Criando conteúdo para página de produtos a partir da transcrição de áudios

por Sidney Jhony Dias da Silva Sexta-feira, 13 de setembro de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

Não importa o produto que você está vendendo. O conteúdo deve ser uma parte essencial da sua estratégia de marketing, e a inserção de palavras-chave na página do seu produto é muito importante para a estratégia SEO. Porém, é comum encontrar diversas páginas de produtos contendo apenas o vídeo referente ao produto e sem nenhum conteúdo descritivo. Na maioria dos casos, o conteúdo não foi disponibilizado pelo fornecedor.

Uma solução seria transcrever a fala do vídeo e inserir no conteúdo da página. Dessa forma, é possível criar um conteúdo útil, atrativo, com diversas palavras-chave e otimizado para os mecanismos de buscas.

Ao invés de digitar todo o áudio, podemos simplesmente utilizar alguma ferramenta para realizar a transcrição do áudio. Existem diversas plataformas no mercado para transcrição, mas, para esse artigo, vou realizar a transcrição utilizando a plataforma do Google Cloud Speech-to-Text.

O que é Cloud Speech?

A Cloud Speech é uma API para conversão de voz em texto com tecnologia de machine learning, disponível para áudios de curta e longa duração, permite fazer a transcrição de fala para texto de arquivos de áudio em mais de 120 idiomas. Neste artigo, vou demonstrar como utilizar a aplicação com o recurso do site e utilizando a API.

Com o Cloud Speech-to-Text é possível realizar a transcrição pela própria página do serviço, porém, o tempo do áudio se limita apenas um minuto.

Acessando a página https://cloud.google.com/speech-to-text/ você vai encontrar toda documentação da aplicação e um formulário para realizar uma conversão em tempo real. Basta escolher o idioma, a quantidade de speakers, selecionar a opção para pontuação do texto e, por fim, realizar o upload do áudio.

Passo a passo

Para demonstração, realizei a conversão de 15 segundos de um vídeo disponível no canal do Ecommerce Brasil no Youtube. Veja o resultado da transcrição na imagem abaixo:

 

Também será exibido um resultado em json com informações mais técnicas.

Infelizmente pela página da aplicação, só é possível transcrever áudios de no máximo um minuto. Entretanto, podemos utilizar a API para trabalhar com áudios maiores e de forma síncrona e assíncrona. Na própria página tem toda documentação necessária para utilizar a API.

No exemplo abaixo criei uma conta no Google Cloud (Free). Criei um novo projeto com o nome “video-texto“.

Logo após, selecionei o link para APIs e Serviços.

Na próxima tela digito speech para encontrar a API e clico nela.

 

Para finalizar, clique em habilitar. Neste momento já posso utilizar a API no Google Cloud.

Em seguida, navegue até a seção APIs e serviços novamente e clique em Credenciais. Crie uma credencial do tipo “API Key“. A chave gerada será necessária para consumir a API.

Agora vou para o cloud shell (linha de comando do Google Cloud), para acessar é preciso clicar no ícone da linha de comando do Google Cloud.

 

Em seguida, uma sessão cloud shell será aberta. Será nesse terminal que vou utilizar a API.

No terminal aberto, preciso criar um arquivo com o caminho para o áudio que será transcrito. Utilizei o editor nano para criar o arquivo solicitacao.json.

Inseri um script json fornecido pela documentação que vai transcrever o áudio brooklyn.flac, que está disponível nos arquivos de testes do próprio Google Cloud. Veja que é necessário informar as configurações e caminho do áudio.

Resultado

Para finalizar, faço a chamada da API com o comando curl, passo o nome do arquivo json que contém o caminho do áudio e a URL do Google Speech junto com minha chave “API Key”.

O resultado é uma resposta em json contendo a transcrição do áudio e o parâmetro “confidence”, que indica a certeza de que a API transcreveu o áudio com precisão.

Esse foi um exemplo simples, porém, é possível transcrever áudios com muitas horas e integrar com o Google Docs ou qualquer outro serviço do Google.

Leia também: Mais do que um buscador, Google ajuda empresas a conquistar novos clientes

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.