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D2C - o que são vendas diretas ao consumidor e como aplicá-las à sua empresa

Por: Elvis Gomes

E-commerce na Escola Casa e Educação Especialista em E-commerce com mais de 20 anos de experiência no mercado digital atuando com consultoria, SEO e SEM, Usabilidade, Estratégia em Marketing para grandes empresas. Head of Business Live eCommerce Consultor E-commerce e CEO da Painel10 Consultoria E-commerce. Vencedor do Prêmio e-Awards Braspag 2014 e 2015 – Melhor Geração de Conteúdo -Projeto Hangout E-commerce. Indicado como melhor Profissional E-commerce 2015 – Afiliados Brasil. Selecionado entre os melhores profissionais de Marketing pela ABCOMM 2015. Professor de E-commerce na Escola Casa e Educação e ILADEC – Instituto Latino Americano. Atualmente é Head of Business da plataforma Live eCommerce.

As vendas diretas ao consumidor (D2C) ocorrem quando uma empresa vende produtos sem nenhum revendedor intermediário ou outras entidades envolvidas. Empresas que se dedicam a esse tipo de venda cuidam de seu próprio marketing, vendas e envio. Destaco ainda que as vendas de D2C estão se tornando um modelo operacional cada vez mais popular. Afinal, elas eliminam a necessidade de um intermediário e permitem comunicação e transações diretas e eficazes.

Disponibilizar de forma online as vendas D2C — por meio de uma plataforma de e-commerce — permite que as empresas tenham ainda mais autonomia e potencial escala de crescimento. Isso, claro, quando realizado de maneira correta.

Quando as empresas entram no mercado diretamente por meio de vendas D2C, geralmente possuem um controle maior sobre as vendas e o envolvimento do cliente. Os dados sobre clientes e operações em toda a cadeia de suprimentos podem ser integrados por meio de um sistema ERP. Neste caso, fornece aos negócios novos insights e vantagens estratégicas ao longo do tempo. Por isso, aprender mais sobre a D2C e seu papel nas vendas no e-commerce pode auxiliá-lo a fazer a transição de sua empresa para esse setor de rápido crescimento.

D2C vs atacado

As empresas que utilizam um modelo de atacado, têm uma experiência de vendas diferente da D2C tradicional. Esses negócios, fabricam seus produtos e se associam a varejistas para vendê-los aos consumidores. Na maioria dos casos, é preciso convencer o varejista a comprar seu produto em grande quantidade, para que tenham estoque o suficiente para vender aos consumidores. Depois de vendido ao varejista, o proprietário da empresa abre mão do controle sobre como o produto é comercializado, seu preço de venda e se está envolvido em promoções na loja.

Desenvolvimento ou transição para D2C

Há muitos detalhes a serem considerados na hora de fazer a transição do seu negócio atacadista para o modelo D2C. Alguns dos fatores mais importantes que você precisa levar em conta, são:

Treinar sua equipe

Quando você muda a forma como vende produtos, seus processos e procedimentos também mudam. Para garantir que a transição ocorra sem problemas, reserve um tempo para treinar adequadamente a equipe.

Encontrar a plataforma de vendas certa

O e-commerce D2C só terá sucesso se sua plataforma de e-commerce for organizada e eficaz. A tecnologia que você escolhe determina a experiência do cliente, o que afeta diretamente suas vendas. Por isso, é importante implementar uma solução de e-commerce integrado para tornar as transações fáceis e eficientes.

Organização de estoque

Quando você faz a transição para o D2C, torna-se sua responsabilidade atender aos pedidos dos clientes. Saber a disponibilidade do seu estoque é crucial para garantir o processamento dos pedidos de forma adequada e manter os clientes satisfeitos.

Discutindo a transição com parceiros

Antes de migrar para um modelo D2C, discuta esta transição com seus parceiros de negócios. Analise os números e certifique-se de que é a melhor e mais lucrativa maneira da sua empresa fazer negócios.

Identificando seu produto e cliente

Como uma empresa D2C, é sua responsabilidade comercializar seu produto diretamente para o consumidor. Identifique de que maneira o cliente terá seu problema resolvido com aquisição do seu produto, para que você possa desenvolver uma campanha de marketing eficaz.

Escolher como vender

A partir do momento que você faz a transição do seu negócio para o modelo D2C, será de sua responsabilidade a definição de preços, promoções e ofertas para o seu cliente. Será necessário descobrir os preços de seus produtos e decidir se deseja vender por meio de assinaturas ou pacotes. Reserve um tempo para determinar quantas opções de produtos você deseja fornecer ao seu público.

Marketing D2C

Ao assumir a mudança para um modelo de negócio D2C, uma das maiores (e principais) tarefas a serem assumidas é o desenvolvimento da seu plano de marketing.

Ao desenvolver campanhas e estratégias de marketing para seu e-commerce, considere seu produto e o consumidor que você pretende atingir.

Faça uso de práticas de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) em seu site, que poderá contribuir no aumento do tráfego online. Por exemplo, se você possui uma empresa de tênis de corrida, use uma frase como “os melhores tênis de corrida”. Em última análise, isso pode classificá-lo em uma posição mais elevada nos resultados de pesquisas para esse termo-chave. Outras estratégias de marketing digital, como campanhas de e-mail e presença nas redes sociais, também são importantes para a exposição da marca e construção de relacionamentos com clientes em potencial.

Suas campanhas de divulgação devem atender diretamente ao seu público-alvo — e essa personalização não deve se limitar ao marketing. Considere toda a experiência do cliente enquanto os visitantes navegam em seu site. Desde a navegação nos produtos até a conclusão do processo de checkout, esses clientes devem ter uma experiência perfeita. Ou seja, que forneça todas as informações necessárias e os deixem entusiasmados com sua empresa e produtos.

Programas de referência e marketing afiliado para D2C

Uma das maneiras mais eficazes de comercializar seus produtos é através de programas de referência e afiliados. Motive seus clientes para deixarem uma avaliação do produto e da compra, oferecendo um presente ou desconto especial.

Muitas empresas D2C também implementam programas de fidelidade à marca para transformar clientes ocasionais em clientes recorrentes. Empresas que implementam esses programas de forma atraente aumentam sua receita 2,5 vezes mais rápido do que as que não oferecem tal diferencial.

O modelo de vendas D2C permite mais controle sobre seus produtos, marketing, preços e interação com os consumidores. Ao implementar uma forte campanha de marketing e fazer a transição adequada para vendas D2C, sua empresa experimenta crescimento e lucro.