Logo E-Commerce Brasil

Criando calls to action para aumentar a receita

O call to action (CTA) é um dos aspectos mais importantes de uma mensagem de e-mail. O CTA é projetado para convencer os assinantes de e-mail a darem o próximo passo e visitar seu site. Sem visitas em seu site, certamente não haverá chance de conversão e, portanto, nenhuma receita gerada.

Então, como criar CTAs eficazes que chamam a atenção dos seus assinantes e os levam a clicar?

Vamos começar pelo design.

Chame atenção com tamanho:

O tamanho de um elemento, em relação a outros, em uma campanha de e-mail, indica a sua importância. Quanto maior o elemento mais importante ele é. O CTA na campanha de e-mail deve ser o maior elemento. Se você optar por ter vários CTAs dentro de uma campanha de e-mail, o mais importante deve ser dominante.

Destaque-se com posicionamento:

A posição do CTA em uma campanha é crítica. Você não quer que seu CTA esteja no final de um longo e-mail. Os assinantes gastam apenas segundos visualizando suas campanhas de e-mail. Coloque o CTA em uma posição de destaque. Tenha em mente que os assinantes estão visualizando da esquerda para a direita em formato padrão de ‘S’ ou ‘L’, dependendo da peça. Se seu e-mail é super longo, considere o mesmo CTA na parte superior e na parte inferior. No exemplo abaixo você pode ver que o CTA tem uma posição privilegiada na parte superior.

CTA 1

Aproveite os espaços em branco:

O uso de espaços em branco (ou espaço morto) em torno de um botão de call to action é uma maneira eficaz de fazê-lo se destacar em áreas onde há muitos elementos. Isso é ainda mais importante para os assinantes que estão vendo seus e-mails em dispositivos móveis e tablets. Lembre-se, eles estão em uma tela muito menor e estão usando o dedo como mouse.

Contraste de cores se destacam :

Decidir quais cores usar para os botões CTA é muito importante. Use cores em seu call to action que tenham alto contraste em relação aos elementos circundantes e do fundo, pois é fundamental garantir que o usuário perceba seu call to action. O CTA no exemplo abaixo é claro, uma vez que usa laranja contra um fundo azul claro. Realmente se destaca!

CTA 2

Vamos falar agora de contexto!

Defina expectativas e valor a comunicar:

Os melhores CTAs são aqueles extremamente claros, concisos e objetivos. Os assinantes querem saber o que há no e-mail para eles. Responda a essa pergunta no CTA. Evite CTAs vagos e seja criativo. O CTA da campanha abaixo, por exemplo, tem consistência e é cativante. ‘Hit the showers’ ressoa com uma atitude ‘vamos nessa’, uma alusão a esportes e se encaixa bem também com o tempo chuvoso na ocasião.

CTA 3

Redução da dificuldade e ansiedade:

Muitas vezes, a hesitação de um assinante para agir é causada por pensar que uma ação será difícil, cara ou demorada. Se há etapas adicionais no processo de conversão, deixe-os saber com antecedência. Os melhores CTAs transmitem que tomar uma ação é simples e não requer muito tempo. No exemplo a seguir, o botão de call to action define explicitamente o tempo que levaria o usuário a se inscrever e informa aos usuários que a inscrição não tem custo.

CTA 4

Transmita senso de urgência:

Criar um senso de urgência através do CTA, como uma oferta por tempo limitado ou um desconto especial para compra imediata, pode superar a hesitação de comprar. Você também pode jogar com a emoção de que eles podem perder uma oportunidade se não agirem no momento.

A criação e concepção de CTAs eficientes depende de reflexão e planejamento. Não pule esse passo crítico no processo de criação do e-mail. Ao tomar as considerações acima em conta, seus calls to action levarão a mais cliques e mais conversões.