O novo ano já chegou e com ele muitos desafios para as campanhas de marketing de performance. Para ajudar você a concentrar investimentos e ter foco em suas ações, listamos os principais desafios a enfrentar em 2016 para que seu e-commerce se destaque e garanta um bom desempenho em um mercado cada vez mais competitivo.
Segmentação
Em 2016, o e-commerce nacional deve crescer 18% em relação a 2015 e faturar R$ 56,8 bilhões. O ano deve registrar 190,9 milhões de pedidos nas lojas virtuais, com um ticket médio de R$ 298, de acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). E se a tendência é de crescimento, o marketing de performance se torna peça-chave.
Para comunicar com os seus clientes, canais não faltam, só na plataforma Google é possível investir em Search, Display Retargeting e Google Shop. Direcione seus esforços, comunique-se com seus consumidores de forma que sintam que você os entende e fale diretamente para eles.
Encontrar seu potencial cliente onde ele realmente está e tratá-lo como único é o grande desafio e a base para o sucesso do seu e-commerce.
Análise de Business Intelligence
O grande desafio da mensuração de resultados é saber o que será medido e traduzir esses dados em informações que gerem uma boa análise de suas ações e insights para novas possibilidades.
Existem diferentes formas de mensuração como taxa de conversão, taxa de abandono de carrinho, custo de aquisição de clientes, CPM (Custo por Mil), CPC (Custo por Clique), CTR (Taxa de Cliques), ROI (Retorno sobre Investimento) e outras que não estejam diretamente ligadas à vendas como geração de leads, aumento do tráfego etc. Cada um deles sinaliza um dado importante e você precisa identificar as métricas que mais fazem sentido para o seu negócio e aos seus objetivos.
O ideal é ter ajuda de um software de automação que facilite o processo de monitoramento dessas informações e que centralize-as em um mesmo local, otimizando seus esforços para concentrar na tomada de decisões.
Melhorar os resultados e a gestão em campanhas de performance
Investimentos cada vez mais focados em performance, otimização, monitoramento e alteração das campanhas em tempo real serão itens importantes para seu desempenho positivo. Existem outros elementos que também irão te ajudar a melhorar seu ROI:
● A navegação da sua loja é intuitiva e segue práticas de usabilidade que atraem o consumidor? O design de sua página é atraente, as imagens e descrições tem qualidade, você utiliza call-to-action que levem o comprador à página de check out? Afinal, uma coisa é conseguir chegar ao público alvo por meio da campanha, outra é aumentar a conversão.
● Outros aspectos importantes são frete e preço, já que eles são dois dos principais elementos de conversão de um site. Por isso, estratégias de marketing de performance devem estar próximas às estratégias de precificação dinâmica ou automática.
● Também é preciso trabalhar o CR (Conversion Rate), que mede a taxa de visitantes do site que se tornaram clientes e realizaram compras.
Aliar campanhas de performance com precificação automática
Outra forma de conseguir desempenho estratégico é justamente aliar às campanhas de performance, já focadas em resultados precisos às campanhas de precificação dinâmica.
O preço é um elemento muito importante, considerado o núcleo das estratégias do negócio, e que pode definir o sucesso ou fracasso de uma empresa. E em um ambiente acelerado, como o online, a precificação será uma forma cada vez mais comum de se trabalhar, principalmente nas lojas virtuais, pois gera aumento de vendas e lucro mais rápido. Segundo um estudo da consultoria KPMG, o uso do preço dinâmico pode aumentar a receita da empresa em até 10%. Então, decida o que irá analisar, monitore os resultados e tome decisões a partir deles e, muito importante para otimização desse processo, utilize um software para fazer a toda a automação.
Automatização das campanhas
Você pode até ser capaz de administrar todas as campanhas de performance seja em comparadores de preço, buscadores, retargeting, afiliados e todos os demais canais que você definiu que vai utilizar. O tempo não será suficiente para fazer tudo isso, analisar o que está dando certo ou não e ainda tomar decisões baseadas nos resultados sem deixar passar qualquer detalhe. Parece uma missão quase impossível, não é mesmo?
Vale a pena abusar da automação nas suas campanhas de marketing de performance, para alcançar resultados mais precisos, criar ações mais rápidas e eficientes, permitindo que você tenha mais tempo disponível para trabalhar as demais estratégias do negócio.
Gestão de campanhas de performance
Como você vai alterar todas as mudanças de preços geradas pela precificação automática, em diferentes canais como comparadores de preço, retargeting e outras ações? Como pausar automaticamente os anúncios de produtos que estão sem estoque? Como controlar a performance de todas as campanhas? Como fazer a gestão do XML gerado para cada campanha? Muitas perguntas? Realmente, mas todas elas passam pela cabeça de cada gestor de Marketing. A gestão de campanhas de performance apresenta uma série de desafios no processo tradicional.
Os profissionais coletam, a partir de cada canal, infinitos dados referente as suas ações, monitoram e analisam um por um. Esse processo, além de exigir um alto grau de atenção e estar sujeito a falhas humanas, pode ser exaustivo a quem o realiza. Hoje, felizmente, esses profissionais podem contar com a tecnologia como aliada, já que as campanhas de performance podem ser concentradas em um único software, como o da Admatic, que coleta todos os dados necessários e mostra resultados de cada ação nos diversos canais em um único dashboard, o que auxilia tanto na análise quanto na tomada de decisões mais assertivas para o seu negócio.
A automatização do marketing de performance será fundamental para conseguir resultados expressivos em sua loja virtual em 2016, aliado a uma estratégia comercial bem definida e a ações focadas em usabilidade, experiência do cliente, preço, fretes e serviços farão com que seu e-commerce alcance excelentes números.