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Datas importantes do ecommerce e a gestão do frete em 2015

Nunca antes na história do e-commerce brasileiro a palavra otimismo serviu tão bem. Com o anúncio de que o faturamento de 2014 atingiu a marca de R$35,8 bilhões com um crescimento nominal de 24%, segundo o E-bit, a empolgação tomou ainda mais espaço nas empresas que aplicam seus esforços nesse mercado.

Boa parte desse resultado esteve concentrado em datas que, cada vez mais, firmam suas “bandeiras” como tradicionais no comércio eletrônico. Prova disso foi o já consagrado Black Friday de 2014, no qual as lojas online arrecadaram R$1,16 bilhão durante o evento. A regra não foge em outras datas já famosas, como o Dia Mundial do Consumidor (março), o Dia do Frete Grátis (abril) e a Cyber Monday (dezembro). Além disso, as já tradicionais datas do varejo, como o Dia das Mães e o Natal, impulsionam muito o consumo online.

Aproveitar essas datas para incrementar o faturamento anual é muito bem-vindo, mas é preciso se planejar. Com o público consumidor sedento para aproveitar esses dias de ofertas pré-anunciadas, as lojas que não estão preparadas podem ter grande dores de cabeça ou frustrações.

Dentre os pilares da administração de uma loja virtual, a gestão de fretes e da cadeia logística é um dos que mais influencia na hora da venda e do pós-venda.

Dessa forma, listamos 3 dicas relacionadas ao tema para que você aproveite bem as principais datas do ano:

1) Campanhas de frete: busque encontrar a medida exata das suas campanhas de frete. Além do Dia do Frete Grátis, que ocorre em abril, esse artifício pode ser motivo de aumento de audiência e conversão em qualquer circunstância promocional.

Antes de investir nessa alternativa, saiba quais são as localidades dos visitantes da sua loja online mais sensíveis ao frete e quais destas regiões possuem altos custos de entrega (procure evitar tais localidades em suas campanhas). Vale lembrar que já tratamos sobre esse assunto anteriormente.

2) Cálculo de fretes: em datas especiais, o aumento do fluxo de visitantes nas lojas virtuais é praticamente instantâneo. Na maioria das vezes, o alto volume de tráfego evidencia alguns pontos críticos da gestão de e-commerce.

Um dos principais pontos a serem observados é o cálculo de fretes no momento da compra. Busque fazer testes de aumento de audiência e veja se o método de cálculo que você utiliza consegue aguentar o número de requisições esperado.

Lembre-se de que para cada compra realizada são dezenas ou até centenas de consultas de frete que podem ocorrer. Falhar nesse momento e não mostrar o valor de entrega ou, ainda, apresentar preços e prazos errados pode ser desastroso;

3) SLA das transportadoras: você conhece, realmente, a performance das transportadoras que utiliza? Antes das datas de grande concentração de entrega é muito importante saber se a transportadora que irá ser sua parceira cumprirá com o contrato.

O prazo estimado de entrega está de acordo com o prazo informado e de recebimento da mercadoria pelo cliente? O valor cobrado no cálculo do frete é o mesmo da fatura? Busque responder estas questões e se prepare para momentos de alta demanda. Veja mais sobre esse assunto aqui.

Com essas dicas, esperamos que 2015 seja tão grandioso como foi 2014. Planeje-se e aproveite um ano que promete muito para o mercado brasileiro de e-commerce.

Boas vendas e boas entregas!