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Relatórios: dados consistentes para campanhas inteligentes!

por Mayara Azevêdo Quinta-feira, 26 de abril de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

Quantas campanhas você envia por mês? Qual o tamanho da sua base? Algumas empresas usam esses números para justificar o quanto são “eficientes” no e-mail marketing. Mas a realidade é: pouco importa a sua quantidade de disparos ou o tamanho da sua base se você não tiver uma qualidade em suas campanhas.

E qual a melhor forma de descobrir isso? Olhando os relatórios disponíveis na sua plataforma e extraindo todos os dados possíveis que possam gerar novos insights para sua estratégia. No texto de hoje, vamos apresentar algumas métricas que podem ser observadas nos relatórios das suas campanhas para que você potencialize seus resultados. Vamos lá?

Relatórios relacionados à sua base

Sua base de contatos deve ser uma das suas prioridades. Afinal, uma base bem engajada garante boas taxas de abertura e clique e, consequentemente, aumenta sua conversão.

No entanto, se você notar o recebimento de muitos opt-outs, reports spam ou que muitos e-mails estão deixando de ser entregues por erros, tenha atenção! Esses são dados importantes que indicam a saúde da sua lista. Não adianta fazer ótimos assuntos e conteúdos se os disparos não chegam ao remetente.

Os relatórios que mostram esses indicadores são: análise de erros no envio, taxa de optout e spam, e-mails entregues e reputação por provedores (gmail, hotmail, etc). Se os números estiverem baixo, pode ser um sinal de que talvez sua forma de aquisição de leads esteja errada ou sua frequência de envios fora do comum.

Relatórios relacionados ao assunto

Um conhecimento importante sobre a taxa de abertura de uma campanha é que ela está diretamente relacionada ao assunto do e-mail. Ou seja, ele é o responsável por instigar a vontade do remetente de abrir a campanha e acompanhar o restante do conteúdo enviado.

Os relatórios que mostram esses indicadores são: taxa de abertura em relação aos entregues, ranking de assunto mais abertos e fidelidade de abertura.

O ranking de assunto categoriza os assuntos das suas campanhas durante o ano pela maior taxa de abertura. Isso mostra quais assuntos mais impactaram os seus clientes, dando ideia para os próximos disparos.

Já o relatório de fidelidade de abertura permite baixar os contatos dos clientes que abriram seus e-mails mais de uma vez no consolidado de todos os seus envios no mês — e fazer ações para valorizar os clientes fiéis com as suas campanhas.

Relatórios relacionados ao conteúdo

O conteúdo é o coração do e-mail. É onde você vai passar suas informações, conversar com o seu cliente, criar a identidade da sua marca ou tentar realizar conclusão de uma venda. Portanto, é aqui que você saberá como foi a interação do seu cliente com a sua peça.

Os relatórios que podemos observar para saber como está o conteúdo são: cliques por link (mostra quantos usuários clicaram nos seus links, revelando os banners ou botões com mais engajamento), mapa de calor do html, clique em relação a abertura e profundidade de clique (número de vezes que um usuário clicou em links no mesmo html, mostrando o quanto seu usuário é engajado nas suas comunicações).

Outros relatórios

Ainda é possível saber no consolidado dos seus envios diários quais são os horários de abertura e clique dos seus clientes. Basta utilizar o relatório por hora do envio: ele mostra a hora que seu cliente costuma abrir e clicar nas suas campanhas.

Já o relatório termos mais clicados lhe permite associar termos aos links e saber quais são os mais acessados pela sua base. Você pode dividir os termos por categoria da sua loja ou por banner específicos e, posteriormente, comparar quais deram mais resultado.

Viu só quantas possibilidades de relatórios são possíveis de extrair sobre as suas campanhas? Agora é o momento de definir quais dados você precisa analisar para demostrar o sucesso dos seus disparos e quais pontos você pode aperfeiçoar para melhorar as suas métricas cada vez mais!

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