Os desafios do e-commerce fora do eixo Rio-São Paulo

por Paula Barros Segunda-feira, 17 de abril de 2017   Tempo de leitura: 6 minutos

Com a onda de desemprego que assola o país e o crescimento exponencial do e-commerce nos últimos anos, abrir uma loja virtual tem sido a alternativa escolhida por muitos empreendedores para iniciar o seu negócio.

Os números apresentados pelo Ebit em relação ao crescimento e perspectivas para os negócios online de fato são animadores. Estima-se que, em 2016, o aumento das vendas pela internet foi na ordem dos 8% e, para 2017, a previsão é de alta de 10 a 15%, reforçando essa perspectiva de negócios.

Contudo, para os empreendedores que se encontram fora dos grandes centros, especialmente do eixo Rio- São Paulo, os desafios são maiores para se manterem competitivos, uma vez que não contam com um grande leque de alternativas logísticas e estão distantes de boa parte dos fornecedores. Isso demanda mais custos com transporte das mercadorias e pagamento de impostos interestaduais, como o Diferencial de Alíquota do ICMS, que é cobrado de forma antecipada no recebimento da mercadoria.

Além disso, é necessário controle de estoque extremamente eficiente para planejar as compras a tempo de impedir que produtos fiquem indisponíveis, mas de modo que o estoque não fique muito elevado para não prejudicar o fluxo de caixa.

Algumas regiões apresentam uma condição ainda mais adversa, por se encontrarem distantes do grande público que já se habituou a comprar pela internet, também concentrado, em grande parte, nas regiões Sul e Sudeste.

Nesse contexto, manter um e-commerce com sede em outros estados apresenta um maior nível de dificuldade sob todos os aspectos, visto que todos os desafios apresentados anteriormente fazem parte do dia a dia de quem trabalha em outras regiões do país.

Não é nada fácil manter preços competitivos quando você está em uma área onde nenhum dos seus fornecedores atua, ou quando boa parte deles tem convênios com transportadoras para trabalhar somente nos grandes eixos.

Ou, ainda, quando os próprios cliente estão situados na maior parte em outras regiões, sobretudo agora com a nova tabela dos Correios, que visa reduzir os custos inclusive do Sedex para envios no próprio estado ou em regiões que fazem divisa com o estado de origem da encomenda. Desse modo, empresas em outros estados têm mais uma vez que se reinventar e oferecer diferenciais impactantes para ter chance de competir com quem está em regiões mais próximas ao cliente final.

É necessário mudar essa mentalidade, acreditar no potencial das demais regiões para o e-commerce. Além disso, é importante que os lojistas enveredem esforços para cativar clientes em sua região. É um esforço conjunto para levar essa comodidade da compra on-line para outros estados que ainda são tímidos nos números de compras online.

Em diferentes oportunidades, mantive contato com lojistas de e-commerce que dizem investir em publicidade somente para as regiões Sul e Sudeste porque elas já possuem o hábito de consumo através de lojas virtuais- em vez de tentar cativar clientes das demais regiões.

Além disso, na região Nordeste, por exemplo, vemos as mesmas instituições que deveriam dar apoio aos lojistas aconselhando o consumidor a dar preferência ao consumo em lojas físicas. Isso gera desconfiança no cliente final.
Certa vez, o presidente da CDL Natal concedeu uma entrevista durante a Black Friday orientando o consumidor a não adquirir produtos em lojas virtuais, mesmo que estas fizessem parte de grandes redes, visto que ocorrem atrasos nas entregas nesse período.

Essa mentalidade precisa mudar.

O e-commerce hoje já é uma realidade no empreendedorismo em todo o Brasil, e a tendência é aumentar o número de lojas e clientes em todas as localidades. Mas faz-se necessário que fornecedores, empresas de logística, Correios, instituições de apoio e até mesmo políticas públicas tenham mais atenção em oferecer meios de fomentar o crescimento do mercado em todo o país e não apenas nos grandes centros e da região sudeste.

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