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Como as datas comemorativas impulsionam as vendas

por Juana Angelin Sexta-feira, 06 de maio de 2022   Tempo de leitura: 9 minutos

Não é nenhuma novidade que datas comemorativas impulsionam vendas exponencialmente, tanto em e-commerces quanto em lojas físicas. Principalmente após a pandemia, esse número se acentuou ainda mais quando se trata de comércios eletrônicos. Já que os espaços físicos estavam com acesso limitado, mas a necessidade de aquisição de produtos e serviços em torno dessas datas continuou existindo. Para se ter uma ideia da proporção e do impacto do e-commerce, segundo um estudo da gestora Canuma Capital, em 2021, as vendas online atingiram R$ 260 bilhões.

Além do crescimento exponencial das vendas online e de sua utilidade, outra oportunidade de vendas para negócios são as datas sazonais. Com as estratégias de venda certas e bem estruturadas, é possível se destacar da concorrência e fazer com que as vendas sejam melhores durante o ano inteiro. Segundo uma pesquisa realizada pela FCDLESP com a participação das principais CDLs de São Paulo, o Dia das Mães de 2022 deve movimentar aproximadamente R$ 12 bilhões em todo o estado, que é um dado bem expressivo.

Com estratégias de venda certas, é possível se destacar da concorrência e fazer com que as vendas nas datas comemorativas sejam excelentes.

Ou seja, o cenário atual é extremamente favorável para a venda, tanto em comércios físicos com eletrônicos, principalmente aqueles que fazem o uso de estratégias e planos aliados com tecnologia, tornando a experiência de compra do cliente cada vez melhor, como em comércios online.

Mas como conciliar as estratégias de vendas com as datas sazonais?

O primeiro passo é identificar quais são as melhores estratégias de acordo com o perfil do seu negócio. O ideal é que esteja baseado no aumento dos lucros da sua marca ou empresa durante o período, além do ganho de uma boa reputação.

Identificando e compreendendo o público

Para quem o seu negócio e os seus produtos são majoritariamente destinados? A partir dessa pergunta, é fundamental se adaptar para as datas em que esses clientes consomem e criar oportunidades para vender mais.

Criação de um calendário estratégico

A partir da identificação do público principal e de suas maiores necessidades, é possível mapear com mais detalhes quais datas são as mais importantes. E, além da estratégia, se programar com antecedência. A criação de um calendário para vendas sazonais gera maiores oportunidades, já que alguns negócios lidam com públicos mais segmentados. Por exemplo, se um e-commerce de varejo vende roupas femininas, datas ligadas majoritariamente a esse público são uma oportunidade de negócio.

Bônus comemorativo

É muito comum hoje se deparar com campanhas que oferecem um “bônus” além da disponibilidade de condições especiais, como cashbacks ou frete grátis. Apesar de bem simples, esse tipo de estratégia funciona bem e pode ser colocada em prática sem muitas burocracias. Ela também mostra para o cliente que a sua empresa/marca se importa com ele.

Relacionamento com o cliente

Uma relação mais que essencial, que atualmente também pode ser chamada de marketing de relacionamento, se tornou uma peça-chave para aumento da recorrência de compra e boa reputação de uma marca/empresa. Uma pesquisa realizada pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios afirma que 61% das pessoas acreditam que receber um bom atendimento é mais importante do que o valor ou a qualidade do produto.

O lado positivo do marketing de relacionamento é que é uma oportunidade econômica. Ele não precisa de grandes investimentos e pode ser implantado sem muitas dificuldades, através do fomento à cultura e a pensamentos estratégicos, independentemente do tamanho ou do faturamento de uma empresa.

Preparação

A preparação é necessária para que o seu negócio como um todo – que vai desde colaboradores até plataformas – aguente um fluxo mais intenso. Isso inclui não apenas de vendas, mas também movimento em todos os setores (atendimento, financeiro, técnicos etc.).

Um estudo realizado pela Panorama Mobile Time/Opinion Box em 2021 revelou que nove em cada dez brasileiros com smartphone já fizeram compras de mercadorias físicas via apps. Então, para e-commerces, por exemplo, é necessário que a logística do site aguente um número maior de acessos e seja responsivo em todos os tipos de dispositivos móveis.

Estratégias multicanal

Se a integração de canais antes não era possível, hoje ela é! E de forma que o cliente tenha uma experiência de compra com a mesma qualidade, independentemente do canal em que consome. A estratégia de estar onde o seu consumidor está se mostra extremamente necessária nos dias de hoje, pois o cliente já é multicanal.

As estratégias omnichannel fazem com que a sua marca esteja visível e tenha maior presença, além do que isso ajuda na comunicação da empresa, fazendo com que o público tenha um maior apreço pela sua marca. E, consequentemente, também traz ganhos no relacionamento com o cliente. A grande realidade é que a omnicanalidade afeta diversos âmbitos de um negócio.

Diversidade de pagamentos

Cada vez mais, os consumidores estão procurando formas alternativas de pagamentos para suas compras, sendo que o Pix é quase obrigatório em comércios, e as criptomoedas já conquistaram 36% dos brasileiros, segundo a Exame.

Além disso, segundo a pesquisa The Global Payments Report, da FIS, a América Latina vai migrar cada vez mais para carteiras digitais e BNPL (ou Buy Now, Pay Later) nos próximos três anos, fazendo com que e-commerces repensem em novas estratégias quando se trata de métodos de pagamento, aliadas à tecnologia, à facilidade e à segurança.

No comércio, seja ele físico ou eletrônico, planejamentos fundamentados são essenciais. Afinal, também são a base para que o aumento de volume de vendas aconteça de forma estruturada. O futuro do comércio está pautado em estratégias aliadas à tecnologia que facilitem cada vez mais a vida e experiência dos negócios e seus clientes.

Leia também: Aproveite o Dia das Mães para vender mais

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