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Delivery: a solução que o cliente precisa a um app de distância

Por: Tomás Drumond Scopel

Fundador da Shipp, atual americanas delivery, startup de entregas rápidas adquirida pela americanas s.a.. Hoje, atua como diretor executivo na startup.

O delivery não para de crescer! Acelerado pelas necessárias medidas de prevenção para conter a pandemia, o hábito de comprar alimentos, bebidas e itens do dia a dia pela internet e receber onde quiser veio para ficar.

Os números impressionam: segundo dados da Kantar, o delivery já tem 80% de penetração entre consumidores com menos de 50 anos no Brasil, o que nos coloca atrás só dos países asiáticos. Além disso, uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que restaurantes e supermercados foram os campeões de venda no e-commerce — as categorias que mais multiplicaram consumidores entre 2020 e 2021, com um aumento de 54,80% e 30,30%, respectivamente.

Os números evidenciam as oportunidades trazidas pela modalidade. Mais que um quebra-galho, o delivery é uma ferramenta que pode multiplicar seu faturamento e levar seu negócio muito mais longe — em todos os sentidos! Os consumidores conheceram e aprovaram os benefícios do serviço, que resolve problemas, atende necessidades e supera expectativas.

E olha que oportunidades não faltam, para negócios de todos os tamanhos e segmentos. Lojas, mercados, restaurantes são os que vêm à mente de primeira, mas farmácias, pet shops, floriculturas e uma infinidade de outros comércios podem conquistar mais clientes com o delivery.

Neste artigo, vou compartilhar com você algumas dicas e pontos de atenção para incluir o delivery na sua estratégia e transformar potencial em vendas.

É preciso ser ágil

O consumidor está cada vez mais impaciente. Quem compra online quer receber com rapidez, e isso se torna ainda mais importante quando o pedido é composto por itens como alimentos e medicamentos, por exemplo.

É por isso que é fundamental investir em parcerias estratégicas. Seu negócio passa a contar com a logística de grandes marcas e uma rede de entregadores muito grande, garantindo a agilidade que o seu cliente espera.

O resultado é um público satisfeito e fidelizado, e reconhecimento e vendas cada vez mais altas para o seu negócio.

Diversificar canais é multiplicar vendas

Em plena expansão e sem sinal algum de desacelerar, o delivery se tornou um canal de vendas fundamental para todos os segmentos.

Negócios físicos que aparecem em aplicativos de entrega e em grandes marcas são vistos por um público que, talvez, não os conheceriam. Ao oferecer ao cliente a comodidade de comprar online e receber com rapidez no endereço desejado, você multiplica as oportunidades de vender, aumenta a presença da sua loja e alcança públicos da sua região até então inexplorados, de um jeito rápido, econômico e escalável.

Além disso, levar sua loja para o online é ampliar o leque de clientes, que passam a estar a um clique de distância dos seus produtos, sem limitar sua visibilidade a quem passa na frente dela. Com o delivery, eventualmente seu negócio vai ser visto e atingir novos perfis de clientes. Aposte na multicanalidade: potencialize suas vendas aproveitando um canal que se tornou parte da rotina de milhões de brasileiros!

Pense como o cliente

Para se destacar entre um público tão amplo e hiperconectado como o que compra online, é essencial mapear necessidades comuns e oferecer um sortimento que as atenda. Pense estrategicamente: se você tem uma loja, ofereça produtos que vendam o ano todo, dos quais o seu cliente precise com frequência. Se você tem um restaurante, invista em um cardápio que agrade o perfil de moradores ou frequentadores da sua região. Por exemplo, caso sua região tenha um público jovem, bastante ativo e de alta renda, ter opções de produtos naturais e balanceados pode ser uma opção para o dia a dia.

Ainda pensando como o público, além de apps de nicho, você precisa estar em marcas reconhecidas pelo consumidor, onde ele sabe que encontrará tudo o que precisa. Ao anunciar e vender em nomes estabelecidos e reconhecidos seu negócio encurta distâncias e avança etapas para conquistar clientes que já confiam e compram por lá.

Atenção ao estoque

A facilidade em comprar em poucos cliques faz com que ter uma boa gestão de estoque se torne ainda mais importante. Não importa o que você venda, ou onde: mantenha seu sortimento sempre atualizado em todos os canais de venda, reponha itens sempre que necessário e evite a temida ruptura. Assim, você garante a melhor experiência para o seu cliente e fortalece sua marca.

Espero que essas dicas tenham sido úteis e você conquiste resultados cada vez melhores com o delivery. Boas vendas!