Acesso rápido

As datas sazonais resistem no varejo digital. Ainda bem!

por Marco Zolet Segunda-feira, 21 de maio de 2018   Tempo de leitura: 4 minutos

Sempre ouvimos dizer que foi o comércio que inventou as comemorações como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e dos Namorados. Em parte, sim. Mas se essas datas sazonais perduram até hoje, é porque elas realmente geram identificação com seu público, no caso, todas as pessoas. Mesmo não se enquadrando em determinados perfis, todos possuem uma origem, uma história, e contemplar e celebrar isso nos torna mais humanos.

Como varejistas do universo online, devemos aproveitar sim o que deu certo fora das plataformas digitais. Procuro sempre manter o caráter humano do varejo físico nas nossas operações, seja com os nossos shoppers — pessoas treinadas para fazer as compras exatamente como solicitado — ou com ações que aproximam nosso público. Estar atento às sazonalidades e às datas específicas ajudam a nos dar um direcionamento de como nos comunicar com nossos clientes e criar ações cada vez mais assertivas.

A imagem de startups para muitos pode ser atrelada estritamente à tecnologia, à programação de códigos e soluções diversas. Uma startup que comemora o Natal, que deseja um feliz Dia das Mães e felicita suas clientes pelo Dia Da Mulher, por exemplo, é feita por pessoas reais que convivem no mesmo universo do consumidor final e não em um “mundo paralelo e tecnológico”.

Temos, portanto, essa missão de comemorarmos datas especiais juntamente com o cliente. Mas como nos diferenciamos neste processo? Em algumas de nossas experiências, buscamos trazer mais pessoalidade, seja escrevendo cartas de agradecimento ou entregando pequenos presentes. É preciso utilizar o que a empresa faz de diferente e explorar isso. Nosso exemplo é levar nosso produto até a casa do cliente, com a nossa plataforma e entregas programadas. Por isso, embutimos estas lembranças no meio das compras. Nada que fuja da realidade na rotina cliente-empresa, mas sim algo a mais anexado à esta relação.

Como uma startup de varejo que não atua diretamente na venda de bens duráveis, como vestuário e presentes, afirmo que, mesmo assim, podemos aproveitar este potencial das datas especiais. Dias assim costumam movimentar toda uma cadeia de serviços como beleza, transporte, restaurantes e venda de alimentos. E é nesse último que nos encontramos.

A Páscoa, por outro lado, é uma comemoração onde temos mais possibilidades de vendas. Por isso, fizemos uma parceria com uma grande fabricante de chocolates para oferecermos preços mais que especiais aos clientes em produtos como ovos de páscoa. A promoção deu muito certo, para ambos os lados.

Logo no começo do ano é necessário se programar para estas ocasiões específicas. Não é segredo que todas as empresas devem fazer seu balanço e seus planejamentos com bastante antecedência. No entanto, algumas datas podem ganhar força ao longo dos meses, como por exemplo o Dia do Consumidor. Esse dia, comemorado em 15 de março, vem se tornando algo forte com o passar dos anos. Como programamos uma promoção com descontos oferecidos aos nossos clientes nessa data, o evento já está incluso em nosso calendário.

Mesmo em um ramo de inovação, datas sazonais são importantes para nós, pois ainda somos comércio. O mesmo vale para princípios básicos do varejo físico, como controle de estoque e uma boa vitrine — no caso um bom site. A definição de promoções e precificação precisa vir a partir da realidade do empreendimento. Nada além do universo em que se atua normalmente, mas algo que encante os clientes fidelizados e conquiste novos.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.