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Custos logísticos de transportadoras caem com pick up points

por João Cristofolini Terça-feira, 26 de junho de 2018   Tempo de leitura: 7 minutos

Custos logísticos são um drama comum às empresas de transportes. Quem atua no e-commerce sabe o quanto é oneroso acessar individualmente cada consumidor para a entrega ou o resgate de encomendas. E é assim porque o modelo adotado no comércio eletrônico prevê justamente isso. Mas e se fosse diferente, com um menor número de destinos para visitar?

Está na hora de conhecer as vantagens dos pick up points para transportadoras.

4 custos logísticos que transportadoras podem reduzir

Manter a produtividade sem perder e eficiência, mas com custos reduzidos, é um dos segredos para a longevidade e o crescimento sustentável de qualquer negócio. Não é diferente para as empresas que atuam no transporte de mercadorias adquiridas no e-commerce. Se os custos logísticos são um problema, os pick up points têm a solução. Quer ver só?

Preço do combustível

O momento não poderia ser mais propício para falar do gasto que lidera as preocupações das transportadoras. A greve dos caminhoneiros, que afeta todo o país, tem no alto valor cobrado pelo litro do óleo diesel uma das queixas principais. Em 12 meses, o custo do combustível subiu cinco vezes acima da inflação.

Quem utiliza a gasolina também reclama, já que o seu valor foi alterado mais de 110 vezes em apenas seis meses. A verdade é que, seja por caminhão ou outro veículo, as empresas de transportes precisam de uma solução para gerenciar melhor esse tipo de despesa. E ela pode ser matemática: reduzir os pontos de destino das entregas. Como? Fazendo parcerias com e-commerces que utilizam os pick up points.

Custos variáveis

O combustível, que também é um custo variável, mereceu um tópico à parte. Mas muitos outros também podem ser reduzidos conforme a empresa tem menos destinos a visitar. Custos variáveis, cabe lembrar, são aqueles alterados conforme o volume de serviços prestados.

Ou seja, se a transportadora acessa cada destinatário de modo individual, ela fatalmente gasta mais com combustível, pneus, lubrificantes, peças e seguro de cargas, entre outras despesas. Mais uma vez, a solução passa por concentrar as entregas e coletas em um número menor de pontos.

Manutenção

Veículos fora de serviço representam um prejuízo duplo às empresas de transporte. Além do gasto exigido para realizar o conserto, são carros e caminhões parados, deixando de gerar receitas. E não custa dizer o óbvio: quanto mais rodam, mais sujeitos à manutenções eles ficam, tanto preventivas quanto corretivas. Essa é uma realidade que atormenta todo gestor de frotas.

Despesas não previstas

As manutenções corretivas sobre as quais falamos representam um gasto com o qual o empresário não conta. Ainda assim, são um problema comum a veículos que estão todos os dias nas ruas, percorrendo grandes distâncias, indo de casa em casa. A necessidade de reparos devido à má infraestrutura rodoviária é uma constante.

Mas há ainda outras despesas não previstas no orçamento, como acidentes de trânsito e roubos de cargas. Se os veículos da empresa tivessem sempre os mesmos destinos, do centro de distribuição aos pontos de entrega de mercadorias, todos esses gastos poderiam ser melhor gerenciados. É por isso que você precisa conhecer o modelo de pick up points e as vantagens que ele representa.

Como o modelo de pick up points favorece empresas de transporte

Pick up points, também chamados de pontos de retirada ou click & collect, são estabelecimentos físicos credenciados para funcionar como locais de entrega de encomendas adquiridas no e-commerce. Funciona assim: o comprador faz o checkout na loja virtual e escolhe o ponto de retirada mais perto de sua casa para buscar o produto no dia e no horário de sua preferência.

É uma ideia simples, mas muito eficaz — e já consolidada em países diversos, como Estados Unidos, Inglaterra e França.
Ganha o consumidor (que não precisa estar em casa para receber o pedido), também o lojista online (que reduz custos com frete e eleva a satisfação do cliente) e ainda o lojista físico (que recebe uma comissão e vê aumentar o fluxo de pessoas no seu negócio).

Mas e as transportadoras, como se beneficiam?

Não é difícil de entender. A partir do momento em que elas não precisam mais levar os itens de casa em casa, mas apenas até os pontos de retirada, isso reduz todos os custos logísticos citados. Ou seja, elas deixam de acessar individualmente cada consumidor e gastam menos combustível.

Também reduz as despesas com manutenções e sujeita seus veículos a menos riscos de acidentes. Ainda pode monitorar melhor a frota, identificando prontamente se um veículo saiu do trajeto previsto, como em casos de assalto.

Quer mais? Veja outros dois benefícios que aparecem ao adotar o modelo:

Maior volume de coleta

Entre os parceiros de uma empresa de transporte, há e-commerces com um volume baixo de vendas, deixando espaço ocioso no veículo. Por outro lado, se as lojas trabalham com o mesmo destino, direcionando seus produtos aos pontos de retirada em comum, toda a capacidade de transporte é preenchida. Mas há ainda um aspecto tão relevante quanto: o da logística reversa.

Acessar individualmente cada consumidor para recolher um item de troca ou devolução toma tempo e dinheiro. Isso não acontece quando o cliente escolhe o pick up point também para entregar o produto que deseja substituir.

Menor taxa de insucesso na entrega

Tão ruim quanto chegar ao local de entrega e não encontrar o destinatário é ocorrer o mesmo em uma operação de logística reversa. Mas isso acontece, mesmo porque as pessoas não estão permanentemente em suas casas e o agendamento com cada cliente é inviável.

Nenhum desses problemas se repete quando tudo se concentra em um pick up point. Por essas e outras estamos falando sobre uma solução completa e definitiva para reduzir custos logísticos em transportadoras.

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