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Datas promocionais são alvo de fraudadores; veja como vender com maior segurança

por Rafael Schueler Sexta-feira, 15 de março de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Criado pelo ex-presidente norte-americano John Kennedy e adotado como data promocional no Brasil a partir de 2014, o Dia do Consumidor tem como objetivo potencializar o varejo no primeiro trimestre do ano. A data, originalmente no dia 15 de março, tem expectativa de 18% de crescimento nas vendas online em relação a 2018 e aumento de 14,5% no tíquete médio, de acordo com dados do E-bit/Nielsen.

Vender com segurança é oferecer mais confiabilidade ao consumidor

Neste cenário de alta competitividade, lojistas de todos os segmentos disputam acirradamente a atenção dos consumidores com o intuito de elevar a conversão. Para oferecer mais segurança, uma vez que datas promocionais costumam ser alvos de fraudadores, aponto alguns cuidados fundamentais para não ter prejuízos com fraudes e oferecer mais segurança e agilidade para os consumidores na hora de comprar.

Para Tiago Doc Luz, a principal dica é focar em consumidores que já compraram no estabelecimento há mais de seis meses e não retornaram. “A maioria dos lojistas faz uma série de campanhas para atrair novos clientes e esquecem daqueles que já passaram pela loja. É mais fácil recuperá-los com ações estratégicas do que conquistar pela primeira vez, principalmente em datas promocionais, quando a caixa de e-mail fica lotada de promoções sem qualquer foco, passando despercebidas na maior parte das vezes”, explica.

Ainda segundo Luz, o ideal é que o lojista tenha ferramentas para verificar a base destes clientes e enviar promoções personalizadas de acordo com a categoria do produto adquirido anteriormente. “É fundamental que o consumidor se sinta lembrado e reconhecido”, garante.

Ele ainda recomenda que lojista faça testes, oferecendo frete grátis ou descontos para verificar qual resultado é melhor de acordo com o seu público.

Entretanto, há um ponto de atenção: caso o consumidor não tenha voltado à loja devido a problemas com a compra anterior, o cuidado é redobrado. “Neste caso, o tratamento precisa ser completamente individual. Como se fosse um namorado arrependido que não vai cometer o mesmo erro. Isso precisa ficar claro na comunicação e no atendimento para retomar a confiança do cliente”, afirma.

Solução antifraude

O primeiro passo é utilizar uma solução antifraude que analise os dados do comprador, tais como: nome, e-mail, endereço, informações do cartão e do dispositivo utilizado. Assim, é possível confirmar a identidade de quem está do outro lado da tela, garantir mais segurança ao consumidor e evitar perdas com chargebacks.

É essencial utilizar um sistema de pagamentos robusto e de acordo com as regras e certificados internacionais de segurança, pois, além de garantirem a estabilidade do sistema mesmo com alto número de acessos, possuem regras que reduzem bruscamente as tentativas de fraude.

Cuidado com os dados

Além dessas duas regras, veja mais seis dicas que farão toda a diferença frente à concorrência:

  • Garanta a confidencialidade dos dados dos usuários, utilizando certificado SSL que tem papel fundamental no momento do checkout;
  • Implemente sistemas de controle de permissões entre equipes para garantir apenas os acessos necessários, reduzindo os riscos de invasões e vazamento de dados;
  • Efetue o backup diário para evitar perdas de dados;
  • Utilize servidores espelhados. Assim, se um deles apresentar problemas, o outro será ativado automaticamente, evitando quedas no sistema;
  • Tenha um scanner de vulnerabilidades habilitado em infraestrutura, rede e aplicação. Este tipo de sistema permite corrigir falhas antes que ocorram prejuízos por invasões, malwares ou roubo de dados. Ele também possibilita analisar relatórios com níveis de criticidade das falhas e traz orientações de correções;
  • Em caso de troca de informações sigilosas, como por exemplo dados do cartão de crédito, sempre utilize criptografia.

Vender mais e com segurança é oferecer mais confiabilidade ao consumidor e garantir que as compras não retornem como prejuízo para os lojistas. Este tipo de estratégia, aliado às promoções bem elaboradas, garantem o sucesso de qualquer e-commerce.

Autores do artigo:

Tiago Doc Luz – Fundador da Docluz Consultoria, é formado em Business pela Saint Mary’s University e ganhador do Prêmio Experiência do Cliente do E-commerce Brasil. Tiago foi ainda sócio-fundador na Infracommerce, na 33e34 e é ex-sócio da Vtex.

Rafael Schueler – Especialista de risco na Braspag. Bacharel em Sistemas da Informação pela Universidade Estácio de Sá e já trabalhou como analista de desenvolvimento na Solutiontech – HQ Brasil. Rafael acumula mais de 15 anos de experiência no setor de Tecnologia da Informação, com vasta experiência em todas as etapas que envolvem desenvolvimento de software.

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