Logo E-Commerce Brasil

Cyber Monday – esta moda pega no Brasil?

Por: Arthur Carli

É graduado em Publicidade e Propaganda, com especialização em Marketing Digital. Atua também com branding e construção de marcas. Colaborou com o lançamento de grandes marcas do mercado nacional e é um entusiasta de tecnologia, branding, digital e varejo. Atualmente, assumiu a posição de Head de Marketing na Cellairis Brasil, a maior marca de inovação mobile do mundo.

Novembro é um dos meses do ano mais esperados pelos consumidores — e pelos varejistas, claro — que querem garantir os melhores descontos em produtos na Black Friday. Mas não é só ela que faz sucesso neste mês, a Cyber Monday também está ganhando espaço no Brasil. Ou será que ela ainda é um puxadinho?

Evento que acontece na primeira segunda-feira após o Dia de Ação de Graças, feriado tradicional nos Estados Unidos, no Brasil começou a ser adotado em 2012. Desde então, o varejo eletrônico tem aproveitado a oportunidade para oferecer desconto ao longo da semana, a Cyber Week.

Mesmo não sendo tão popular ainda quanto a Black Friday, a Cyber Monday é uma oportunidade para os e-commercers aumentarem as vendas, conquistando e fidelizando novos clientes. Será que esta onda vai mesmo pegar?

Experiência de compra

Em 2020, de acordo com dados do Busca Descontos, os clientes garantiram até 80% de desconto em produtos eletrônicos e o faturamento chegou a R$ 700 milhões, representando 41% das vendas em comparação ao ano de 2019.

As empresas que querem entrar neste mercado e se destacar precisam investir em mídias para se diferenciarem. Segundo pesquisa divulgada pela RBS, 43,7% dos consumidores que estão buscando produtos gostam de ver anúncios, pois ajudam na tomada de decisão. Também foi divulgado que mais de 80% dos entrevistados já compraram por influência de anúncios digitais.

Um dos pontos mais importantes para que os e-commercers consigam fidelizar os clientes é investir na experiência. No momento em que os consumidores fazem a compra on-line, eles também buscam a mesma experiência interativa da vida real.

O “Unbixing Singles Day” registra que 85% dos brasileiros que compram em super promoções gostam de participar de experiência de compras que sejam divertidas. Investir neste tipo de experiência ajudam a aumentar o ticket médio, uma vez que os consumidores tendem a gastar mais em promoções.

Os números vêm na esteira de bons resultados do varejo da Black Friday 2020. Segundo um estudo da Linx, as vendas online do e-commerce cresceram 60% na semana e 70% no mês em relação aos mesmos períodos de 2019.

Com os novos hábitos de consumo impulsionados pela pandemia, principalmente, tornando a jornada do cliente phygital, a Cyber Monday representa uma oportunidade para o comércio lucrar mais e consumidores obterem descontos, e que essa onda irá crescer cada vez mais no Brasil.