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Datas comemorativas: saiba como aproveitar as oportunidades em 2021

Por: Gustavo Chapchap

Graduado em Marketing com especialização em Gestão de Projetos, trabalha com comunicação há mais de 20 anos e com e-commerce desde 2006. Redigiu o projeto que originou o Dia do Profissional Digital #404DigitalDay aprovado no plenário da Câmara Municipal da Cidade de São Paulo em 2014. Colaborou com o lançamento do Guia de e-Commerce ABRADi-SP Sebrae-SP escrevendo o capítulo de plataformas, atua como CMO na JET. Em 2019 foi premiado como MVP no Fórum E-Commerce Brasil.

As datas comemorativas têm um papel fundamental para o varejo, pois são períodos nos quais os consumidores estão mais propensos à compra.

Além dos resultados imediatos nas vendas, ter uma estratégia adequada para cada ocasião ajuda a marca a manter-se mais próxima dos seus clientes.

No caso do e-commerce, organizar-se com antecedência é fundamental, até para que a operação consiga aproveitar todos os recursos disponíveis no ambiente digital.

Na correria do dia a dia, muitas vezes os gestores deixam de usar, por exemplo, as ferramentas de promoção das plataformas de e-commerce — como os banners de loja ou mesmo as facilidades para envio de e-mails e de mensagens via comunicadores, como o WhatsApp.

Não fique parado esperando o cliente na loja!

Diante de um cenário cada vez mais competitivo para as lojas virtuais (o número de concorrentes cresceu bastante em 2020, com o aumento da relevância das compras online), é imprescindível ter um bom planejamento para que a força de vendas possa ser mais ativa.

A preocupação em investir num processo de vendas mais consultivo não é uma novidade. Porém, é importante que as empresas intensifiquem suas iniciativas nessa frente, até para otimizar seus recursos.

No decorrer de 2020, com o fechamento e as restrições impostas as lojas físicas, ficou muito clara essa necessidade de integração entre todos os canais de venda.

Neste período, as operações que atuavam com o conceito omnichannel conseguiram “virar a chave” com muito mais agilidade, evitando quedas mais acentuadas no faturamento.

Pensando nas estratégias para as datas comemorativas, a proposta é justamente ter ações que permitam ativar os canais, ampliando as chances de negócio.

Definitivamente, ficou no passado a ideia de que existe concorrência entre as diferenças plataformas. O que está em jogo é a conveniência do cliente: como ele prefere interagir e comprar da marca?

Estratégias que funcionam para as datas comemorativas

Definida a importância da integração entre os canais, apresentarei o que pode ser feito para elevar as vendas nas datas comemorativas.

Planejamento

Antecipar-se às oportunidades. É dessa forma que devemos pensar no planejamento, uma vez que sem organizar o fluxo de trabalho é muito difícil alcançar bons resultados.

No varejo, além da necessidade de fazer uma gestão de estoque mais eficiente, a preparação prévia para as datas comemorativas é fundamental para a comunicação.

A automatização dos processos tem ajudado bastante as lojas, mas para funcionar as campanhas devem ser planejadas, até para que se aproveite os recursos disponíveis no ambiente digital.

Monitoramento

Não faz sentido que as lojas virtuais ignorem o alto volume de informações que dispõem para desenvolver suas iniciativas.

Essa é uma das vantagens do digital: é possível monitorar, praticamente em tempo real, o desempenho das vendas e dos esforços da área de marketing.

Definir os indicadores de desempenho que serão usados nas datas comemorativas é um dos pontos centrais do planejamento. Eles vão servir não apenas para orientar as ações, como determinar os ajustes necessários na estratégia.

Pensando no longo prazo, essas informações também são importantes para que a equipe consiga tornar suas abordagens cada vez mais assertivas.

Comunicação integrada

Não são apenas os canais de vendas que precisam estar integrados. É essencial que a comunicação siga na mesma linha.

No e-commerce, isso significa preparar adequadamente o ambiente de navegação da loja. Assim, se o cliente foi impactado por uma campanha nas redes sociais ou no WhatsApp, deve encontrar ações específicas também na hora da compra.

Datas importantes para o calendário do e-commerce em 2021

Reuni a seguir datas importantes para o e-commerce em 2021. Mas vale a pena também verificar, dentro do seu nicho de negócio, se não há nada específico que possa ser usado como “gancho” para ações de ativação.

1º. Trimestre: 

1 de janeiro – Réveillon / 7 de janeiro – Dia do Leitor / 25 de janeiro – Aniversário de São Paulo

3 de fevereiro – Volta às aulas / 16 de fevereiro – Carnaval

8 de março – Dia da Mulher / 15 de março – Dia Mundial do Consumidor / 20 de março – Outono

2º. Trimestre

1 de abril – Dia da Mentira / 2 de abril – Sexta-feira Santa / 4 de abril – Páscoa / 21 de abril – Tiradentes / 23 de abril – Dia do livro

1º. de maio – Dia do Trabalho / 10 de maio – Dia das Mães / 13 de maio – Dia do Automóvel / 25 de maio – Dia do Orgulho Nerd

03 de junho – Corpus Christi / 12 de junho – Dia dos Namorados / 20 de junho – Dia da Revendedora / 21 de junho – Inverno

3º. Trimestre

13 de julho – Dia do Rock / 19 de julho – Dia do Futebol / 28 de julho – Dia do Lingerie / 30 de julho – Dia Internacional da Amizade

8 de agosto – Dia dos Pais / 15 de agosto – Dia da Informática

6 de setembro – Dia do Sexo / 7 de setembro – Feriado da Independência / 15 de setembro – Dia do Cliente / 22 de setembro – Primavera

4º. Trimestre

12 de outubro – Dia das Crianças / 15 de outubro – Dia do Professor /  29 de outubro – Dia Nacional do Livro / 31 de outubro – Halloween

2 de novembro – Finados / 15 de novembro – Proclamação da República / 26 de novembro – Black Friday / 29 de novembro – Cyber Monday

25 de dezembro – Natal / 26 de novembro – Boxing Day