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Os desafios da crise para quem está migrando para o e-commerce

Por: Sidney Zynger

Formado em Administração de Empresas e Propaganda e Marketing pela ESPM, é apaixonado por e-commerce. Já trabalhou na implantação de várias lojas virtuais e está sempre atento às novidades do setor para oferecer soluções ao dia a dia dos empreendedores brasileiros.

Vender na internet é uma excelente oportunidade para superar momentos de crise como este que estamos passando. Mas também é um processo que exige estruturação, estudo e organização.

É preciso ter uma gestão efetiva também nos canais online, assim como em uma loja física. Muitos varejistas que só tinham operação física, desde o início da quarentena começam a migrar para o e-commerce — que neste momento se mostra uma alternativa viável para manter a operação funcionando.

Quem está começando no comércio eletrônico enfrenta muitos desafios, pois exige uma preparação e principalmente organização. Especialista em e-commerce, Ana Pio citou em uma entrevista que “as crises testam nossa resiliência e nossa eficiência”. Por isso, é preciso mudar o mindset e pensar diferente.

As lojas que tinham somente operação física, em sua maioria, já tinham a intenção de migrar para o comércio virtual. Algumas já estavam com planos para iniciar em alguns meses, outras com prazos para daqui alguns anos. Mas isso já era algo que estava no radar. Porém, de forma abrupta todos tiveram que se adaptar a fim de continuar os seus negócios, seja entregando por delivery, vendendo pelas redes sociais ou migrando para o e-commerce.

Neste cenário podemos dizer que é o início de uma transformação digital. Apostar em vendas por Instagram e por WhatsApp são o primeiros passos para aproveitar o período de isolamento social que a crise pandêmica causou — é um bom começo para ajudar a manter as vendas dos seus produtos ou serviços.

As marcas passam a utilizar sua força motora já existente com seus colaboradores internos para iniciar essas entregas e vendas online. E quando o negócio migrar para o e-commerce, as gôndolas viram prateleiras virtuais.

Algumas dicas para quem está iniciando no e-commerce:

Comece com uma plataforma menor e mais em conta

Existem diversos marketplaces interessantes. Para escolher, o primeiro passo é sempre optar por algum que tenha foco no seu segmento. Para o atual momento também vale pesar os marketplaces com taxas menores, a fim de começar a operação.

Faça parcerias de logística

A entrega é um dos fatores mais caros e também mais fundamentais quando se trabalha com vendas online. Por isso, antes de sair vendendo…

Tenha um canal de atendimento disponível

O consumidor quer atenção e retorno quanto às suas dúvidas antes de efetuar uma compra. Tenha um canal de atendimento sempre disponível.

ERP para escalar as vendas e manter a operação organizada

Contrate um sistema de gestão online antes de tudo. Dessa forma você já começa o trabalho no e-commerce com estoque, integrações, notas e logística na mesma plataforma, otimizando tempo e escalonando vendas.

Outra dica importante pra quem está desbravando o comércio online é que não é preciso subir no e-commerce todos os produtos da loja física de uma vez. Comece com os mais vendidos, e vá agregando aos poucos no portfólio.

Quase metade dos consumidores que compram em loja física pesquisam no e-commerce antes de comprar. A palavra do momento é adaptação e, para isso, a integração é necessária em todas as esferas, das pessoas e das estratégias de vendas.

On e offline não existem mais. Eles são complementares em um mundo onde o omnichannel já é uma realidade e se rompem as barreiras físicas e online. O consumidor cada vez mais quer ter uma experiência única com a marca no canal que escolher.

É um momento complicado, tanto para pequenos negócios, quanto para grandes companhias, pois se trata de uma crise global. Na área do e-commerce tem muitos tutoriais, cursos, artigos e está tudo à mão para iniciar uma nova etapa. O papel das lideranças é fundamental em auxiliar as equipes para que essa transição ocorra da melhor forma.

É preciso ter calma, o mundo está em transformação. Olhar as coisas de forma diferente, tirar do papel planos engavetados. É um um momento de reinvenção, e mais do que nunca, de dar importância para as parcerias e para o trabalho colaborativo. A união de ideias é fundamental em momentos em que é preciso se renovar e se transformar.