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Convertendo mais através de feedbacks de uma loja virtual

Por: Marcelo Goberto de Azevedo

Diretor de Tecnologia na empresa DragonSoft Tecnologia, focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Escritor e redator do Mundo E-commerce. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

Todos sabem que um comércio eletrônico de sucesso é aquele que vai além das barreiras digitais e consegue uma simbiose do processo de compra com as expectativas e anseios dos clientes. Porém a grande maioria não pratica o básico do comercio tradicional, que é simplesmente, medir e verificar os graus de satisfação ou insatisfação desses clientes durante o processo.

Executar esses procedimentos de recolhimento de informações ativas (feedback) oferecem inúmeras vantagens, entre as principais, mostrar aos clientes que a empresa está realmente preocupada em ir além do que oferecer uma simples venda. Outra é proporcionar informações importantes que exemplificaram o que pode estar impedindo novas vendas baseadas em experiência reais. E por fim, estreitar os laços de relacionamento com os clientes, transformado-los em verdadeiros soldados da sua marca.

Abaixo relaciono algumas estratégias que devem e podem ser seguidas sem grandes custos para uma loja virtual de qualquer porte:

• Enviar um formulário básico com questões de escala de pontos sobre os principais processos (experiência da compra, opções de entrega e pagamento, prazos de entregas, preços);

• Apresentar uma caixa de sugestão visível em toda loja para que seja simples e rápido o processo de interação;

• Oferecer descontos especiais para clientes que encontrarem problemas e se preocuparem em reportá-los;

• Acompanhar as principais redes sociais sobre o que falam da sua loja virtual;

A cada barreira que for detectada e eliminada através dos feedbacks, será um degrau a menos na escada para conversão de uma venda digital. Os clientes devem sentir-se estimulados a enviar sugestões, porém mais importantes ainda é retorno sobre esses feedbacks, uma vez executado a coleta de dados devemos mostrar para as origens os resultados que serão obtidos e quais os próximos passos.