Em tempos de economia sensível, boa parte dos empresários cogita realizar algum corte de custos. Por menor que seja, qualquer gasto a menos, nessas horas, faz diferença. Especialmente, para os donos de e-commerce que se vêm frente ao novo modelo de cobrança de ICMS, que promete dificultar o dia a dia do negócio e impor mais burocracia na rotina das lojas virtuais.
Para lidar com um cenário um tanto quanto desafiador, contudo, é preciso um pouco mais do que simplesmente cortar custos, é necessário estabelecer critérios e diminuir gastos com inteligência para não comprometer áreas vitais para a sobrevivência do negócio.
Algumas das alternativas mais pontuais são em relação aos custos com logística. É importante sempre manter um bom relacionamento e uma via de comunicação aberta e constante com os fornecedores.
O empresário que trabalha com bons fornecedores tem espaço para expor a situação e negociar melhores preços e condições. Vale ainda cotar os principais produtos da loja em diferentes lugares.
Pesquisa é sempre importante, mas nem sempre as pessoas têm tempo ou até mesmo acomodam-se e deixam de procurar. Em momentos como o atual, a comodidade deve ser deixada de lado para dar lugar às soluções arrojadas e benéficas para o negócio.
Soluções diferenciadas para a política de entregas da loja também podem ser pensadas. Negocie com a transportadora preços mais em conta ou opte por um serviço mais barato, como o dos Correios.
Se essa não for uma alternativa para a sua loja, pesquise, busque outras transportadoras, exponha a situação, firme uma parceria.
Vale pensar em estender o prazo de entrega da loja ou até mesmo cobrar um frete um pouco maior ou embutir no valor do produto, isso, sem ultrapassar o limite do justo e do necessário, claro. Exagerar no valor do frete também pode fazer sua loja perder vendas e, com certeza, não é isso que você quer.
Caso, prefira opções menos impactantes para o consumidor, é possível buscar soluções tecnológicas por meio de ferramentas e softwares que automatizem os processos da loja.
A alternativa pode ser viável, tornando cada etapa mais eficiente, resultando em um sistema muito mais arrojado e ágil. Para isso, pesquise, busque. O mercado dispõe de diversas opções de CRMs, precificadores e ERPs, que podem fazer toda a diferença para o seu negócio.
Outra medida que pode ser eficaz no momento de reduzir os gastos é optar por embalagens mais simples e baratas, o que, claro, não quer dizer de qualidade inferior.
É importante manter o padrão de segurança necessário, mas talvez seja possível abrir mão de um design personalizado ou optar por um material mais barato.
Vale, também, nesse caso, pesquisar por outros preços e outros fornecedores em busca de um preço mais atrativo ou um desconto maior.
Para economizar ainda mais, foque seus esforços e invista no marketing digital, que é bem mais barato que as mídias convencionais e ainda permite que os resultados sejam pontualmente mensurados, proporcionando uma manutenção efetiva.
Ou seja, se o dinheiro uma vez investido não deu o retorno necessário é possível realocá-lo para para outras ferramentas e recursos e testar um novo investimento.
Em suma, é momento de ser criativo, empreendedor. Reinvente processos, busque margens melhores e negociações mais justas em todas as etapas da gestão.
E lembre-se: o momento é de fidelizar seu cliente. Então, enxugue seus custos, mas não descuide da qualidade no atendimento.