O ano ainda está no início. Gavetas e armários precisam ficar atentos. Por quê? Porque é justamente nessa época que acontecem as ‘limpas’. As pessoas se sentem compelidas a arrumar, a se livrar do que não fará falta. E elas fazem o mesmo com seus e-mails. Existem aplicativos, chamados “unsubscribers”, como o Unroll.Me, desenvolvidos especialmente para isso: cancelar newsletters indesejadas.
Isso é o pesadelo de quem trabalha com e-mail marketing! Se você não quer perder pessoas na sua base, considere o conselho da guru da organização Marie Kondo: “descarte qualquer coisa que não desperte alegria.”
Agora, tendo essa frase em mente, pergunte a si mesmo: “Se meus clientes abrissem meus e-mails mais recentes, eles sentiriam alegria?” Eles não sentiriam vontade de deletar ou – Deus me livre – descadastrarem-ser rapidinho?
Aqui vão cinco razões porque as pessoas podem querer fazer opt-out da sua base.
- Seu e-mail parece datado
Quando foi a última vez que você deu a seus e-mails um novo visual? Se a resposta for “antes da virada da década”, é hora de uma reformulação. Os clientes não vão te levar a sério – e certamente não vão se sentir confiantes dando-lhe suas informações de cartão de crédito – se os seus e-mails parecem que ninguém estava olhando para eles e lhes dando a devida importância, uma vez que estávamos todos tentando descobrir os muitos mistérios de Lost.
- Seus e-mails não são mobile first ou responsivos
Falando na virada da década, você sabia, que por volta de 2010, apenas 13% dos e-mails eram abertos um dispositivo móvel? Hoje, 66% (!) de todos os e-mails nos EUA são abertos ou lidos em um smartphone ou tablet.
Já passou da hora de que se certificar de que seus assinantes podem facilmente ler seus e-mails em seus dispositivos favoritos, quer se tratem de iPhone, Android ou tablet. Você não pode ir longe com e-mails destinados exclusivamente a desktops. Mas esse assunto já é muito 2015 lass="wp-smiley" src="http://blog.pmweb.com.br/wp-includes/images/smilies/icon_razz.gif" alt=":P" />
- Você manda e-mails demais
Sabe aquela tia que envia .ppts e vídeos de autoajuda todos os dias, várias vezes ao dia? Não seja como ela.
Se um cliente não compra nada de você há algum tempo, reveja a quantidade de e-mails que você envia para ele ou suprima o seu endereço até que você possa descobrir o que vai fazê-los querer clicar novamente.
- Tudo em promoção. Sempre!
Quando tudo tem destaque, nada tem destaque. Essa frase define bem este tópico para empresas que só anunciam ofertas. “Só hoje, apenas hoje” às vezes é todos os dias. Usar o canal e-mail apenas para promoções, acaba interferindo na credibilidade da marca junto à base de clientes.
- Eles sempre parecem a mesma coisa
Como em qualquer relacionamento, é preciso renovação. Se todos os e-mails que você envia parecem iguais, eles vão cair na rotina (ou no spam). Tente desenvolver ao menos três ou quatro templates de design que você possa intercalar para manter a audiência interessada.
Ponha-se no lugar do cliente, pense como ele e faça uma análise das suas atuais campanhas e réguas de relacionamento por e-mail. Você iria querer continuar na sua base?
Republicado com autorização do autor. Originalmente publicado em: http://blog.pmweb.com.br/descadastro-5-motivos-comuns-de-perda-de-contatos/