Acesso rápido

Como a opção de retirada na loja impacta a logística da empresa?

por Fernando Horvath Quinta-feira, 07 de março de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

Por muitos anos, o comércio eletrônico ofereceu, exclusivamente, a entrega na localidade escolhida pelo comprador. A princípio, os serviços dos Correios eram utilizados com maior frequência. Atualmente, o cenário é mais competitivo e, por isso, conta com o serviço de transportadoras especializadas. Porém, uma inovação tem se destacado nos últimos anos: a opção retirada na loja.

Com a retirada na loja, eliminam-se várias questões, como problemas de entrega

Esse é um fator que acrescenta comodidade ao processo de recebimento de mercadorias, ainda que seja pouco utilizada por ser uma novidade. Segundo a pesquisa Webshoppers de 2018, somente 10% dos pedidos foram entregues utilizando essa modalidade, também chamada de pick-up.

Para ficar por dentro deste tema, confira as informações que separamos para você:

Quais são os benefícios dessa prática?

Para as lojas online que decidem aderir a essa nova prática, há muitos benefícios que revelam o valor do investimento. Em primeiro lugar, eliminam-se problemas com a entrega, pois o comprador tem a liberdade de se dirigir a loja quando lhe for mais conveniente.

A eventual devolução ou troca também se torna mais simples, uma vez que tudo pode ser solucionado na própria loja. Para isso, é preciso contratar parceiros qualificados para lidar com a logística reversa.

Por fim, o lojista tem a oportunidade de aumentar o número de visitantes na loja e, com isso, observar um incremento significativo nas vendas.

Como a retirada na loja impacta o comércio eletrônico?

O setor de comércio eletrônico está em constante mudança, principalmente no que se refere à operação logística. Isso ocorre porque a entrega dos pedidos é um dos principais fatores para alcançar um elevado nível de satisfação junto aos consumidores.

Por isso, o oferecimento de retirada em lojas ou pontos de coletas contribui para a melhoria dos resultados. Antes de dar início a essa modalidade de distribuição de mercadorias, é preciso considerar a infraestrutura necessária e a criação de parceiras com transportadores.

A ascensão no varejo

De modo geral, as lojas que fazem uso do modelo de retirada em lojas dispõem de um planejamento logístico e de armazenamento para lidar com essa nova demanda. Por isso, esse serviço está presente em grandes varejistas que comercializam:

  • itens de vestuário
  • livros, CDs e jogos
  • equipamentos eletrônicos
  • móveis e eletrodomésticos

Isso ocorre porque há uma ampla rede de lojas físicas que possibilita o recebimento da mercadoria, a troca e até mesmo a devolução.

O papel da omnicanalidade

O serviço conhecido como Clique e Retire ou, ainda, pick-up store, é de grande utilidade, porém, o gestor deve estar ciente da necessidade de aparato tecnológico para viabilizar a operação. É nesse momento que a omnicanalidade entra em ação para possibilitar a integração entre o lojista e o comprador.

Esse conceito representa o propósito de tornar as diferenças entre as compras realizadas online e as lojas físicas imperceptíveis. Dessa forma, é possível explorar diferentes formas de relacionamento com o consumidor para atender as demandas de:

  • devolução
  • retirada na loja
  • logística reversa
  • entrega expressa

Os resultados dessa estratégia têm deixado os clientes e os gestores cada vez mais impressionados.

Os cuidados com a experiência do cliente

Quando o cliente se dirige até a loja de sua escolha para retirar o seu pedido, é preciso tomar alguns cuidados para garantir que a transação ocorra de forma satisfatória. Por isso, é preciso treinar a equipe de depósito para separar essas mercadorias e evitar perdas ou avarias.

Já a equipe de atendimento deve cuidar para conferir as informações do pedido e do comprador para entregar a mercadoria correta. As lojas de vestuário, por exemplo, incentivam que o cliente experimente a mercadoria e realize a troca do produto em caso de necessidade. Todas essas medidas são fundamentais para realizar um atendimento de excelência.

Como você pode perceber, a retirada na loja é uma alternativa que vai crescer nos próximos anos. Por isso saia na frente da concorrência e adote esse serviço para conquistar mais compradores.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.