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Dark stores: entenda o que são e por que estão fazendo tanto sucesso

Por: Raphael Alexandre

É diretor da OmniEnvios, uma plataforma logística de gestão Omnichannel, serviço que possibilita entregas mais rápidas e mais econômicas, sobretudo para as grandes empresas. Formado em Publicidade e Propaganda, possui MBA em Marketing e Gestão de Vendas e tem mais de dez anos de experiência no mercado digital. Atuou como gestor em agências de marketing e Consultorias com foco em e-commerce. Também é vice-presidente do Comitê de Líderes de e-commerce (ComEcomm-SP), que tem como princípio criar e gerir um ambiente de cooperação entre os membros lojistas e especialistas em e-commerce.

Dark stores ou “lojas escuras”, na tradução ao pé da letra, são espaços destinados ao armazenamento, separação e envio de produtos comercializados online. Não, não estamos falando de centros de distribuição.

Existe uma diferença crucial entre esses dois conceitos: os CDs tradicionais possuem grandes áreas e ficam localizados em locais mais distantes. Já as dark stores são espaços menores e estão presentes em centros urbanos.

Além disso, parecem com uma loja comum, mas não são abertas ao público. Em algumas delas, existe a possibilidade de o consumidor fazer a retirada de sua compra no local. Mas ele recebe o produto já embalado, sem adentrar o recinto.

São mais uma possibilidade estratégica de aplicação do ominichannel, que integra canais de venda e comunicação com o cliente, com foco na sua percepção, e possibilita maior fluidez ao processo de compra.

Portanto, analisando pela perspectiva da cadeia logística, as dark stores são pontos de armazenamento ou coleta.

Mais loja do que galpão

Mesmo não sendo abertas para receberem clientes, as dark stores contam com um layout semelhante ao de lojas tradicionais. Isso permite grande dinâmica e rapidez na separação do pedido para prepará-lo para envio ou coleta.

Além disso, devido à localização em regiões mais urbanizadas e com maior densidade de população, diminuem a distância entre o produto e o consumidor. Isso possibilita as chamadas same day delivery e next day delivery (entregas no mesmo dia ou no dia seguinte).

Naturalmente, como o espaço é reduzido, o estoque precisa ser bem selecionado. Por meio das tecnologias digitais e ferramentas de análise de dados, como a curva abc de estoque, é possível ter algum conhecimento dos hábitos dos consumidores da região, estabelecendo-se certo padrão, a composição do mix de produtos de uma dark store pode ser bem assertiva.

Todavia, além de um bom controle de estoque, para garantir o processamento dos pedidos de maneira rápida e precisa, é importante um planejamento logístico minucioso.

Contar com o apoio de empresas especializadas em logística omnichannel é uma boa alternativa para atender às expectativas do cliente positivamente, além de se conseguir monitoramento e controle das atividades, acompanhamento quanto à taxa de retorno do estabelecimento e avaliação do grau de satisfação do cliente.

Atualmente, há empresas que atuam no setor de logística inteligente desenvolvendo estratégias para as dark stores funcionarem com muita eficiência.

Vieram para ficar

O uso de dark stores por empresas de diferentes portes e ramos de atividade se potencializou devido ao cenário de pandemia do coronavírus, que levou ao fechamento de muitas lojas físicas e estimulou o crescimento de e-commerce.

Dessa forma, esses microhubs se apresentaram como uma possibilidade para oferecer serviços de maneira ágil, atendendo à velocidade de entrega demandada pelos clientes. Rappi, Marisa e Drogaria São Paulo são algumas das empresas no Brasil que já incorporaram as dark stores em sua rede.

Apesar do alto nível de planejamento logístico, montar uma dark store exige menos investimentos do que uma loja tradicional, principalmente no que tange à infraestrutura. Itens como decoração, adequações, implantação e operacionalização podem ser resolvidos a baixo custo.

Em um futuro contexto de “novo normal”, como os clientes experimentaram as comodidades de fazer suas compras online, é muito provável que o modelo lançado pelos e-commerce permaneça, se aprimore e, principalmente, se expanda.

Por isso é importante observar para a constante necessidade de adequação de processos, automação e acompanhamento dos desejos dos clientes, para que, assim, seja explorado todo o potencial que as dark stores têm para oferecer.