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Crise? Inovação através de novas fontes de receita do seu e-commerce

O país passa por uma forte crise e vemos diariamente notícias que cada vez abalam ainda mais a economia. No entanto, você sabe qual o significado da palavra crise? A palavra vem do grego krisis e deriva do verbo krinein: “separar, reparar”.

Na minha percepção, significa um momento de caos único que precede grandes mudanças. Gosto do significado das palavras, pois nos abre caminho para pensar diferente e inovar; e para o momento em que estamos atravessando precisamos trocar os óculos para enxergar novas possibilidades.

Mesmo em um período de crise, o mercado brasileiro de e-commerce conseguiu faturar mais no primeiro semestre do que o mesmo período no ano passado. Foram 18,6 bilhões de reais em 2015 contra 16,1 bilhões de reais em 2014.

A pergunta que fica é se o segundo semestre vai acompanhar o crescimento ou seguir a economia e despencar? Nesse momento, a busca por inovação, por testar coisas diferentes, validar hipóteses e principalmente aprender com este processo, vem com força máxima.

Um movimento muito interessante, de grandes varejistas utilizando sua plataforma para vender anúncios de outras empresas, que começou a ocorrer por volta de 2005 nos Estados Unidos, ganhou força nos últimos anos no mercado brasileiro.

A estratégia, iniciada pelo e-Bay, logo ganhou a participação de outros grandes players como Amazon e Walmart. No Brasil, a adoção foi feita inicialmente pela Magazine Luiza, que logo foi seguida pelos outros grandes.

No entanto, a cultura do desconhecido ainda prevalece em players menores, que preferem não surfar esta onda por receio e, principalmente, por acreditarem que é um modelo ainda não comprovado e, com isso, acabam ficando sentados na praia apenas assistindo.

Para termos uma ideia da oportunidade, uma estimativa feita pela empresa de marketing digital Conversion aponta que, juntas, as páginas das companhias de comércio eletrônico no Brasil receberam aproximadamente 13 bilhões de visitas no ano de 2014.

No entanto, apenas 1% desses acessos tornou-se venda. O que fazer com os 99% que entram no site e não compram? Nesse momento, vale trocar os óculos para enxergar diferente e entender como utilizar sua plataforma para gerar novas fontes de receita para a companhia.

Uma das fontes mais interessantes é sem sombra de dúvida a venda de anúncios de empresas que tenham sinergia com seu negócio, rentabilizando o tráfego já existente em sua plataforma. Uma receita sem custos, podendo gerar um aumento na margem de lucro.

Na maioria das vezes, falar de inovação acaba sendo muito amplo e abstrato. No entanto, a inovação sendo percebida e aplicada como uma equação entre: os principais desafios que a empresa enfrenta x os recursos que a empresa tem disponível, tem o poder de transformar um cenário negativo, em positivo e de crescimento.

Como sua empresa está inovando?