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Compre online e retire na loja: o crescimento do pick up in store

Por: Tiago Moraes

Bacharel em Análise de Sistemas, empreendedor e apaixonado por tudo que envolve o varejo digital, é fundador e CEO da agência e-Plus, E-commerce e Marketing Digital.

Derivada da frase em Inglês “Buy Online Pick Up In Store” (BOPIS), a expressão “compre online e retire na loja” tem ganho cada vez mais destaque no e-commerce, sobretudo porque alivia o frete para o cliente. Só nos EUA, por exemplo, os consumidores gastaram mais de US$ 72 bilhões com esse tipo de compra em 2020, segundo a Business Insider.

No BOPIS, você varejista atende normalmente o pedido de um cliente online por meio da sua loja virtual. Mas na hora que o cliente estiver para finalizar a compra, a loja deve apresentar a opção de selecionar a hora e a loja física onde ele poderá retirar o produto. Aí você embala o produto e aguarda a retirada. Se o item não estiver na loja local, então deve-se fazer transporte da loja mais próxima. Simples assim.

BOPIS: compre online e retire na loja em números

Para você compreender melhor a quantas anda essa tendência de compras, eu selecionei alguns números de diversas fontes sobre o assunto. Confira adiante:

  • 67% dos consumidores dos EUA usaram o BOPIS nos seis primeiros meses de 2021 (infográfico Invesp);
  • 75% dos clientes que usaram o BOPIS provavelmente farão uma compra adicional (infográfico Invesp);
  • 10% de todas as vendas serão feitas via BOPIS até 2025 (infográfico Invesp);
  • 50% dos clientes decidiram comprar online por causa da opção do BOPIS (infográfico Invesp);
  • 90% dos varejistas planejam implantar o BOPIS até o fim deste ano de 2021 (infográfico Invesp);
  • 77% dos consumidores preferem usar o BOPIS para ver os produtos antes de leva-los (infográfico Invesp);
  • 65% dos consumidores preferem usar o BOPIS para evitar custos de envio (infográfico Invesp);
  • 70% dos consumidores dizem que o BOPIS melhorou a experiência de compra (National Retail Federation);
  • 20% maiores são as chances de um consumidor comprar em um varejista que oferece BOPIS do que em um varejista que não oferece esse serviço (Adobe citada por RIS News);
  • 50,1% dos clientes já fizeram uma compra adicional não planejada em uma loja física na qual foram retirar um produto que compraram online (Raydiant).

Como se pode observar, a opção de comprar online e retirar na loja proporciona benefícios tanto para o consumidor quanto para você varejista. Por exemplo, isso permite ao comprador evitar o custo do frete e pode gerar compras adicionais quando o cliente for retirar o produto comprado online em uma das suas lojas físicas.

Mais vantagens do BOPIS

Ao implantar o BOPIS no seu comércio, você embarca em uma modalidade de vendas cuja tendência é crescer nos próximos anos. Essa modalidade melhora a experiência de compras ao conferir maior poder de decisão aos consumidores e ao diminuir os custos do frete em muitas situações.

O BOPIS gera, ainda, compras não planejadas. É que quando o cliente vai buscar o produto que comprou online ele precisa passar em meio às prateleiras de produtos da sua loja física, o que pode despertar nele o desejo de compra de outros itens ou de produtos complementares.

Além disso, em vários casos, a compra online com retirada na loja permite que o cliente obtenha o produto de um modo muito mais rápido do que por meio do frete tradicional. Enquanto este último pode levar em média 3 a 10 dias úteis, o BOPIS pode liberar a coleta em 2 dias úteis ou instantaneamente.

No Brasil, grandes varejistas como o Magazine Luiza e a Casas Bahia já usam esse método de entrega de produtos com sucesso. Avalie, portanto, você também se vale ou não a pena implantar o BOPIS no seu comércio.