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Venda no e-commerce: a descrição da experiência além do produto

por Diego Cintra Sexta-feira, 13 de abril de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

A descrição é um item essencial para qualquer e-commerce ou processo de venda na internet. É por ela que o possível cliente obterá as informações sobre o produto/serviço prestes a comprar/contratar, e o fator primordial para conquistá-lo é promover os benefícios da aquisição — e não seus dados técnicos, embora eles também sejam importantes.

Uma prática muito comum usada pelos vendedores de lojas físicas é a de apresentar as sensações promovidas pelo produto. Na venda de uma televisão, por exemplo, o consumidor dificilmente irá ouvir do vendedor as dimensões, o material de fabricação e o peso do produto. Entretanto, certamente saberá que nela poderá assistir ao jogo em alta resolução, com um áudio de alta definição, e verá suas séries favoritas em serviços de streaming. Afinal, são esses os motivos que converterão sua venda.

Agora que já sabe o quanto transmitir emoções é mais vantajoso e gera mais tendência de conversão, ficam as perguntas: devo abandonar o apelo técnico? Como descrevo a experiência do produto/serviço em meu e-commerce? A resposta para a primeira pergunta é não, as descrições técnicas devem permanecer no produto. Quanto à criação da experiência, demonstrarei alguns exemplos a seguir:

Descrevendo a experiência e instigando a visualização

Para descrever a experiência, utilize termos para fazer o seu visitante imaginar a utilização do produto. Já para “atiçar” sua vontade de compra, se possível utilize recursos como fotos e vídeos da utilização prática, faça vídeos de reviews e comparativos. Dessa forma você conseguirá extrair todo o potencial da sua mercadoria ou serviço. Segue abaixo um exemplo resumido de uma comparação entre os dois métodos de descrição:

Descrição Técnica:

O computador XYZ possui:
• processador de 4 núcleos;
• 8 GB de memória ram;
• HD de 1 Terabyte de espaço de armazenamento.

Descrição de experiência:

Você busca por um computador para jogar sem legs e ainda aproveitar ao máximo o desempenho que ele tem a oferecer? O computador XYZ é perfeito para você! Com sua exclusiva placa de vídeo, ele rodará seus jogos em 4k e permitirá sua diverção por toda a madrugada!

Outro ponto importante em utilizar a descrição de experiência: muitas vezes o cliente não conhece muito bem os termos técnicos, e estes podem dificultar o processo de venda e gerar dúvidas. Portanto, quanto mais simples for sua explicação, maior será sua assertividade.

Descrição e SEO

Atualmente, em grande parte dos e-commerces, o Google representa em torno de 50% das conversões, seja em resultados pagos ou orgânicos. Assim, é evidentemente essencial estar bem posicionado nos resultados de busca.

Uma grande tendência dos usuários da internet é a de buscar por informações antes de comprar um produto. Lojas que possuem informações técnicas, combinadas com uma descrição de experiência, possuem mais chances de serem ranqueadas organicamente.

Outra estratégia que a empresa pode utilizar é a criação de um blog. Com ele, as postagens irão promover o uso do produto, demonstrar os seus diferenciais, gerar conteúdo, fazer comparativos e ainda gerar leads que podem contribuir com feedbacks por meio dos comentários nas publicações.

Para concluir, segue um exemplo na prática de descrição personalizada. Trata-se de um aeromodelo, onde no Ali Express há uma descrição totalmente técnica, enquanto na Hobby King tem uma breve história do produto, com fotos de variados ângulos, vídeo demonstrativo, imagens em uso e até itens complementares. Nesse caso, é nítido que o cliente se sentirá muito mais atraído à comprar na Hobby King — afinal, ele poderá se visualizar usando o aeromodelo.

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