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Copa do Mundo oferece oportunidade para fidelizar clientes

por Marcelo Ramos Segunda-feira, 25 de junho de 2018   Tempo de leitura: 7 minutos

A Copa do Mundo é uma data esportiva que oferece inúmeras oportunidades a diversos setores, principalmente aqui no Brasil. A euforia dos torcedores e o apreço pelo evento em si abrem portas para que as empresas possam aumentar as vendas e fidelizar os clientes. Entretanto, para isso, é necessário ter um canal estreito de comunicação com o consumidor e entender seu perfil de comportamento.

A comunicação omnichannel é uma ferramenta valiosa para se aproximar da sua base de clientes nesse momento. Ferramentas como SMS, e-mail marketing e mensagem de voz ajudam na divulgação de campanhas promocionais e estimulam respostas do usuário final. Essas ferramentas podem trabalhar a comunicação de forma integrada, utilizando diversos canais e atendendo a diversos objetivos. Com um fluxo iniciado pelo cliente por meio do SMS, posteriormente migrando para o Facebook Messenger, o cliente consegue realizar o pedido, recebe a confirmação de compra por e-mail e um flash SMS como lembrete da compra, para essa situação, podemos citar como exemplo um delivery de cerveja.

Desse modo, toda a programação do fluxo acontece no mesmo ambiente, sem a necessidade de integrações complicadas. Ou seja, o usuário final consegue realizar o pedido numa interface de utilização simples e a empresa cria um novo canal para ativação de vendas, com custo baixo, e ainda tem uma base segmentada por preferências, que pode trabalhar em outras ações.

Outro exemplo interessante é de um restaurante que pode oferecer desconto especial em bebidas nos dias de jogos do Brasil. Utilizando uma base de clientes já cadastrada, o estabelecimento divulga a campanha por meio de SMS para captar a atenção dos consumidores reforçando a importância de uma comunicação integrada. Da utilização dos diversos canais omnichannel para realizar campanhas de acordo com os perfis do consumidor e toda essa questão de combinar os pontos de contato com o consumidor, que deixou de ser uma tendência de mercado para se tornar uma filosofia de serviço ao cliente. Todo esse processo, além de gerar engajamento, permite que as marcas sejam relevantes. Consequentemente, faz com que o consumidor crie laços de fidelidade com a marca.  

Por outro lado, se a ideia é vender um produto, a empresa pode oferecer descontos por meio de códigos promocionais. Além de facilitarem a vida do usuário, rendem ótimas métricas para análises pós-campanha. Ao oferecer um código promocional de uma camisa da seleção brasileira, a loja consegue identificar qual o perfil dos clientes que concretizaram a compra e quais não foram impactados pela ação.

O objetivo de ações como essas é oferecer benefícios aos clientes e fidelizá-los. Organizar campanhas omnichannel, além de reduzir custos, é um processo simples e efetivo, com alto retorno sobre o investimento (ROI). Ações na Copa do Mundo, com foco em vendas e fidelização, podem gerar um ROI de até 30%. É uma oportunidade que as empresas dos segmentos de varejo e e-commerce, por exemplo, não podem perder.  

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