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Definição de métricas no marketplace

Por: Lucas Vidal

Gerente de Novos Negócios da SkyHub, empresa especialista em integração com os principais marketplaces do Brasil. Formado em Engenharia de Produção pela UFRGS com Mestrado pela Ecole Centrale Marseille, na França. Na SkyHub é responsável pela área comercial, bem como a manutenção das parceiras com os diferentes marketplaces que a SkyHub integra

Quando você começa a divulgar seus produtos em mais de um marketplace, o gestor precisa entender que deverá acompanhar resultados gerais em todos eles, comparando dados e entendendo mais sobre o próprio negócio.

Quer um exemplo? Suponhamos que o produto “celular x” tenha muita saída no marketplace A. Porém, outro produto, o “celular y”, é o mais vendido, nos marketplaces B e C. Como saber qual dos dois produtos exigirá mais estoque? Bem, somente se compararmos os resultados entre eles e identificarmos qual o produto que mais vende, considerando todos os os canais.

Da mesma forma, o lojista poderá identificar se os resultados de um marketplace são muito ou pouco satisfatórios, apenas no instante em que começa a comparar as vendas obtidas em um e outro canal. Só nesse momento ele perceberá se seus esforços estão bem direcionados e pode identificar se sua estratégia está bem aplicada.

Por isso, abaixo você pode consultar algumas métricas que devem nortear o dia a dia do gestor de marketplaces.

Quantidade vendida de um produto

Quantas unidades de um produto foram vendidas se considerarmos todos os marketplaces que tiveram saída para ele?

Valor total arrecadado pela venda  de um produto

Quanto foi o valor total, em reais, arrecadado na venda de cada um dos produtos que a empresa oferece, somando todos os marketplaces e de forma individual?

Lucro do produto (receita menos o valor de aquisição)

Qual a margem de lucro que um produto gerou: descontados todos os investimentos gerais na sua aquisição, manutenção, comissão, transporte, etc?

Marketplace com maior número de pedidos

Qual o canal que gera o maior volume de pedidos?

Ticket médio por marketplace

Qual é o ticket médio gerado por cada um dos canais? Qual o maior e o menor deles?

Faturamento por canal

Qual o faturamento total gerado por todos e por cada um dos marketplaces em que você expõe seus produtos?

Percepção das vendas por estado/ região

Qual o volume de vendas por região? Qual te dá mais e menos retorno?

Faturamento total menos descontos das comissões

Descontados os valores das comissões, quanto você faturou de fato com as vendas? Quanto disso é um valor que cobrirá seus custos e quanto representa o lucro, de fato?

Estas são algumas das métricas importantes de serem acompanhadas de perto e muitas delas podem ser geridas facilmente por meio de integradores de marketplace, já outras métricas podem ser geridas por meio de relatórios específicos de cada canal. Mas, o ideal é que você mantenha todos estes dados com visão de resultados por cada marketplace e também com os dados comparativos entre todos eles.

Mantenha um arquivo com relatórios semanais, mensais e/ou bimestrais de resultados, conforme o tamanho do seu negócio. Você pode até gerá-los automaticamente (se utilizar integradores), mas, mesmo assim, entenda que a análise final é sempre conduzida e interpretada pelo próprio gestor. É ele quem deverá “ler” os números gerais e saber o momento adequado de redirecionar o negócio.

Outro ponto é que você também poderá cruzar algumas informações, se for o caso, como na imagem a seguir:

relatorio de vendas por itens

No exemplo acima, o cruzamento de informações é feito com o auxílio de uma ferramenta específica, por isso, o processo é facilitado. Mas, você pode tentar fazer algo aproximado manualmente, caso não conte com ferramentas profissionais.

Veja como, neste caso, conseguimos ter um relatório geral das vendas de cada produto em diferentes marketplaces, conforme o status do pedido. Neste caso, filtrando apenas pedidos com o pagamento “aprovado”, no período todo do mês de julho, e nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Essa percepção ajuda o gestor a compreender mais sobre seu próprio negócio e como ele funciona em diferentes regiões do país, como qual produto tem mais saída em cada região, onde o pagamento é efetuado mais rapidamente e qual o índice de cancelamento por região.

Assim, é possível criar um direcionamento da estratégia e investir mais nas vendas do produto “x” no marketplace A e mais do produto “y” no marketplace B, e diminuir esforços no canal C ou investir em outra segmentação de produtos, pois você identificou que ele quase não tem saída para nenhum dos itens que você já oferece, por exemplo.

Apenas com essa visão geral do negócio e filtros específicos será possível mensurar e melhorar sua estratégia em todos os marketplaces onde a marca está presente. Por isso, não deixe de controlar muito bem estes dados, afinal, é o desempenho do seu negócio que está em jogo!