Acesso rápido

Como aproveitar a Copa para vender mais nos Marketplaces

por Allan Zeidler Sexta-feira, 06 de julho de 2018   Tempo de leitura: 2 minutos

Finalmente chegamos a tão aguardada Copa do Mundo, um período do ano mágico no qual o mundo todo vira a suas atenções para as seleções convocadas, quem será campeão e onde os melhores jogadores do mundo entram em campo na mesma competição. Junto com a Copa, as empresas aproveitam para criar promoções e aproveitar os ânimos do consumidor. Isso vale para todo o comércio, principalmente vendas on-line, e claro, nos Marketplaces.

Basta acessar sites como Americanas.com e Mercado Livre para perceber as chamadas promocionais com o tema de Copa do Mundo. Os benefícios variam desde descontos atraentes como “até 60%” como frete grátis, brindes e etc.

Mas a pergunta é: como participar destas promoções?

Primeiramente, é importante lembrar não há mágica para trabalhar qualquer tipo de promoção em Marketplaces. O motivo é simples: Eles precisam manter a loja padronizada. Consegue imaginar se cada seller (esse é o termo usado para chamar os vendedores) inventasse alguma promoção? Seria uma bagunça e muitos consumidores ficariam confusos. Entretanto, os próprios marketplaces preparam modelos promocionais para seus consumidores, os sellers precisam apenas se adequar a estas campanhas.

Abra os principais marketplaces e veja que todos eles tem alguma chamada promocional, e claro, em época de Copa do Mundo, alguma coisa apelativa nesse sentido, normalmente ligado a televisores ou equipamentos eletrônicos. Um bom exemplo é a Casas Bahia, mudaram inclusive a identidade visual da logomarca e da página.

Voltando ao ponto de como aproveitar as promoções dos Marketplaces, podemos seguir três recomendações:

1- Tenha certeza que você está recebendo os e-mails direcionados aos sellers de cada Marketplace que você vende;

O primeiro ponto é: você já vende nos Marketplaces? Essa pergunta parece óbvia, mas o que estamos querendo falar aqui é sobre reputação. Os Marketplaces levam muito em consideração a reputação dos vendedores na hora de exibir os produtos aos consumidores. Além disso, quando você se torna um seller, você passa a receber o fluxo de e-mails de contato entre o Marketplace e os sellers, e, consequentemente, os e-mails indicando as campanhas. A B2W, dona da Americanas.com tem até um material mostrando como participar destas promoções, veja clicando aqui (http://blog.b2wmarketplace.com.br/2018/04/05/campanhas-do-b2w-marketplace/).

2- Localize as categorias que o marketplace está fazendo promoção para ver se você consegue encaixar para seus produtos;

Outra maneira de conseguir aproveitar estas campanhas é alinhar os preços dos seus produtos, os descontos com as promoções realizadas pelos Marketplaces. Normalmente os marketplaces fazem descontos em categorias pré-definidas, veja quais lhe interessam, acesse as categorias e veja se possui produtos que estejam alinhados a campanha. Juntando os produtos corretos, com ajuste de preços e descontos é um caminho para você entrar no radar do Marketplace e aparecer para os consumidores.

3- Edite seus produtos, preços e os coloque em ritmo de Copa, isso gera empatia com os consumidores

Uma terceira opção, que algumas vezes pode não ser bem vista pelos Marketplaces, é trabalhar nos títulos e imagens do produto fazendo um apelo promocional. Anúncios que oferecem brindes ou “compre e ganhe”, dependendo do benefício, pode ser uma boa isca para conseguir vendas. Vale testar!

Para finalizar, lembre-se que os Marketplaces podem ser grandes aliados à sua estratégia de vendas. Porém, por se tratar de um ambiente de alta competição, esteja sempre atento aos seus principais produtos, qualidades dos seus anúncios, descrições de qualidade, boas fotos, e claro, o alinhamento de preço com seus concorrentes. Afinal, não há campanhas promocionais que se sustentem se o dever de casa não tenha sido feito.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

1 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.