Customer insights: desvende o comportamento dos seus clientes

por Israel Nacaxe Segunda-feira, 09 de março de 2020   Tempo de leitura: 4 minutos

Entender o comportamento do consumidor tem se tornado fundamental para o sucesso dos negócios. Por isso, muitas empresas têm desenvolvido e utilizado estratégias de customer insights baseadas no uso intensivo dos dados para ajudar a decifrar o que ele pensa, como se comporta e o que o motiva. É a partir daí que as empresas conseguem melhorar a eficiência da comunicação entre todas as partes envolvidas, resultando no aumento das vendas.

O customer insights, para quem ainda não conhece, é considerado uma filosofia de relacionamento com os clientes, na qual o uso do CRM é parte importante desse processo. Porém, só é possível realizar uma boa análise e obter insights relevantes para o desenvolvimento dos negócios, quando utilizamos a coleta, fazemos um filtro e cruzamos as informações das pessoas. Para que você tenha sucesso ao utilizar essa metodologia, é preciso ficar atento aos pontos abaixo:

Qualidade dos dados

Ela faz toda a diferença na coleta de insights e no desenvolvimento da estratégia de negócios, pois se os dados não estiverem atualizados e forem confiáveis, ficará difícil ser assertivo e ter resultados de qualidade.

Uma equipe qualificada

Ter profissionais de data analytics e preparados para entender como as pessoas pensam e se comportam, faz toda diferença na construção de novas ideias

Pesquisas de mercado

É fundamental que sejam feitas pesquisas de mercado para entender melhor o comportamento de compra das pessoas e traçar qual é a melhor estratégia ou ferramenta para impactar da melhor forma novas pessoas.

Segmentação de mercado

Utilizar os bancos de dados permite gerar comunicações personalizadas, construir personas e identificar grupos de consumidores com características e comportamentos semelhantes.

Especialmente no momento do teste de campanhas e ações, a segmentação com base em fatos consegue oferecer amostras importantes de como transformar insights em vendas.

Mas, além dos pontos listados acima, ela precisa estar baseada em alguns aspectos para poder ser desenvolvida com solidez, como por exemplo:

Identifique seus recursos e defina metodologias

Como você irá coletar os dados? Quem será responsável por isso? Quais processos precisam ser estabelecidos? Como será feita a análise? Assegure-se de que você tenha recursos (humanos e financeiros) suficientes dedicados para essa função e a quantidade necessária, pois quanto mais insumos forem coletados, mais ricas serão as análises.

Escolha suas fontes de informação

Um dos aspectos mais importantes de uma estratégia de customer insights é o uso correto das fontes. O ideal é utilizar ao mesmo tempo dados internos e externos, para ter um material mais completo para análise.

Por fim, podemos concluir que é fundamental dominar a captura e a verificação de dados, automatizar a tomada de decisões estratégicas e adotar uma filosofia de customer insights para conhecer melhor seu cliente e enxergar novas possibilidades. Isso porque o crescimento das vendas depende, cada vez mais, de ter um relacionamento relevante com seu público e saber utilizar essas informações em prol do seu negócio.

Leia também: 54% dos clientes acreditam que uso de dados pelas empresas não os beneficiam


Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.