Acesso rápido

Criando conteúdo para página de produtos a partir da transcrição de áudios

por Sidney Jhony Dias da Silva Sexta-feira, 13 de setembro de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

Não importa o produto que você está vendendo. O conteúdo deve ser uma parte essencial da sua estratégia de marketing, e a inserção de palavras-chave na página do seu produto é muito importante para a estratégia SEO. Porém, é comum encontrar diversas páginas de produtos contendo apenas o vídeo referente ao produto e sem nenhum conteúdo descritivo. Na maioria dos casos, o conteúdo não foi disponibilizado pelo fornecedor.

Uma solução seria transcrever a fala do vídeo e inserir no conteúdo da página. Dessa forma, é possível criar um conteúdo útil, atrativo, com diversas palavras-chave e otimizado para os mecanismos de buscas.

Ao invés de digitar todo o áudio, podemos simplesmente utilizar alguma ferramenta para realizar a transcrição do áudio. Existem diversas plataformas no mercado para transcrição, mas, para esse artigo, vou realizar a transcrição utilizando a plataforma do Google Cloud Speech-to-Text.

O que é Cloud Speech?

A Cloud Speech é uma API para conversão de voz em texto com tecnologia de machine learning, disponível para áudios de curta e longa duração, permite fazer a transcrição de fala para texto de arquivos de áudio em mais de 120 idiomas. Neste artigo, vou demonstrar como utilizar a aplicação com o recurso do site e utilizando a API.

Com o Cloud Speech-to-Text é possível realizar a transcrição pela própria página do serviço, porém, o tempo do áudio se limita apenas um minuto.

Acessando a página https://cloud.google.com/speech-to-text/ você vai encontrar toda documentação da aplicação e um formulário para realizar uma conversão em tempo real. Basta escolher o idioma, a quantidade de speakers, selecionar a opção para pontuação do texto e, por fim, realizar o upload do áudio.

Passo a passo

Para demonstração, realizei a conversão de 15 segundos de um vídeo disponível no canal do Ecommerce Brasil no Youtube. Veja o resultado da transcrição na imagem abaixo:

 

Também será exibido um resultado em json com informações mais técnicas.

Infelizmente pela página da aplicação, só é possível transcrever áudios de no máximo um minuto. Entretanto, podemos utilizar a API para trabalhar com áudios maiores e de forma síncrona e assíncrona. Na própria página tem toda documentação necessária para utilizar a API.

No exemplo abaixo criei uma conta no Google Cloud (Free). Criei um novo projeto com o nome “video-texto“.

Logo após, selecionei o link para APIs e Serviços.

Na próxima tela digito speech para encontrar a API e clico nela.

 

Para finalizar, clique em habilitar. Neste momento já posso utilizar a API no Google Cloud.

Em seguida, navegue até a seção APIs e serviços novamente e clique em Credenciais. Crie uma credencial do tipo “API Key“. A chave gerada será necessária para consumir a API.

Agora vou para o cloud shell (linha de comando do Google Cloud), para acessar é preciso clicar no ícone da linha de comando do Google Cloud.

 

Em seguida, uma sessão cloud shell será aberta. Será nesse terminal que vou utilizar a API.

No terminal aberto, preciso criar um arquivo com o caminho para o áudio que será transcrito. Utilizei o editor nano para criar o arquivo solicitacao.json.

Inseri um script json fornecido pela documentação que vai transcrever o áudio brooklyn.flac, que está disponível nos arquivos de testes do próprio Google Cloud. Veja que é necessário informar as configurações e caminho do áudio.

Resultado

Para finalizar, faço a chamada da API com o comando curl, passo o nome do arquivo json que contém o caminho do áudio e a URL do Google Speech junto com minha chave “API Key”.

O resultado é uma resposta em json contendo a transcrição do áudio e o parâmetro “confidence”, que indica a certeza de que a API transcreveu o áudio com precisão.

Esse foi um exemplo simples, porém, é possível transcrever áudios com muitas horas e integrar com o Google Docs ou qualquer outro serviço do Google.

Leia também: Mais do que um buscador, Google ajuda empresas a conquistar novos clientes

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.