Acesso rápido

Crise atinge e-commerce? Não é o que dizem os números!

por Galleger Ilhe Sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Dois mil e dezesseis não tem sido um ano fácil para os brasileiros. Junto com a instabilidade econômica, recentemente o cenário político estremeceu mais uma vez. Os setores da economia, por sua vez, vêm sentindo os efeitos desta conjuntura.

O e-commerce, no entanto, como previsto, continuou a crescer. Apesar de o crescimento ter diminuído em relação ao ano anterior, os resultados apontados pelo 34º Webshoppers, relatório do Ebit, continuam extremamente positivos.

Em 2015, o setor cresceu 16% em relação ao mesmo período de 2014 e atingiu um faturamento de R$ 18,6 bilhões. Já neste ano, o crescimento diminui, atingiu a casa dos 5,2 pontos percentuais, mas o faturamento, em contrapartida, aumentou, chegando aos R$19,6 bilhões.

Este aumento pode ser justificado por diversos fatores. Um dos principais foi a elevação do ticket médio, que saiu de R$377 (no primeiro semestre de 2015) para R$ 403,46, registrando alta de 7%.

Outro indicador expressivo a ser destacado foi a preferência dos consumidores por pagamentos menos flexíveis: motivados pela insegurança e o temor em relação às altas taxas de desemprego, 42% dos compradores online optaram por pagar suas compras à vista. E esta é uma tendência que deve seguir, assim como a diminuição do frete grátis que vem começando a ser mais aceita e compreendida pelo consumidor.

Todos estes indicativos, no entanto, não surgiram à toa, vieram de uma mudança de postura tanto do consumidor quanto dos lojistas, que buscaram, pesquisaram e empregaram estratégias a fim de contornar o momento pessimista.

Uma das alternativas encontradas pelos empreendedores foi melhorar a experiência do consumidor tanto via desktop quanto via mobile, tendência que também foi destacada no mais recente Webshoppers.

É importante ressaltar ainda o crescimento das compras realizadas via mobile: em 2015 apenas 10,1% das transações foram feitas nestes dispositivos. Em 2016, este número aumentou para 18,8%, quase o dobro!

Mas é claro que estas mudanças precisaram de um empurrãozinho especial por meio dos investimentos em marketing digital. Este tipo de publicidade é indispensável primeiro porque se desenvolve no ambiente online, mesmo espaço onde o próprio negócio atua, o que acaba proporcionando a adequação necessária para que os consumidores concretizem suas compras.

Segundo porque oferece diversas modalidades de investimento, para todos os tipos de bolsos, ou seja, de acordo com o objetivo pretendido e o tamanho do investimento, é possível criar estratégias bastante pontuais e práticas e que deem resultados visíveis.

Tudo isto só mostra que, ao contrário do que defendem os pessimistas, o e-commerce continua avançando, mesmo em um cenário no qual a maioria dos setores da economia vem vacilando. E para isso, é preciso trabalhar, inovar, pesquisar e insistir. Apesar de muito recente, o e-commerce nacional demonstra muito potencial, que precisa ser aproveitado com inteligência.

Aproveite o momento, estude o cenário, pesquise tendências, invista em estratégias seguras, inovadoras, firme parcerias e cresça!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.