não é tão óbvia assim. Primeiramente, porque em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais aceleradas e consumindo informação rápida, quem pararia para ler uma descrição de produto? Pois, é aqui que começa o equívoco.

A descrição de produto em seu e-commerce é importante para ajudar na conversão do usuário, na acessibilidade e no SEO.

Mas pensando em um funil de conversão, um usuário que está disposto a comprar algo é aquele que, justamente, tem o comportamento mais forte de “curiosidade”. Então, a sua propensão para ler algo, entender mais sobre, para depois tomar uma decisão, é maior.

Por outro lado, esquecendo o usuário e seu comportamento dentro da página de produto, ainda temos outro motivo muito forte para uma descrição: SEO. O conteúdo em texto é uma ferramenta valiosa para ajudar em estratégias de tráfego orgânico e não seria diferente com suas páginas de produtos.

A seguir, vamos entender melhor os dois cenários.

Descrição de produto relacionada à experiência do usuário

Pense na descrição do produto, em um e-commerce, como um espaço para “falar” com o cliente. Afinal, em uma loja física, temos o apoio dos vendedores para tirar dúvidas e falar mais sobre o desejo em questão.

Porém, como se conectar dessa forma no mundo online?

Por isso, aproveite todas as ferramentas que você tem, principalmente a de texto. A descrição de produto acaba sendo um espaço muito rico para:

  • Responder dúvidas frequentes;
  • Quebrar objeções;
  • Mostrar vantagens que o usuário poderia nem ter imaginado;
  • Criar uma aproximação através de gatilhos (copywriting);D
  • etalhar mais as características e benefícios do produto;
  • Esclarecer informações de pós-compra (garantia, trocas, entre outros);
  • Falar da procedência de uma marca (quando ela não for popularmente conhecida);
  • Entre muitas outras informações que podem ser do interesse do seu público.

Note que, em muitos dos itens acima, o gatilho que estamos trabalhando no cliente é o de segurança, algo imprescindível para ajudar na decisão de compra.

Acessibilidade aliada à descrição de produto e ao UX

Não podemos deixar de lado o peso que uma descrição de produto tem para a acessibilidade do e-commerce de diversas pessoas. O texto, em si, é um recurso usado por ferramentas de leitura por áudio, por exemplo.

Mas, além disso, a própria hierarquia da informação na descrição de produtos (título, subtítulos, listas…) ajuda na identificação contextual da página para essas pessoas.

Descrição do produto relacionada ao SEO

Agora, vamos dar um passo para trás: assim como a descrição do produto é decisiva para convencer um consumidor a comprar, ela também é importante para fazer com que o usuário chegue até aquele produto.

Isso porque um dos pilares mais fortes no SEO é o conteúdo, por diversos motivos, sendo que o mais famoso – e com certeza você já conhece – é o uso estratégico de uma palavra-chave.

A palavra-chave, nesse caso, costuma ser o próprio nome do produto, na íntegra. Então, através da descrição, é possível inserir esse termo em locais cruciais, como nos subtítulos, na introdução, ao longo do texto e na conclusão.

Mas, indo além da palavras-chave, há a construção de linkagens do seu e-commerce. A descrição de produto é um espaço muito rico para ligar aquela página a suas categorias ou produtos semelhantes, por exemplo.

Sendo assim, se você se envolve com estratégias orgânicas para a sua loja, não esqueça: o melhor apoio que pode dar à sua equipe de tráfego orgânico é inserindo descrições nos seus produtos, seguindo as boas práticas de SEO.

Conclusão

O espaço para descrição de produto em sua plataforma de e-commerce não está ali à toa. Esse texto é tão importante quanto qualquer outro conteúdo da página (imagens, infográficos, vídeos e tabelas).

E não só é importante para ajudar na conversão do usuário e na acessibilidade a eles, como é um recurso para potencializar sua estratégia de SEO para ranqueamento dessa página de produto no Google.

Leia támbém: Entendendo os quatro pilares para um bom conteúdo de produto