Acesso rápido

Data Studio: três importantes atualizações da ferramenta no último semestre

por Mariana Lemos Quinta-feira, 18 de outubro de 2018   Tempo de leitura: 6 minutos

O Data Studio é a ferramenta de visualização de dados do Google, lançada em 2016 e hoje utilizada por diversas empresas para criação e acompanhamento de dashboards, painéis gerenciais que apresentam os principais indicadores de desempenho de um negócio.

Por ser uma ferramenta muito recente no mercado — surgiu há 2 anos — ela está sempre passando por atualizações e recebendo novas funcionalidades. Em 2018, o Data Studio apresentou pelo menos uma atualização por mês, sendo que, só no primeiro semestre (de janeiro a julho), foram 18 novas funcionalidades ou atualizações daquelas que já existiam. Das novidades que surgiram no período, separamos três que, apesar de parecerem (e de fato serem) super simples, são bastante úteis no processo de criação e acompanhamento de visualização de dados.

1. Blend data from multiple data sources

A possibilidade de juntar dados de bases diferentes no Data Studio era algo já esperado há algum tempo. Com a função de base de dados combinada, tornou-se possível combinar, em só uma base, informações vindas de até outras quatro bases.

Uma das funcionalidades desse recurso é, por exemplo, a possibilidade de combinar duas fontes de dados diferentes do Google Analytics e, dessa forma, acompanhar o desempenho de dois devices diferentes em uma única visualização.

Para fazer a combinação das bases de dados, é necessário que cada fonte de dados envolvida no processo compartilhe uma ou mais dimensões em comum, chamadas de chave de junção:

É importante destacar que a fonte de dados combinada do Data Studio é um left outer join, ou seja, como o próprio Google diz: “em uma operação ‘left outer join’ da tabela A e da tabela B, o resultado são todos os registros da Fonte de dados A e B que compartilham os mesmos valores de chave”.


A fonte de dados combinada inclui todos os registros que estão no círculo verde.

Além de tornar as visualizações de dados mais efetivas, essa funcionalidade também traz uma grande economia de tempo, já que, agora, a combinação de dados pode ser feita diretamente no Data Studio.

2. Change the grid size in the report editor

A possibilidade de alterar o tamanho da tela para dimensões e formatos diferentes também foi uma ótima novidade no Data Studio esse ano.

Se considerarmos o fato de que muitos dashboards são feitos para serem vistos em televisões, é muito importante e útil uma ferramenta que possibilite a criação de dashboards em diferentes formatos, como por exemplo, formato Paisagem:

Dessa maneira, agora é possível que as dimensões dos dashboards sejam compatíveis com as dimensões dos dispositivos onde estes serão visualizados, tornando a apresentação dos dados ainda melhor.

3. Features to Cartesian charts

Agora também é possível alterar a direção dos eixos X e Y em gráficos de área, barra, combinação, dispersão e em séries temporais.

A princípio, essa funcionalidade pode parecer simples demais e não muito útil, porém, ela acaba possibilitando mais opções de visualização:

No exemplo acima, criamos dois gráficos de barras horizontais, e em um deles, invertemos a direção do eixo X. Dessa forma, criamos dois gráficos espelhados, que são muito úteis para visualizar comparações de forma mais clara.

Para nós, que trabalhamos com visualização de dados, é bastante importante que as ferramentas estejam sempre se atualizando e adicionando novas funcionalidades que facilitam nosso trabalho, nos possibilitam mais opções e nos permitem ser mais criativos(as) na hora de criar uma visualização de dados.

Além dos recursos que citamos neste post, o Google está sempre adicionando novidades ao Data Studio e/ou atualizando as funções já existentes. Nesse link do Google você pode ficar de olho em tudo que acontece de novo com a ferramenta. 🙂

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.