Datas comemorativas: campanhas de marketing para datas sazonais

por Jéssica Marinho Terça-feira, 12 de janeiro de 2021   Tempo de leitura: 3 minutos
As datas sazonais movimentam o comércio como um todo. Entretanto, especialmente no e-commerce, é importante pensar nessas datas antecipadamente. Isso porque as compras online envolvem o período de entrega do produto.

Com esse raciocínio, é fácil identificar que o usuário não comprará um presente de Dia dos Namorados, por exemplo, na data — como acontece nas lojas físicas.

Por que criar campanhas em datas sazonais?

As datas sazonais ou datas comemorativas são pontos-chave para potencializar suas vendas.

Dessa forma, mesmo que seu e-commerce já tenha um bom volume de vendas, é interessante usar dessa estratégia para vender mais, aumentar o ticket médio da loja e até gerar um melhor giro de estoque.

Quais datas importantes em 2021?

Fique de olho no calendário do e-commerce 2021. Existem datas mais segmentadas, onde nem todo e-commerce possui grande ramo de atuação, como: Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais, etc. Contudo, existem datas onde todos os nichos de lojas virtuais podem, e devem, participar, como Dia do Consumidor e Black Friday, por exemplo.

Como se destacar em campanhas sazonais?

Aqui vão algumas dicas para sua loja se destacar ao criar uma campanha sazonal.

Promoções

Preço no e-commerce é principal ponto de decisão de compra. Imagine que, diferente de uma loja física, o cliente leva segundos para fazer um comparativo de preços.

Logo, lojas em promoção são um atrativo e tanto para se destacar. Portanto, realize promoções que correspondam à data, mas que não ofereçam prejuízo para seu negócio.

Investimento em marketing

O investimento em marketing é fundamental para ter sucesso. De fato, não há sentido em ter excelentes promoções, se ninguém chegará até a loja.

Por esse motivo, invista em uma boa identidade visual para a sua campanha e reserve investimento para os canais de vendas. Assim, sem sombra de dúvida, você potencializará o sucesso de sua campanha.

É importante também, que a identidade visual e tom de fala de toda a comunicação, esteja alinhada com seu negócio, público, data sazonal e estratégia.

Combo de produtos

Outra opção para ser atrelada as promoções é a criação de combos de produtos.

Nos combos (ou kits) de produtos, o lojista consegue reunir diversos produtos em apenas um. Desta forma, pode aplicar descontos em cima do valor total de todas as peças.

Essa estratégia impulsiona vendas, pois o cliente fica com a vantagem de levar mais por menos.

Para o lojista, a vantagem é aumentar o ticket médio da loja e incentivar a venda de produtos parados no estoque.

Cupom de desconto

O cupom de desconto é um clássico do e-commerce, mas sempre um coringa.

Ele pode ser disponibilizado nos canais de venda e segmentado, dependendo, claro, da plataforma de e-commerce utilizada.

Desta forma, quando o cliente já está planejando a compra e se depara com um cupom de desconto em seu e-mail, Facebook, Instagram, etc, as chances de venda aumentam consideravelmente.

Contudo, lembre-se sempre de oferecer um desconto que não leve prejuízo para a sua loja.

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