Projeto mantido por:

Criptomoedas: como elas podem ser o futuro do seu negócio digital

por Alfredo Soares Sexta-feira, 05 de agosto de 2022   Tempo de leitura: 4 minutos

De maneira resumida, as criptomoedas são moedas virtuais, criadas exclusivamente para serem utilizadas na internet de forma criptografada, ou seja, com uma camada de segurança digital que impede fraudes. Elas também operam fora das intermediações dos governos, ficando a cargo dos próprios usuários e corretoras online garantirem a estabilidade desse novo modelo de transação por meio do uso das redes de blockchain, sistema que permite o envio e o recebimento de alguns tipos de informação pela internet.

Com a velocidade com que mudanças em pagamentos estão acontecendo, qual vai ser o impacto do uso das criptomoedas no e-commerce?

A fama e a popularização das criptomoedas ocorreram após o lançamento do Bitcoin, primeira moeda digital do planeta e, a partir daí, não parou mais. Empresas por todo mundo já se preparam para se adaptar a esse novo modelo de negócios, e o anúncio da criação do metaverso, por Mark Zuckerberg, só serviu para tornar essa “corrida virtual” ainda mais intensa. A maior rede de cinemas dos Estados Unidos, AMC, já planeja aceitar o Bitcoin como pagamento dos ingressos, e as unidades do McDonald’s em El Salvador já aderiram definitivamente ao uso delas.

Com a velocidade com que essas mudanças estão acontecendo, qual vai ser o impacto do uso dessas moedas para o e-commerce?

Novos mercados e menos custo operacional

Usuários de criptomoedas não precisam de contas em bancos para fazer suas transações. Com acesso à internet e um smartphone em mãos, qualquer pessoa que esteja interessada pode abrir uma carteira digital e começar a utilizá-las, facilitando o processo de compra a nível global. Sem as taxas ou burocracias dos métodos de pagamento tradicionais, essa opção pode vir a garantir mais poder de compra aos clientes e lucratividade aos negócios, que também vão poder contar com mais velocidade para o recebimento dos valores pagos.

Essas vantagens só são possíveis porque cada transação em cripto pode ser feita pelo modelo Peer to Peer (P2P), que ocorre diretamente entre os usuários, sem a intermediação de uma terceira parte.

Mais segurança

Um relatório da Arkose Labs, empresa americana de segurança da informação, mostra que o Brasil está na lista dos cinco países mais afetados por fraudes digitais. Com essa preocupação crescendo entre empresários que realizam suas vendas pela internet, a chegada das criptomoedas pode finalmente trazer mais tranquilidade para os negócios brasileiros. Isso porque elas utilizam a tecnologia de blockchain, que nada mais é do que um grande banco de dados que verifica e valida todas as transações a nível mundial, sem a participação de corretoras, governos ou instituições burocráticas. Uma vez registradas, essas transações não podem mais ser alteradas, o que garante a segurança do processo.

Pouco a pouco, a tecnologia vai mudar e facilitar toda nossa cultura de vendas. Dessa forma, a estrutura comercial do seu negócio precisa estar preparada para continuar no jogo. Quem aí está ansioso? Quero saber sua opinião, coloque aqui nos comentários.

Leia também: O que o brasileiro pensa sobre criptomoedas e o que quer fazer com elas?

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER